14.7
Gamobar Sociedade de Representações S.A.
  • 226196900

Jorge Manuel da Silva Galhardo
Jorge Galhardo apresentou a reclamação
1 de abril 2015

Exmos Srs.

Eu, Jorge Manuel da Silva Galhardo, cliente Peugeot e desde à vários anos, no V/ concessionário Gamobar, detentor de já várias viaturas da marca, venho por este meio transmitir a minha insatisfação e reclamação pelos últimos acontecimentos ocorridos com a actual viatura.

A mesma foi adquirida em Novembro de 2011 (embora a pedido da Gamobar tenha sido matriculada em Setembro).

Durante os meses seguintes, ia reportando à Gamobar algumas situações que ocorriam sem grandes explicações.
- Acontecia e vai acontecendo de vez quando que a chave/fecho central da viatura não actua, não abre nem fecha as portas, foi vista por diversas vezes a pilha assim como feito um diagnóstico na Gamobar, mas sem resultados visiveis.
- Outra situação é a do ESP, situação idêntica à anterior.
- Até que chegamos a 2014/2015

Quero antes do mais referir que todo e qualquer serviço efectuado na minha viatura foi sempre intervencionada na Gamobar conforme poderão, atravês do V/ sistema confirmar.

No início de Dezembro 2014 começou então a ocorrer os primeiros grandes problemas mais sérios, desagradáveis e honorosos para mim.

1º - Factura / Documento 11106288 (Gamobar) – 05/12/2014
De manhã quando me preparava para ir trabalhar, ocorreu a seguinte situação:
- Ao colocar o carro a trabalhar e após iniciar a marcha reparei que algo se passava com a Direcção pois era perceptível através do manuseamento do volante e que foi acompanhada logo de seguida pelo acendimento das luzes indicadoras.

Tudo funcionava bem (acho eu), com a excepção do atrás referido.
Liguei à Gamobar e disseram para enviar a viatura para lá.
Pedi a Assistência em viagem à minha companhia de seguros para levarem o carro.
Após terem feito o diagnóstico ligaram-me a dizer que tinha fundido um fusível e a bateria teria de ser nova !!!!
Após 3 anos, e tenho uma avaria destas ???
Bateria só dura 3 anos e ainda por cima, causa o problema atrás referido ???
Qual a razão do fusível, da bateria, tudo o restante trabalhava e fico sem direcção assistida ???
Pedi explicações e a resposta foi essa mesma: a bateria teria de ser nova pois a antiga tinha originado o tal problema !!!
Facto consumado, paguei – 151.08€

2º - Factura / Documento 11106377 (Gamobar) – 19/12/2014
Feita a revisão – 62128 Kms
De referir que até as escovas do limpa-vidros foram mudadas na Gamobar.
Informaram que tudo se encontrava em ordem, questionei uma vez mais o ir acontecendo esporadicamente o fechar e abrir das portas com o comando, mas na máquina continua a não dar qualquer erro.

