Marketplaces Internacionais

GearBest PT - Incumprimento de contrato de compra e venda

Catarina
Catarina apresentou a reclamação
20 de janeiro 2020
No dia 02/01/2020 fiz a encomenda de um telemóvel pela Gearbest PT, a minha primeira encomenda pelo site. O telemóvel em questão indicava "chegada em 5 dias", vindo do armazém em França. Passado uns dias ao consultar o tracking verifico para minha surpresa que o telemóvel foi enviado não de França mas da China, sendo o tempo estimado de entrega 1 mês. Ao contactar o vendedor (Michelle Tech Store) ele confirmou ter enviado da China mas disse que não era possível cancelar a encomenda. Recusou-se a fazer um refund parcial, a cancelar totalmente a encomenda ou a enviar um efectivamente de França. Contactei o customer support da Gearbest e este é completamente inútil. Passam a responsabilidade sempre para o vendedor, como se não tivéssemos comprado através da Gearbest. O problema agravou-se quando no passado dia 17 a alfândega me notificou para desalfandegar a encomenda, tendo eu que pagar 35,63€ em taxas. Uma vez que toda esta situação foi criada pela Gearbest, que incumpriu o contrato de compra e venda - ao enviar o telemóvel não de França (onde nunca haveria lugar a pagamento de taxas alfandegárias) mas da China, obviamente que a responsabilidade pelo pagamento destas taxas não recai sobre o consumidor. Para além de já estar a ser lesada pelo incumprimento na data de entrega estabelecida, ainda teria que pagar do meu bolso as taxas resultantes do erro da Gearbest. Enviei os dados para o vendedor e para a Gearbest mas o vendedor recusa-se a pagar as taxas, dizendo que posso sempre não ir recolher o telemóvel, apontando portanto para uma solução em que fico sem o dinheiro e sem o telemóvel. Quanto à Gearbest, indica que "passa as minhas questões ao vendedor" mas não garante soluções e não parece disposta a mediar esta situação, o que é absolutamente bizarro dado que a compra foi feita através da Gearbest. Já apresentei várias soluções, nenhuma das quais obteve uma resposta efectiva. Já deveria ter o telemóvel comigo há mais de duas semanas mas a Gearbest não quer resolver este problema. De relevar que a Gearbest continua a ter stock do telemóvel em França e Letónia, mas também se recusaram a enviar outro telemóvel desses armazéns.
Data de ocorrência: 20 de janeiro 2020
GearBest PT
29 de março 2020
Dear Catarina,

Obrigado pelo seu comentário.

Verificamos que o item foi comprado no armazém da China, não no armazém da UE.

Lamentamos saber que lhe foi cobrado o imposto alfandegário local.

Consulte nossa página de políticas para obter mais detalhes: * PROIBIDO *://www.gearbest.com/about/faq.html (consulte Impostos e taxas alfandegárias).

Verifique sua conta da Gearbest, pois enviamos uma mensagem sobre seu caso. Por favor, responda-nos lá.

Centro de Atendimento ao Cliente Gearbest
Catarina
30 de março 2020
Cara Gearbest,
não, o item foi comprado do armazém de FRANÇA como explicado acima e na documentação que associei nesta reclamação, bastava terem-na consultado ou ao nr de encomenda. Simplesmente por erro da Gearbest o item foi enviado da China e não de França, causando os variados transtornos acima mencionados. Agradecia que antes de responderem olhassem pelo menos para os dados.