3.9
1 Zaask 85.4
2 Habitissimo 71.8
3 Fixando 55.3
Gatewit Compras Públicas3.9

Gatewit Compras Públicas - Cobrança excessiva e indevida de serviços / Prestação de maus serviços

António Madeira
António Madeira apresentou a reclamação
15 de julho 2017

Sendo a nossa empresa utilizadora regular das plataformas digitais de contratação Pública (pois a isso é obrigada para conseguir concorrer às solicitações de muitos de nossos clientes) vimos por este meio dar a conhecer a forma que consideramos vergonhosa como a Gatewit trata os seus clientes,

A pedido de um nosso cliente que em finais de 2016 nos pretendia enviar um convite formal fomos forçados a tentar aderir de novo à plataforma Compraspublicas onde há alguns anos atrás tinhamos tido algumas participações em concursos.

O nosso espanto começou logo após a informação recebida em contacto telefónico de que teriamos que reactivar a plataforma pois devido à inactividade, o nosso login e tudo o mais que tinhamos tido na plataforma, estava obsoleto, impossível de utilizar.

Pedimos de imediato que reactivassem a plataforma.

Espanto 1: O senhor que tão gentilmente nos atendeu informou que tal serviço teria de ser feito recorrendo ao Helpdesk e que tal nos custaria/seria debitado de um pack de horas.
Relembro que apenas pretendiamos activar a plataforma e que nos estavam a informar que iriam cobrar por um serviço de ajuda a activar o cliente na plataforma (para todos os efeitos nem seriamos clientes deles pois tivemos de seguir de novo todo o processo de registo, com envio de formulários e tudo o mais necessário para validar a nossa empresa nessa plataforma.

Espanto 2: Enviaram-nos duas ou três vezes emails (segundo eles), com login de acesso para pudermos configurar o nosso acesso. Soubemos isso, depois de ligarmos de novo para eles a questionarmos onde estariam os dados de login/autenticação para pudermos passar para o passo seguinte do processo. Claro está que o senhor que de novo simpáticamente nos atendeu, informou que isso era um serviço pago e que teria de ser tratado com o Helpdesk qualificado.
Relembro mais uma vez que não conseguindo aceder, não tendo dados de login, não estando finalizado o processo de cliente, como poderiamos estar apagar por um serviço que deveria ser da parte deles gratuito, para nos poderem chamar de clientes.

Como a urgência era grande da nossa parte e do nosso cliente autárquico, até fechámos os olhos ao valor, pensando na necessidade que nos urgia no momento.

Finalmente lá chegou o email e foram trocados os emails necessários para termos acesso à plataforma.

Espanto 3: Após acedermos à plataforma, verificámos que não conseguiamos aceder a alguns serviços por causa de termos o certificado inválido, pois o que tinhamos já tinha alguns anos.
Ficámos à mercê de mais uma intervenção de Helpdesk que não conseguiu resolver o assunto que ainda hoje está nesses moldes. Serviço mal prestado, ineficaz que não serviu para nada.

Para além disso soubemos também com enorme tristeza (e futuros gastos adicionais a perspectivarem-se num futuro próximo) que os selos temporais que servem para pagar em todas as outras plataformas, os serviços que realmente utilizamos, não poderiam ser usados nesta fantástica plataforma.

Felizmente passados alguns dias e muitas horas de frustração nossas, o nosso cliente comunicou-nos que felizmente iria mudar para uma outra plataforma digital e que nos endereçaria o convite, como aconteceu posteriormente.

Pensámos que tudo ficaria por aí e que esta saga terminaria finalmente. Engano rotundo nosso! Apenas começara e o calibre da empresa que gere esta plataforma mostrou-se finalmente.

De um momento para o outro, começámos a receber emails informando-nos que estávamos em divida para com eles de créditos e horas.

Créditos e Horas????

Questionámos porque tinhamos de pagar por um serviço que não foi concluido por parte deles e porque tendo-nos cobrado 30 minutos de um pack de horas por serviço de Helpdesk porque também nos descontaram uns supostos 19 créditos alegando que foram usados como suporte Helpdesk.

