15.3
  • Avenida de António José de Almeida 8
  • atendimento@gascan.pt

Gascan - Fuga de gás imediatamente após inspecção/verificação de instalação

margarida agostinho
margarida agostinho apresentou a reclamação
1 de abril 2019
Pedi à GASCAN (loja de Setúbal) uma inspecção de gás ao meu apartamento. Foi-me dito que essa inspecção seria acompanhada de uma verificação das instalações. No dia seguinte (26 de Janeiro p.p.) à realização destas operações (ambas aprovadas - ITG Instituto tecnológico do Gás > Certificado Definitivo 1488/2019 e GASCAN > Relatório da OS 0069837) foi detectada uma fuga de gás nas ligações (já verificadas e dadas como conformes e portanto certificadas na véspera) do meu contador, fuga esta que motivou a intervenção do Piquete de Urgência da GASCAN, o qual emitiu a Folha de Serviço nº 42618. Fiz uma exposição à GASCAN (sede) acompanhada de toda a documentação, incluindo o Relatório de Incidente (reportando uma borracha trilhada na inspecção/verificação da instalação) e, passados que estão 2 meses não obtive qualquer resposta com uma explicação sobre o que sucedeu e com as medidas correctivas e/ou novos procedimentos que obstem a futuras ocorrências similares (no meu prédio e/ou noutros). Tenho em poder dois comprovativos de conformidade (inspecção e verificação da instalação) que em nada me tranquilizam face ao exposto. Poderei assim pensar e antever que daqui a cinco anos aquando do meu pedido, no cumprimento de obrigação legal de nova inspecção, e no caso de nada de muito grave tenha entretanto ocorrido, estarei activamente a colocarem risco a segurança de pessoas e instalações e, masoquisticamente, ainda a ter de pagar para tal.

Cliente GASCAN nº C13699801
Data de ocorrência: 1 de abril 2019