90.1
Excelente
Excelente
Galp - Eletricidade e/ou Gás Natural

Galp - Juros de mora indevidamente cobrados e departamento de facturação com problemas de interpretação da nota de crédito

José Azevedo apresentou a reclamação
7 de agosto 2022
Após quase um ano de cobrança indevida de valores de consumo de electricidade por débito directo desde o início do contrato, por não me permitirem comunicar a contagem real, o problema ficou finalmente resolvido em Fevereiro deste ano, quando lançaram uma nota de crédito com os valores indevidamente cobrados.

Nessa nota de crédito, contudo, vêm explicitamente cobrados 4 euros (2+2 euros) de juros de mora por atraso no pagamento de 2 facturas.

FAÇO NOTAR QUE TENHO PRACTICAMENTE DESDE O INÍCIO DO CONTRATO O DÉBITO DIRECTO ACTIVADO.

Estes juros de mora dizem respeito às seguintes facturas:
1. FT 119012871 com data limite de pagamento a 6 de Janeiro e débito directo EFECTUADO a 6 de Janeiro (dentro do prazo!)
2. FT 119451349 com pagamento até 7 de fevereiro, e após aviso de corte e consequente telefonema para os vossos serviços, paga por ref multibanco a 8 de Fevereiro. Isto, apesar de em telefonema de dia 28 de Janeiro me ter sido dito acerca do aviso de corte que não precisava de me preocupar.

VOLTO A LEMBRAR QUE TENHO TIDO SEMPRE O DÉBITO DIRECTO ACTIVADO.

Após a recepção da dita nota de crédito, onde, entre os valores creditados, vêm facturados os juros de mora, liguei para os vossos serviços pedindo a devolução do valor dos juros de mora indevidos, tendo recebido a 5 de Maio e a 22 de Julho em resposta por (2) SMS a seguinte explicação inacreditável:
"05/05 16:15
Caro cliente, informamos que na nota de crédito n.o NC 0005/501308861 emitida a 12/02/2022 foram devolvidos os valores de 2€ de juros de mora cobrados nas faturas noFT 0001/119451349 emitida a 16/01/2022 e no FT 0001/119012871 emitida a 16/12/2021."

...quando basta saber ler para entender que não é isso que se passa naquele documento, que anexo a esta exposição para vossa análise.

E para acrescentar ao clima surrealista, num SMS enviado entre os outros 2, é-me dito:
"23/06 14:02
Caro cliente, informamos que os juros de mora é um encargo cobrado por cada fatura regularizada fora da data limite de pagamento, logo nao podem estar a crédito, mesmo numa nota de crédito, sendo que regularizou 2 faturas fora da sua data limite."

ou seja, correctamente contradizendo os outros 2 SMS, mas sem dar importância ao facto de O DÉBITO DIRECTO SE ENCONTRAR ACTIVO DURANTE TODO O PROCESSO.

Estou HÁ UM ANO! em telefonemas constantes para o vosso departamento de apoio ao cliente, que parece ser completamente estanque, relativamente limitado nas acções (resumindo-se ao "vou deixar aqui escrito", apesar de muito esforçados), e nunca me deixando falar com superiores. Tenho todos os telefonemas registados, duração da chamada, com tudo o que me foi transmitido, processo construído porque comecei ao fim de 6 meses a duvidar que a GALP seja pessoa de bem: Os quase 300 euros que me cobraram indevidamente não acresceram de juros de mora com a devolução dos valores ao fim de quase um ano, nem me foram pagos os valores dos telefonemas que gastei, nem o meu valor hora, que não é barato, nem as despesas de medicação que podia estar a tomar para os nervos, mas apressam-se a cobrar ao cliente um atraso inexistente, consequência de algum erro interno vosso.

Terei todo o gosto em explicar-vos a vossa própria Nota de Crédito, caso o departamento de facturação persista na perspectiva de que me estão a dar dinheiro quando fazem um débito na minha conta bancária, a que têm acesso livre.

Agradeço a compreensão para a falta de paciência, e a resolução urgente deste tema.
Data de ocorrência: 7 de agosto 2022
Galp
8 de agosto 2022
Caro Cliente,

Recebemos e agradecemos o seu contacto, referente à reclamação apresentada no Portal da Queixa nº 78761622, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Serviço a Clientes, Galp
Galp
11 de agosto 2022
Caro Cliente,

Informamos que por contacto telefónico foram prestados os devidos esclarecimentos.

• Telefone: 800 200 200 (dias úteis das 9h às 21h)

Serviço a Clientes, Galp
18 de agosto 2022
Finalmente, ao fim de 1 ano, a Galp pagou-me a totalidade da sua dívida.

Apesar disso, não me pagou juros de mora pelo tempo que demorou, ou outras compensações previstas em contrato por incumprimento dos prazos de resposta (vários incumprimentos). Não se pode ter tudo, e eu não tenho um departamento jurídico nem paciência para mais, por isso agradeço às pessoas envolvidas na resolução possível desta reclamação.
José Azevedo avaliou a marca
18 de agosto 2022

A partir do momento em que fiz a reclamação no Portal da Queixa, comportamento irrepreensível. Durante o último ano, antes da reclamação, serviço de apoio ao cliente deplorável.