Gavis - Sociedade de Representações de Automóveis S.A.
  • Magarenha – Fragosela de Cima
    Apartado 208
    3505-404 Viseu
  • gavis@gavis.pt

Gavis - Vários problemas desde o início com o carro e aos 80000km tenho o turbo avariado

Tiago Maravilha apresentou a reclamação
16 de setembro 2021
1 - Comprei um meu carro, em dezembro de 2016 à JAP em Vila real;
2 - Desde então, apesar da informação fornecida das revisões flexíveis com previsão de 30000 em 30000 km, o carro pediu sempre serviços de 15000 km em 15000km. Todos os serviços foram feitos na JAP e na GAVIS. Quando interrogados, os funcionários deram várias explicações para isto acontecer. "Era muda de óleo e não revisão." "O carro interpreta a qualidade do óleo e pode pedir mais cedo." etc... Ora, com este rigor matemático de o carro pedir os serviços sempre de 15000 em 15000km, achei estranho e questionei novamente aos 60000/62000km quando o carro pediu novamente serviço. Na realização desse serviço na GAVIS, o funcionário que me atende esteve a tentar perceber o que se andaria a passar e chegou à conclusão que em todos os serviços anteriores (15000; 30000 e 45000km), o carro teria sido programado erradamente para 15000km quando deveria ter sido programado para 30000km. Tendo isso em conta, aconselhou fazer a manutenção necessária relacionada com os travões e não fazer qualquer manutenção relacionado com troca de óleo e filtros.
3 - No dia 09/09/2021, a GAVIS diagnosticou que o turbo do meu carro está danificado e a solução é a troca do turbo. O funcionário que me contactou perguntou-me que óleo é que eu metia no carro. E quando eu afirmo que foram sempre concessionários Audi que me fizeram os serviços, percebemos que a última mudança de óleo foi aos 45000km e o carro tem 84000km. O carro nunca me pediu mais serviço nenhum. Fui consultar depois quando é que o carro previa o próximo serviço e previa para os 85000.
Face ao exposto, pergunto:
De quem é a responsabilidade por ter feito 40000km sem troca de óleo, sem o carro me pedir serviço?
De quem é responsabilidade por ter o turbo danificado aos 84000km, seja pelo motivo de falta de troca de óleo ou seja porque motivo for? todas as oficinas acham 84000km muito pouco uso para danificar um turbo.
Que garantia de qualidade é esta que um carro Audi dá que perde um turbo aos 84000km?
Que confiança querem dar as oficinas Audi aos clientes com confusões e erros destes?
Porque é que eu devo acreditar que me venderam um produto de qualidade quando a bateria vinha com defeito, o filtro de partículas obriga-me a fazer uma figura ridícula a andar a 3000 rotações para obrigar a regenerar, o turbo dá problemas aos 84000km!!!!??
Os serviços Audi são mais caros só porque são mais caros, ou porque têm mais qualidade? em quê?
Data de ocorrência: 9 de setembro 2021
Gavis
17 de setembro 2021
Exmo Senhor Tiago Maravilha,

Acusamos a receção da email infra, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

A situação que teve a amabilidade de reportar foi objecto da nossa análise e conclui-se o seguinte:

Do histórico de passagens do seu carro na Sportgavis verificámos que o mesmo entrou nas nossas instalações para troca de óleo com 45350kms em 29/03/2019 pela primeira vez.

Posteriormente, a viatura voltou em 04/06/20 para que fosse feita uma acção de chamada e um serviço de troca de óleo de travões com 62618 kms, conforme preconizado pelo fabricante. Desde então e até ao dia 03/09/2021 nada sabemos da viatura em questão.

Em 03/09/2021 deu novamente entrada, agora com 83962kms. Nesta data apenas foi feita a localização de avarias e troca de pneus. Desta localização de avarias resultou a identificação da necessidade de troca do turbo, serviço para o qual lhe foi fornecido o respetivo orçamento, não tendo o sr. Tiago autorizado essa substituição.

Assim sendo, não reconhece a Gavis qualquer responsabilidade nos danos ora reportados. No email que nos dirigiu indica que sabia, que tinha sido informado pelo comercial que fez a venda, que a viatura que deveria fazer serviços de troca de óleo de 30000 em 30000kms. Ora e vendo apenas os kms do carro, o mesmo deveria ter voltado à oficina aos 75000kms, cumprindo assim as recomendações do fabricante, o que não aconteceu.

Nada mais temos acrescentar.
20 de setembro 2021
"Posteriormente, a viatura voltou em 04/06/20 para que fosse feita uma ação de chamada e um serviço de troca de óleo de travões com 62618 kms, conforme preconizado pelo fabricante. Desde então e até ao dia 03/09/2021 nada sabemos da viatura em questão."
Isto é errado. a ação de chamada foi também para mais um serviço de troca de óleo e afins. Mais uma vez, matematicamente ao fim de (15000km). Em conversa com o seu colega que me recebeu, e após a explicação destes serviços sempre de 15000 em 15000 km, o seu colega chegou à conclusão que em todos os serviços anteriores (15000; 30000 e 45000km), o carro teria sido programado erradamente para 15000km quando deveria ter sido programado para 30000km. Tendo isso em conta, decidiu fazer a manutenção necessária relacionada com os travões e não fazer qualquer manutenção relacionado com troca de óleo e filtros.

A questão aqui é como é que o carro me foi programado para troca de óleo aos 85000km e não aos 75000km!?
A JAP (vendedora e oficina dos primeiros serviços), afirma que os serviços de 15000 em 15000 são porque o carro deteta a qualidade do óleo e pede o serviço mais cedo. Então, é programação ou é o detetar a qualidade do óleo? Seja como for, como é que carro não pede serviço em 40000km?
Gavis
24 de setembro 2021
Exmo Sr. Tiago Maravilha,

No seguimento do novo email que nos enviou, e relativamente ao conteúdo do mesmo, somos a informar:
- a viatura fez a primeira inspeção com troca de óleo do motor em 10/07/2018 com 29396kms.
- em 29/03/2019 com 45350kms fez a mudança nova mudança de óleo do motor e programado o serviço flexível, isto é, até mais 30000kms, ou seja até aos 75000kms.
- como V. Exa refere no email enviado a 10/09/2021, no ponto 2 "...apesar da informação fornecida das revisões flexíveis com previsão 30000 em 30000kms...", logo tinha conhecimento dos kms preconizados pelo fabricante para os serviços de troca de óleo do motor.
- a 03/06/2020 a viatura fez acção de chamada e troca de óleo de travões, que não tem qualquer relação com o motor!
Assim, reiteramos o já informado no email anterior.

Cristina Lemos
26 de setembro 2021
Eu também reitero, tive ação de chamada para mudança de óleo aos 60000km. O seu colega afirmou que foi programação errada e não fez esse serviço. Se estava a ter chamadas de 15 em 15000km, como passo 40000km sem nenhuma ação de chamada? Só posso concluir que foi má programação.
Primeiro recebo avisos de 15 em 15000km. depois a mesma marca diz que afinal estava errado e em 40000km não recebo nenhum aviso.
Independentemente dos argumentos que apresentem, vão ser sempre rotulados com um serviço caro, de má qualidade e irresponsável.
Tiago Maravilha avaliou a marca
12 de dezembro 2021

Não recomendo. a reclamação diz tudo