Marketplaces Internacionais
GearBest Portugal

GearBest - Defeito do produto e péssima assistência técnica

Sónia Alexandra Pereira da Silva
Sónia Silva apresentou a reclamação
17 de julho 2018 (editada a 20 de julho 2018)
Boa noite,
Encomendei um telemóvel Xiaomi 5c pelo site https://www.gearbest.com/ a 29/11/2017.
Por não ter informação sobre o paradeiro do telemóvel, pedi reembolso. O telemóvel acabou por chegar no início de Fevereiro, mas desde o início que não funcionava bem.
Contactei a equipa de apoio da gearbest a 7 de Março.

Seguem alguns dos episódios protagonizados pela equipa da gearbest que me tem dado suporte:
1) Eu coloco questões e raramente me são respondidas. Por exemplo, desde 31 de Março que eu pedi (pelo menos 5 vezes) a morada em Espanha para a qual deveria enviar o equipamento para ser reparado. Apenas em Maio tive uma resposta.

2) A 3 de Abril, após uma longa troca de mensagens, perguntei se a gearbest pagaria as despesas de envio do equipamento para reparação. Como resposta a esta pergunta, foi-me proposta a devolução de XXUSD para a minha conta da gearbest. No dia 2 de Maio foi-me dito que, afinal, as despesas de envio estavam a cargo do comprador.

No mesmo dia 3 de Abril, foi-me dito que a equipa se tinha apercebido que já me tinham devolvido parte do dinheiro. Disponibilizei-me desde logo para devolver o dinheiro, perguntando apenas se me garantiam que não ficava sem o equipamento e sem o dinheiro. Esta questão nunca me foi respondida. Confiei no serviço, paguei (enviaram-me uma factura a confirmar) e no dia 15 de Maio voltaram a pedir que fizesse o pagamento para poderem proceder à reparação gratuita.

3) A 7 de Abril, a colaboradora que me acompanha perguntou quando tinha recebido o telemóvel. Respondi que tinha recebido no início de Fevereiro. No dia 18 de Abril, a equipa de suporte da gearbest perguntou-me se eu aceitava o valor do produto e eu aceitei esta proposta.

Como é possível que a 28 de Abril e após 2 meses de conversação, a gearbest me tenha dito que, afinal, era impossível devolver-me o dinheiro porque se tinham apercebido que o prazo dos 45 dias de garantia já tinha terminado e que por isso não podia fazer a devolução?
Eu alertei-os para os dias que haviam passado após ter recebido o equipamento, primeiro a 31 de Março e depois a 3 de Abril. Mesmo assim, eles perguntaram-me se aceitava a devolução do dinheiro. E depois, voltam com a palavra atrás para me dizer que afinal é impossível?

4) A 1 de Maio pedi que o meu caso fosse revisto por outro colaborador, uma vez que sentia que os meus e-mails não eram lidos, as minhas questões não eram respondidas, sendo que as respostas dadas pareciam automáticas, pouco informativas e sem qualquer sentido crítico. Este pedido não foi aceite.

5) Depois de a gearbest se ter recusado a cumprir a oferta que a própria havia sugerido, pedi que me fossem dadas informações sobre a reparação gratuita a que tinha direito, uma vez que o equipamento ainda não tinha 1 ano.

A 21 de Maio enviei o equipamento para Espanha, paguei as despesas de envio e a 26 de Maio a equipa da gearbest enviou-me a seguinte proposta: "We can exchange or offer a refund of XXXUSD to your paypal account". Sem mais informações, eu aceitei a troca, pensando ser por um equipamento novo, uma vez que nunca me foi falada a hipótese de haver troca por um telemóvel já usado.

Recebi mais tarde um telemóvel usado, com IMEI diferente do IMEI do meu e que tem riscos e danos menores na capa do telemóvel. Este telemóvel está sincronizado com várias contas do antigo proprietário (google e facebook), tendo também acessíveis os contatos pessoais e mensagens recebidas ainda em 2017. Como é possível não terem tido em consideração a protecção de dados do antigo dono do telemóvel?
Além disso, não enviaram a chave necessária para abrir o local onde se coloca o cartão SIM, nem o adaptador para carregar bateria.

O meu equipamento tem "One Year Repair Warranty". E se o item não puder ser reparado, a Gearbest oferece uma solução alternativa. Esta solução tem de ser apresentada de forma transparente e deve convir às 2 partes.
Quando me perguntaram se preferia trocar o item defeituoso ou a devolução do valor do equipamento deveriam ter-me dito que a troca seria por um equipamento usado. Não o fizeram. E a minha resposta não teve em consideração os factos reais.
Data de ocorrência: 17 de julho 2018
GearBest PT
25 de janeiro 2019
"Prezado(a) Sónia,

Obrigado por fazer um pedido conosco.
Lamentamos saber que seu produto não está funcionando de maneira satisfatória.

A maioria dos nossos produtos vem com garantia de 45 dias e garantia de 1 ano para reparos.

Por favor, veja aqui para mais detalhes: * PROIBIDO *://www.gearbest.com/about/warranty-and-return.html#item2.

Nós lhe oferecemos a melhor solução. Por favor, confirme isso.

Obrigado,

Centro de atendimento ao cliente da GearBest "
Sónia Alexandra Pereira da Silva
Sónia Silva avaliou a marca
17 de fevereiro 2019

Foi preciso falar com três operadores de suporte para que a situação fosse resolvida com algum bom-senso. Foi necessário um ano a falar com a marca para conseguir uma solução razoável.