90.4
Galp - Eletricidade e/ou Gás Natural

Galp On - Quebra das condições contratuais

Nuno Guerreiro apresentou a reclamação
6 de setembro 2016

Em janeiro de 2015 tornei-me cliente GALP ON, tendo aderindo ao Plano Energia 3 50%+50%. Passado um ano, contactei a GALP ON manifestando interesse na renovação do contrato. Foi-me garantido que a renovação iria ser processada, contudo, em maio de 2016 constatei que nada tinha sido feito. Nesse mês voltei a contactar a GALP ON, tendo falado com o departamento de contratação, que me assegurou que a renovação contava a partir desse dia. Até à data nada foi feito e a GALP recusa-se a dar-me o contrato solicitado atempadamente.

Data de ocorrência: 6 de setembro 2016
Galp
19 de setembro 2016
Estimado Cliente,

Recebemos e agradecemos o seu contacto, referente à reclamação apresentada no Portal da Queixa nº 5622116, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que por e-mail, foram prestados os devidos esclarecimentos.

Encontramo-nos disponíveis para qualquer questão ou esclarecimento adicional que necessite, por e-mail para galpon@galpenergia.com ou para a Linha de Atendimento Comercial pelo nº 808 50 30 30 (dias úteis das 9h às 21h).

Os nossos cumprimentos,

Galp On
Tel. 808 50 30 30 (dias úteis das 9h às 21h)
21 de setembro 2016
Boa tarde

Relativamente ao referido email, confirmo a sua receção no dia 19-09-2016.

A resposta a este email foi dada no próprio dia e a qual transcrevo de seguida. Como se poderá constatar pelo email da GALP ON, os esclarecimentos prestados não vieram acrescentar nada ao processo, pois esta empresa recusa-se a aceitar o facto que é o cliente que está correto.

De seguida apresento a minha resposta ao email da GALP ON. Em anexo segue cópia do meu email.

"Boa noite,

Apesar de já ter explicado a situação por diversas vezes, volto a descrever a mesma.

Como o meu contrato terminava a 21-01-2016 e tendo em conta que em dezembro de 2015 existia uma nova campanha do Plano Energia 3 dual (50% + 50%) (esta campanha prolongou-se para janeiro de 2016), liguei para a GALP ON durante os meses de Dezembro de 2015 e Janeiro de 2016 para solicitar que o meu contrato fosse renovado por mais 12 meses, aproveitando a referida campanha. Em ambas as chamadas que efetuei (ficaram gravadas nos vossos servidores), foi-me sempre assegurado que a renovação do contrato seria automática e que devia ficar descansado.

No entanto, para meu espanto, verifiquei na fatura n.º SE630042004, emitida em 11-04-2016, que a partir de 10-05-2016 iria deixar de usufruir deste plano, passando a ter o Plano Energia 3 Dual (40% + 40%).

No dia 06-05-2016 liguei novamente para a GALP ON no sentido de esclarecer esta situação. Inicialmente fui atendido por um comercial que não conseguiu resolver a situação e transferiu-me para o departamento de contratação, onde falei com o Sr. Jorge Gaspar. De acordo com este, através de consulta às chamadas gravadas nos meses de Dezembro de 2015 e Janeiro de 2016, foi fácil comprovar que eu tinha solicitado em tempo útil a renovação do meu contrato, de forma a usufruir por mais 12 meses do Plano Energia 3 dual (50% + 50%). Assim, o Sr. Jorge Gaspar fez a renovação do contrato e, de acordo com o mesmo, a partir desta data iria iniciar um novo contrato de 12 meses do Plano Energia 3 dual (50% + 50%). Questionei ainda se iria receber um novo contrato, contudo, foi-me dito que não, pois aquilo que o Sr. Jorge Gaspar fez foi uma simples renovação, tendo mantido todas as condições do anterior contrato.

Desta forma, não consigo compreender o porque da GALP On continuar a insistir em não dar-me do contrato pretendido, isto é, o Plano Energia 3 dual (50% + 50%). Se o Jorge Gaspar recorreu às chamadas gravadas para comprovar que eu tinha ligado em Dezembro de 2015 e Janeiro de 2016, porque é que ainda não acederam à gravação da chamada de 06-05-2016, de forma a comprovarem que aquilo que estou a referir é verdade?

Sei que fiz todos os pedidos em tempo útil e de forma a que o meu contrato fosse renovado atempadamente e sei que tenho razão, pois tudo aquilo que conto é verdade.

Assim, volto a solicitar que me seja atribuido um contrato de 12 meses com o Plano Energia 3 dual (50% + 50%) e que me sejam devolvidos todos os valores que paguei a mais.

Por último, desconheço as vantagens do Plano Energia 3 dual (40% + 40%), pois apesar de me associarem a este plano desde maio do corrente ano, ainda não recebi qualquer contrato.

Cumprimentos

Nuno Guerreiro"
Esta resposta tem um anexo privado
Galp
7 de outubro 2016
Estimado Cliente,

Recebemos e agradecemos o seu contacto, referente à reclamação apresentada no Portal da Queixa nº 5627516, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Esclarecemos que por e-mail, foram prestados os devidos esclarecimentos ao Reclamante.

Como sempre, a Galp Power encontra-se disponível para prestar qualquer esclarecimento adicional que considere necessário, por e-mail para galpon@galpenergia.com ou através da nossa linha comercial pelo nº 808503030.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Canal Escrito Gás & Power
Segmento Particulares
12 de outubro 2016
Boa tarde

Relativamente ao referido email, confirmo a sua receção no dia 07-10-2016.

"Boa tarde,

Acho inadmissível a GALP ON continuar a dar a mesma resposta.

Exijo saber se na análise que a GALP ON faz à minha às minhas esposições está a ser considerada a chamada telefónica do dia 06-05-2016, onde o Sr. Jorge Gaspar do Departamento de Contratação me garantiu que teria, a partir desse dia, mais 12 meses do Plano Energia 3 (FE+DE) - 50%.

Em caso de resposta negativa, exijo saber o porque de não considerarem a referida chamada e, exijo ainda, que a mesma passe a integrar a análise do meu caso.

Saliento ainda que, apesar da GALP ON referir que o Plano Plano Energia 3 Dual (FE+DE) - 40% possui condições mais vantajosas, até à data não recebi qualquer contrato, pelo que não posso constatar as referidas vantagens.

Assim, ficarei a aguar uma resposta da V/ parte.

Nuno Guerreiro"
Esta resposta tem um anexo privado