45.7
Gasfomento-Sistemas e Instalações de Gás, SA

Gasfomento - Reconversão para o gás natural

moisés de santo francisco do rosário jesus
moisés jesus apresentou a reclamação
30 de setembro 2020
A referida empresa fez a reconversão para o gás natural. A informação que me foi transmitida foi que 2 aparelhos que já possuía seriam trasformados, sem custos. Para meu espanto ( e possívelmente de outros condóminos), no dia que fizeram a reconversão, disseram-me que os 2 aparelhos não podiam ser reconvertidos. Se tivessem dito antes, óbviamente não concordaria com a mudança do gás. Sujeito a ficar sem gás tive que adquirir um esquentador novo no próprio dia e também um fogão, que só foi instalado uma semana depois, tendo ficado pois sem poder usar o fogão, com as despesas acrescidas.
Data de ocorrência: 30 de setembro 2020
6 de outubro 2020
Exmo. Sr. Moisés Jesus,

Informamos que recebemos a sua reclamação, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, os incómodos que descreve.

A situação que reportou será devidamente analisada pela nossa equipa, que entrará em contacto com V. Exa com brevidade.

12 de outubro 2020
Exmo Sr. Moisés Jesus,

Assunto: Reclamação#47050120 – Reconversão gás natural.

Em resposta à reclamação de V. Exa, do passado dia 30 de Setembro p.p. que mereceu a nossa melhor atenção, serve o presente para informar o seguinte:

a) A campanha que V. Exa refere, de instalação gratuita de gás natural, com a inclusão da transformação de até dois aparelhos, foi oportunamente divulgada a todos os 73 condóminos do prédio, através do folheto da respectiva distribuidora de gás natural, que expressamente ressalva a necessidade de existir viabilidade técnica;
b) Essa informação foi também devidamente explanada a todos os condóminos presentes na assembleia geral (AG) que deliberaram proceder à operação de mudança de gás propano para gás natural;
c) V. Exa não esteve presente na referida AG;
d) Em conformidade com o deliberado na indicada AG e, de acordo com a acta oportunamente distribuída, a todos os condóminos, a Gasfomento esteve presente no edifício nos dias 24(segunda-feira), 25(terça-feira), 26(Quarta -feira) de Junho de 2019, entre as 18h00 e as 21h30, para verificar as condições de exaustão, assim como a convertibilidade dos equipamentos que seriam incluídos na operação;
e) Uma vez que V. Exa. não esteve presente nas referidas datas e não nos contactou, apesar das duas comunicações deixadas na caixa de correio de V. Exa, para esse efeito, não foi possível iniciar o processo relativo à fração de V. Exa. em 2019.
f) Importa relembrar que também não obtivemos resposta a nenhuma das outras cinco missivas que enviámos a V. Exa no decorrer de 2020.
g) Assim, apenas no dia programado para a mudança de gás, quando a empresa responsável pelo abastecimento de gás propano procedeu ao corte de gás, é que V. Exa deu início ao processo;
h) Por forma a evitarmos maiores constrangimentos, logo que V. Exa nos contactou, realizámos a necessária visita técnica.
i) Após a análise dos equipamentos existentes no apartamento, constatou-se que, os mesmos, dada a sua antiguidade, não dispunham nem de peças de substituição, nem dos sistemas de segurança legalmente obrigatórios, o que inviabilizou a reconversão dos mesmos, em segurança, ao abrigo da indicada campanha.
j) Nos 73 apartamentos do prédio foi a única situação em que não foi possível proceder à reconversão no âmbito da campanha.

Face ao exposto, embora lamentando os incómodos descritos por V. Exa, a Gasfomento reitera a posição tomada e anteriormente comunicada, não existe responsabilidade ou falha no processo de reconversão ou na atuação da empresa.
Mais informamos que a Gasfomento se encontra ao dispor de V .Exa para os esclarecimentos que tenha por necessários, assim como, para toda a colaboração futura que entenda útil.
Sem outro assunto, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.