Pelo menos foi o que nos enviaram num anexo impresso numa comum folha A4 e numa carta registada, ameaçando-nos com processo Judicial e coagindo-nos a pagar 384 Eur + IVA por um pack de 30 Créditos e 84 Eur + IVA por pack de 1 horas (onde supostamente gastámos 30 minutos de apoio que relembro não foi eficaz e não nos resolveu o problema)

Não utilizando a plataforma, não sabendo como gastámos tantos créditos, até porque nos acessos que fizemos para tentarmos resolver os problemas na plataforma com o nosso login e alguns a pedido do Helpdesk, nunca recebemos qualquer alerta a informar que estávamos a gastar créditos ou horas.

Questões finais e pertinentes:

Quem regula estas entidades que vivem de uma pseudo-forma de coação e extorsão das empresas que precisam para sua sobrevivência de aceder aos contratos Publicos? O IMPIC? Para lá seguirá também a nossa reclamação mas nem eles infelizmente tiveram a força suficiente para encerrar esta ilegalidade de cobranças indevidas.

Como se pode pagar por um serviço que não corretamente realizado, que nem foi dado como concluido por nossa parte e por um processo que ficou a meio pois nem enviámos os documentos finais necessários para autorizar o processo de cliente? Somos cliente deles ou não?

Porque não nos foi informado na altura do acesso que estávamos a gastar créditos e porque vem tudo catalogado com Helpdesk. Até mesmo 3 créditos que supostamente gastámos em 2015 e que megeramente, como se fossem agiotas nos vem reclamar (também eles com o cognome de Helpdesk???)
Então sempre usámos serviços de Helpdesk? Até no acesso à plataforma? Eu explico no pouco que percebo, por ser apenas um simples Engenheiro e não um Professor. É que se tivesse outra designação como por exemplo, crédito por acesso à plataforma, o pack de créditos poderia o risco de cair na categoria de pack de 50 créditos Basic que custa apenas 175 Eur + IVA, o que lesaria esta éticamente correta empresa em alguns euros.

Porque motivo continuamos a gastar créditos se eles estavam em negativo sem termos um alerta que nos permitisse aceitar ou não continuar a usar o serviço, como acontece em todas as outras plataformas normais?
Porque forneceram serviços a troco de créditos se o cliente já estava a negativo e não o direcionaram para a loja para regularizar o seu saldo? Porque não existe um local onde se possa consultar e imprimir com total consistência o nosso extrato de consumos, sendo que eles próprios informam que não existe mecanismo para tal, embora eles tenham internamente modo de o controlar.

Ora, senhores, não insultem a inteligência dos vossos "quase" clientes! Se o vendedor é o unico que tem acesso ao que vendeu ao cliente, não podendo ele consultar com toda a fiabilidade onde e no quê consumiu o que consumiu... não preciso de dizer mais nada... pois tudo passa pelo lado onde está "a faca e o queijo".

Mesmo que não nos devolvam o valor envolvido que iremos pagar ainda hoje, 15-07-2017,
por aconselhamento do nosso advogado para que não exista forma de nos prejudicarem de alguma forma caricata, a nossa imaculada imagem de empresa éticamente correta para com os seus clientes há mais de 15 anos de existência e acima de tudo, cumpridora de todas as suas obrigações legais e fiscais
deixamos esta reclamação para alertar outras empresas que vivem a mesma angústia.

Que ela sirva de motor à mudança e criação de legislação que possa regular de forma mais eficaz a actividade de empresas que deveriam ajudar a nossa economia e as empresas que fazem o nosso País crescer.

Saibam ainda que ao falar o acima em alguns pontos estou segundo os "termos e condições" desta empresa (No caricato termo 5, alinea i, k, l, n, p) a cometer actos que podem ser punidos de alguma forma por eles, sendo que aconselho vivamente a leitura destes termos e condições gerais, que irritariam em alguns pontos, um célebre ditador Português, por ter ele os direitos de autor das condições aposicionadas ao suposto cliente.

Gostariamos que a empresa visada nos respondesse se a isso tiver oportunidade, e nos informasse caso isso seja permitido, como podemos cancelar a nossa inscrição na plataforma, pois temos receio de ao ligarmos para eles, nos serem cobrados créditos ou horas e de ao acedermos à plataforma para ver se lá há essa funcionalidade, de igualmente sermos onerados em mais gastos sem sentido.

Obrigado ao portal das queixas por este serviço e por nos perdoarem alguns "desabafos" mais agrestes mas que simbolizam não só o nosso mas o descontentamento de muitas empresas do nosso ramo.

António J. P. Madeira

Data de ocorrência: 15 de julho 2017