Como poupar luz em casa todos os dias

Saiba como poupar luz no dia-a-dia e como reduzir a sua fatura ao final do mês com as nossas dicas práticas.


Todas as dicas sobre como poupar luz em casa são sempre bem-vindas. Confira estas nossas 5 dicas úteis que passam por ajustes nos seus eletrodomésticos, planeamento do dia-a-dia e tipo de contrato de eletricidade. 


Como poupar luz em apenas 5 passos

1. Atenção às borrachas e temperatura do frigorífico

O frigorífico é um dos eletrodomésticos que mais energia consome nas nossas casas (com ou sem congelador). Por isso, antes de mais, é necessário que no momento de compra opte por um frigorífico de classe energética A

Depois da escolha do frigorífico certo, pode continuar a poupar luz com a sua manutenção e utilização. Para isso, basta estar atento a 2 fatores: a temperatura do interior e o estado das borrachas das portas.  

Quanto maior a diferença entre a temperatura exterior e a temperatura do interior do frigorífico, maior é o gasto energético. Uma temperatura a rondar os 4 ou 5ºC é mais do que suficiente para manter os alimentos em bom estado de conservação e equilibrar o consumo de energia.  

Já as borrachas das portas do frigorífico podem-se ir deteriorando com o tempo, deixando de isolar tão bem o interior do frigorífico. Nestas situações, deve substituí-las de forma a diminuir o desperdício de energia e a troca de temperatura entre o interior e o exterior do frigorífico.  

Por fim, relembramos apenas mais uma regra de ouro em relação à utilização do frigorífico: quanto mais tempo as portas estiverem abertas, maior o dispêndio de energia.


2# Utilize a capacidade máxima das suas máquinas

As máquinas de secar e de lavar loiça e roupa pertencem ao conjunto de eletrodomésticos que mais energia consomem. Aqui, o melhor é mesmo planear muito bem cada lavagem ou secagem, de forma a tirar melhor partido de cada ciclo com o menor consumo energético possível. 

Evite lavar cargas de loiça ou de roupa pequenas (a não ser que seja mesmo preciso, como é o caso de tecidos delicados). Aproveite as cargas na sua totalidade, dê preferência a ciclos de secagem ou lavagem mais curtos e de água fria. 

Se chegou a hora de fazer um upgrade às máquinas que tem em casa, saiba que muitos destes eletrodomésticos mais recentes no mercado já têm um modo ECO que poderá experimentar de forma a reduzir o consumo energético. No modo ECO as máquinas demoram mais tempo a terminar um ciclo de lavagem ou secagem, mas fazem-no de forma eficiente, quer em termos de qualidade, quer em termos energéticos. 


3# Tire partido das tarifas bi-horária

Quer saber como poupar luz de uma forma geral? Então aprenda a tirar melhor partido dos períodos horários de tarifas de eletricidade

Para poupar luz, deve fazer uma correta adequação do seu estilo de vida a estas tarifas, tendo em atenção os horários em que a eletricidade é mais barata. Regra geral, numa tarifa bi-horária, a eletricidade é mais cara durante o dia e mais barata durante o período noturno e fins de semana.  

Damos-lhe um exemplo prático. Imagine que é Cliente Galp e tem a tarifa bi-horária em ciclo semanal. Neste cenário, sabe que toda a eletricidade que consumir ao Domingo é muito mais barata do que aquele que consumir das 7 às 24h num dia da semana. Da mesma forma, também sabe que a eletricidade durante a semana é mais barata entre as 0h e as 7h da manhã. 

Sendo assim, deve programar os eletrodomésticos de maior dispêndio energético para atuar nos horários onde a luz é mais barata. No caso da máquina de lavar, pode, por exemplo, programar a lavagem ainda na noite anterior para acontecer entre as 5h e às 7h onde a luz é mais barata. 

Se passar mais tempo em casa ao fim de semana, pode aquecer ou arrefecer o ambiente com uma tarifa de luz mais barata. Na tarifa bi-horária de ciclo semanal a eletricidade é mais barata ao fim de semana. Conheça ao detalhe os horários desta tarifa da Galp. Aqui encontra tudo o que precisa de saber sobre tarifas de eletricidade. Confira.




4# Ajuste a potência contratada à sua realidade de consumo  

Se o seu agregado familiar é reduzido (até duas pessoas), se usa poucos eletrodomésticos ou se passa pouco tempo em casa, talvez não precise de uma potência de eletricidade tão forte. Esta potência chama-se potência contratada e quanto mais elevada for, maior é o preço da eletricidade. 

Havendo a possibilidade de descer esta potência estará a poupar na fatura da luz todos os meses. Para saber se é aconselhável ou não descer a potência contratada na sua casa, consulte o seu fornecedor de energia ou faça uma simulação


5# Aplique as regras de ouro  

A estas dicas de como poupar luz, juntam-se as regras de ouro que são repetidas uma e outra vez, porque realmente fazem a diferença. São elas: 

  • Adquirir aparelhos energéticos de classe A;
  • Aproveitar a luz natural ao máximo;
  • Melhorar e aproveitar a ventilação natural ao máximo;
  • Reforçar o isolamento da casa. 

A energia certa leva à poupança desejada 

É no poupar e na escolha da energia certa que está o ganho. Descubra como poupar luz através das vantagens dos planos de eletricidade da Galp, que incluem também descontos em combustíveis, supermercados, energia solar e muito mais.


Artigo adaptado do site casa.galp.pt. Consulte o artigo original.


Quer conhecer mais dicas para a sua casa? Visite o nosso blog Casa.

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Galp.