Marketplaces Internacionais

GearBest PT - Garantia do produto inexistente

Cláudia Santos Moita
Cláudia Moita apresentou a reclamação
29 de março 2020
Comprei um produto (um de muitos pois já deixei muito dinheiro nesta loja!!!) no dia 31/07/2019, encomenda que recebi na minha morada no dia 19/08/2019.
A encomenda trazia 2 robôs/aspiradores, um para mim e outro para a minha sogra. O meu está tudo bem, mas já o da minha sogra não posso dizer o mesmo.
Entreguei-lhe o aspirador nesse mesmo dia, fui eu que configurei ambos os aspiradores (ligação a rede Wi-Fi, app, etc).
Passado cerca de 4 meses (inicio de Janeiro), a minha sogra começou a queixar-se que o aspirador começou com problemas, ficava "perdido" na casa sem voltar à dock de carregamento. Pensávamos que fosse pela casa ser grande e que a ligação ao wi-fi sofresse perdas de ligação. Fizemos reset ao aspirador e a app, conforme indica o manual do mesmo, e por aquele momento parecia tudo bem. Algumas vezes tinha esse problemas de se perder, outras vezes trabalhava bem, e por pensarmos que eram esses problemas de rede fomos deixando passar.
Mas no final de fevereiro a minha sogra queixou-se que ele não estava a aspirar e ficava "perdido" sem efetuar a função pedida.
Quando me desloquei a casa dela para ver o que se passava, no dia 6/03/2020, o robot não saia sequer da sua dock, sempre que tentava executar o comando de aspirar (seja em modo automático ou qualquer outro dos modos disponíveis), o aspirador tentava sair da dock mas ficava a bater contra a mesma, completamente “perdido” e quando atingia a zona dos pins de carga ficava à carga e cancelava a ordem.
Visto isto abri ticket no site da gearbest e apresentei o problema, obtive resposta no dia seguinte (07/03/2020), em que me pediam alguns dados e um vídeo a comprovar o problema. Enviei tudo o pedido e a gearbest pediu-me no dia 09/03/2020 para aguardar, para eles puderem ver com a equipa técnica. Aguardei e no dia 12/03/2020 disseram-me que a compra do item já tinha passado os 45 dias de tempo para reembolso, e assim só me podiam devolver 60 USD para a conta de gearbest e alguns pontos para descontar em futuras compras ou então eu pagar 100 USD e eles enviarem-me um novo.
Incrédula com as soluções apresentadas “bati o pé” que as sugestões de solução não faziam qualquer sentido, pois o aspirador custou cerca de 150€ (cerca de 170 USD) e segundo as politicas do site tem 1 ano de garantia!
Ao qual me responderam que os técnicos avaliaram que o produto não tem arranjo e por isso só podem apresentar estas soluções.
Com a minha teimosia foram negociando as opções e quase que aceitei pagar 50€ para enviarem um novo produto e com a resposta da marca que iriam envia pelo método de envio prioritário para a Europa, mas quando questionei de novo se era esse o método de envio para confirmar antes de pagar, desmentiram e disseram que esse envio não era possível por esse método.

Bastante chateada estou até hoje a falar todos os dias com a loja a procurar uma solução. Eu já apresentei a marca quais as únicas soluções que aceito, principalmente depois de me mentirem e de me recusarem a garantia do produto. Até já pedi para falar com o supervisor da pessoa que está a responder ao meu ticket (pessoa que me responde é Grace Mei). Pedido este que foi também ignorado.

Já passou um mês em reclamação e estou a ficar farta desta situação e a minha sogra sem aspirador!
Por isso venho aqui pedir ajuda a resolver esta questão e apresento as soluções que acho justas e expos a gearbest:
1 - Reembolso total do valor de compra (144,00€ sem contar com os portes de envio) para o método de pagamento de origem, sem eu ter de devolver o produto (porque não vou pagar os portes de devolução e durante este estado de emergência do Covid-19 não me vou deslocar para o enviar)
OU
2 - Reenvio de um produto igual sem qualquer custo
OU
3 – No mínimo, o reembolso de 140 USD (cerca 125€) para o método de pagamento de origem, sem eu ter de devolver o produto

NOTA: Não anexo nenhum ficheiro de prova, porque o que tenho é um video (única forma em que o problema do produto é visível) e o site não permite anexar video.
Data de ocorrência: 29 de março 2020