3.9

Gatewit Compras Públicas - O roubo nos concursos públicos

João Ferreira da Silva
João Silva apresentou a reclamação
5 de março 2015

Na minha atividade profissional utilizo frequentemente plataformas públicas de contratação. O aumento da utilização da plataforma Compras Públicas da Gatewit por parte do Estado obriga à inscrição neste plataforma.

A partir daqui tudo é custo e mau serviço. Os preços são exurbitantes e sempre que se opta por versões grátis ou mais baratas não se consegue fazer absolutamente nada. Umas das empresas com quem trabalho pagou perto de 800€ por um pacote bem recheado de mais-valias que não passaram do .pdf enviado.

O prazo de credenciação passou do previsto, o helpdesk (duplamente pago pelo pacote contratado e pela chamada de valor acrescentado) não funcionou e o acesso é confuso, restrito e obriga à contratação de novos serviços onde ainda se paga mais.

Especificando, o problema que tive no acesso foi resolvido por mim após algumas tentativas e experiências. O helpdesk não prestou qualquer tipo de ajuda imediata, fui informado que seria contactado embora não me tivessem dado qualquer prazo.
Posteriormente surgiu um problema com a instalação do certificado. Voltou a suceder o mesmo e a resolução foi, uma vez mais, minha.
Quando finalmente acedi a uma página terrivelmente confusa, não conseguia aceder aos concursos pretendidos (e eram sempre cobrados selos para o fazer). Liguei uma vez mais e a resposta foi a mesma. Ligaram-me perto das 19h, ou seja, já tinha eu desistido de ficar a olhar para o telemóvel e para o pc e já não me encontrava com acesso ao mesmo, uma vez que apenas é possível credenciar um pc e que tudo o resto é pago. Ligaram novamente no dia seguinte a meio da manhã e, uma vez que não me encontrava junto do dito pc solicitei que fosse contactado às 1130h, tendo sido informado que assim seria. Resultado, voltaram a ligar-me fora do horário definido.

Enviei uma reclamação através do site da empresa e nem uma confirmação de envio me foi entregue.

O esquema é de burla; as pessoas pagam e são obrigadas a continuar a pagar sem que ninguém faça nada acerca disto.

Só me leva a crer que alguém teve um enorme interesse em que esta plataforma fosse "escolhida" pelo Estado para o lançamento de concursos públicos que são tudo menos acessíveis a todos, como aliás vem preconizado na lei.

Se compararmos com a antiga plataforma, Vortal, é assombroso. É caso para dizer "Vortal volta que estás perdoada".

Uma Vergonha!

Data de ocorrência: 5 de março 2015
João Ferreira da Silva
João Silva avaliou a marca
24 de janeiro 2017

É um roubo com a apoiado pelo estado. Uma vergonha!

Sempre que vou a qualquer instituição pública que sei que trabalha com a Gatewit tento influenciá-los a deixarem de trabalhar com a mesma. Devíamos fazer todos o mesmo para ver se acabamos com estes * PROIBIDO *. E nessas palestras que eles às vezes dão por todo o país (as GRÁTIS porque senão preparem umas centenas de euros) já fiz barulho uma vez porque cada palavra era uma mentira e era tudo facilidades. Tiveram de me pedir para acabarem. As outras pessoas além de ninguém me apoiar ainda me fizeram sentir o mau da fita. Não percebo. Paguei três mil e tal euros por um pack e mesmo assim estou sempre a ser enganado com artimanhas. Deviam ser presos. Na próxima palestra vão ter de me calar novamente mas devia ser um protesto conjunto, com TV e tudo se fosse preciso.

Já há mais de 4 anos que tentamos com os nossos comentários negativos mudar o negócio desta "empresa" e nada.... não mudam...Uma coisa são as nossas empresas que têm de vender serviços e produtos mas...uma plataforma a querer também vender serviços !? como é possível !?! ainda não perceberam o que têm em mãos ?!?! uma verdadeira mina de ouro !?! ainda não disseram isso ao palhaço do administrador? Está na altura urgente de mudar.

O primeiro passo foi dado para denunciar estes * PROIBIDO *.
Veja aos 32m desta reportagem. * PROIBIDO *://www.rtp.pt/play/p2283/e243610/sexta-as-9
Há que continuar a denunciar na opinião pública.

A Gatewit arranjou agora mais uma forma de sacar dinheiro aos Fornecedores: agora são as velocidades de acesso, chamados SETUPs! grátis, fica lentíssimo... carrega numa tecla e fica meia hora à espera. Se quiser um pouquinho (só um pouquinho) mais rápido tem que pagar, o pack S10 mais barato foi 75 € + IVA. E está previsto outro para breve que tem a ver com o tempo de utilização da plataforma, ao fim de x tempo a plataforma vai desligar e tem que se entrar outra vez. Imaginem um Fornecedor que optou pelo pack gratis, é tão lento, tão lento... (eu já experimentei) que com certeza terá que estar sempre a entrar. Então isto não é prepositado??
Esta semana recebemos um convite. O nosso pack de alertas (notificações) estava com um crédito negativo (-4). Não me dava acesso ao procedimento! para ter acesso tivemos que comprar mais um pacote de alertas. Lá foram mais 324 € + IVA, porque tive que incluir a activação em 48 horas para poder ver as peças do procedimento. A activação grátis leva 2 semanas!! e o nosso dinheiro já está do lado deles. Repito: isto é uma vergonha. A Gatewit não tem qualquer respeito pelo Fornecedor, sabe que está garantido. Por isso é que nos últimos anos aumentaram a facturação e os lucros a olhos vistos. É um bom negócio, de facto.

Finalmente fez-se justiça para os Fornecedores registados nesta plataforma!
Depois de tantas queixas apresentadas, finalmente os Fornecedores foram ouvidos.
Plataforma de compras públicas Gatewit foi suspensa:
* PROIBIDO *://www.jornaldenegocios.pt/empresas/tecnologias/detalhe/plataforma-de-compras-publicas-gatewit-foi-suspensa