3º - Factura / Documento 11106917 (Gamobar) – 06/03/2015
Embora a factura tenha a data de 06 Março de 2015, o problema, começou no dia 13 de Fevereiro de 2015, com um telefonema efectuado para a Gamobar (atendeu a Engª. Anabela) que me aconselhou a passar no dia seguinte (sábado) na oficina, isto porque a situação ocorreu já depois das 19h.
1º facto – estava eu a fazer um percurso normal, sem grande transito nem filas e a luz da temperatura ficou acesa.
Olhei para o manómetro de temperatura e indicava pouco menos de 90 graus (situação estranha). Parei o carro, abri o capôt e fui ver o depósito da água, tendo inclusivé espreitado por baixo do carro para ver se pingava alguma água. Tudo normal.
Fiz então o tal telefonema para a Gamobar a relatar o que estava a acontecer.
No dia seguinte (14 Fevereiro 2015), apresentei-me nas instalações para me tentarem ver o que se passava.
Acharam estranho, verificaram tudo (niveis, fugas, etc.), meteram o carro à máquina e dizia que estava tudo em ordem, e que poderia ser algum sensor!!!
Ficou combinado que andasse sem problemas durante o fim de semana, salvo se acontecesse algo em contrário.
Para surpresa minha, a partir da tarde de domingo a luz deixou de acender.!!!!
2ª feira, dia 16, tudo correu normalmente.
- 3ª feira (17 de fevereiro 2015), cerca das 17h 30m, começou o descalabro.
Passava muito proximo das instalações da Gamobar e acendeu-se a “arvore de Natal” do carro.
Todo o painel e computador de bordo, acendia e dava vários erros.
O que de imediato me chamou a atenção foi o que dizia, qualquer coisa como: “STOP avaria no sistema de travagem - ABS”.
Dirigi-me de imediato à Gamobar, onde embora os funcionários estivessem de saída (dia de carnaval), foram simpáticos e atenciosos e tentaram ver logo o que se passava.
Ligaram o carro à máquina para ver os erros que dava.
Na opinião deles, poderia ser uma válvula, que estava a ocasionar todos as anomalias, mas só deixando lá o carro é que poderiam ver.
Agradeci, e ficou combinado passar no dia seguinte (18 de fevereiro), para eventualmente ser substituida a tal válvula.
Durante o tempo em que lá estive e quando me preparava para sair, mais anómalias se passaram.
Ao fazer a manobra para sair, fiquei novamente sem direcção assistida durante breves instantes (chamei-os para verem), várias luzes começaram a acender.
Foi reforçada a ida no dia seguinte logo pela manhã às instalações da Gamobar para verem o problema.
Dia 18 de fevereiro 2015, pela manhã – dirigi-me à Gamobar.
Perguntaram se queria esperar, cerca de 1 h, ao qual concordei.
Carro novamente na máquina, feita a substituição da tal válvula (?), novamente na máquina e teste na estrada.
Os problemas pelo que me apercebi, sucediam-se uns atrás dos outros.
Temperatura, ABS, ESP, travaão de mão, direcção assistida e mais alguns que não me lembro, mas que julgo constarão na folha de serviço da Gamobar.
Foi-me proposto deixar a viatura para verem com atenção e cuidado o que se passava.
Reforçei algumas vezes e na presença da Engª. Anabela, se esta situação não seria um continuar do problema acorrido anteriormente e que não me conseguiram explicar.
Nesta mesma altura, até me perguntaram se eu tinha mudado a bateria???
Resposta: “sim, dei ordem para a mudar, mas foram vocês aqui na GAMOBAR que o fizeram” – sou um leigo, mas tirei mais algumas conclusões.
Na minha opinião, manifestada à Engª Anabela, estas situações todas (já referidas desde o início), já se arrastam desde a entrega da viatura (chaves, ESP, etc.) e mais recentemente quando veio o problema da direcção assistida.
Mais uma vez reforçei, embora soubessem, que tudo neste meu carro é, e, foi feito sempre na Gamobar. Sou cliente Peugeot / Gamobar, à diversos anos.
Ficou acordado deixar o carro e só após muita insistência, me foi fornecido uma viatura de cortesia, com alguma indelicadeza.
No dia seguinte, 19 de fevereiro, recebi uma chamada da Gamobar, para passar por lá para podermos falar da avaria.
Reuni com a Engª. Anabela e pedi para também estar presente o responsavel hierarquico, Eng.º Luis Ribeiro.
Foi-me transmitido que se tratava de uma avaria grande e que iriam pedir o apoio à Peugeot Portugal, mas da minha parte teria cerca de 700€ para pagar.
Insisti na avaria e no trabalho que foi feito aquando da direcção assistida (sem resposta), e segundo o Eng. Luis Ribeiro tudo isto tinha a ver com uma entrada de água pelo motor do limpa vidros???, E que todo o material tinha o seu tempo de vida!!!
(julgo que a Peugeot Portugal terá acesso a todo o processo).
Todas as explicações não me deixaram minimamente convencido, nem algumas das perguntas feitas por mim foram respondidas com argumentação.
Como expliquei, à Gamobar, eu preciso do carro para trabalhar e para o dia a dia, e como tal dei ordem de reparação, mostrando o meu desagrado pela situação.
Não gostaria de me alongar muito mais neste assunto, na certeza porém que muita coisa ficou por explicar, e não consigo compreender como é que um carro com 3 anos, sempre, mas sempre, assistido na Peugeot, sem qualquer interferência minha, a não ser o PAGAR, tenha estes problemas.
Gostaria de acrescentar que tanto o Sr. Júlio Alves, bem como o Sr. Nuno Pereira, estão minimamente ao corrente de grande parte daquilo que expresso, assim como o meu descontentamento relativamente à Gamobar / Peugeot.

Não tendo sido claramente imputado á minha pessoa como sendo a causa directa desta avaria por uso inadequado da viatura, não cumprimento dos planos de manutenção da Marca ou suas recomendações, etc… venho solicitar junto de V.Exas, uma avaliação isenta e plausível de toda esta situação, pois coloco muitas, e sérias, reservas sobre a responsabilidade que me é atribuída (pela Gamobar) neste processo ao apresentar uma factura de 613,33 € !!!! que é resultado, segundo eles, da repartição efectuada entre as três entidades – Peugeot Portugal / Gamobar / Cliente.

Data de ocorrência: 1 de abril 2015