Empresas de Gestão Municipal

Jose Rodrigues
Jose Rodrigues apresentou a reclamação
19 de setembro 2022
Exmo. Sr. Presidente do Conselho de administração da Gelabis,

Eu, José Rodrigues, NIF 197726780, residente na Rua Maria Violante Vieira, lote 9,n° 4D - Bairro Bom Pastor, Lisboa, venho pelo presente apresentar a minha reclamação e manifestar o meu profundo desagrado relativamente à resolução da ocorrência do dia 09 de Setembro de 2022 no prédio da rua Maria Violante, lote 9, Lisboa. Tendo deflagrado um incêndio no prédio supra descrito no passado dia 9 de Setembro de 2022, um nos muitos danos resultantes do incêndio foi a destruição total das caixas de electricidade das partes comuns do prédio, o que colminou no corte geral de electricidade no prédio. Feita a vestoria ao local pelas várias entidades competentes, nomeadamente, a gebalis, foi informado aos condóminos de que não havia previsão para o restabelecimento de electricidade nem previsão quanto à duração das obras de reparação sobre os danos causados. Em momento algum, foi prestada qualquer informação que desse uma previsibilidade de início de obras, nem uma data para uma solução temporária que permitisse aos condóminos manter as mínimas condições de habitilidadde no prédio.

Ora, sendo a electricidade um bem de 1a necessidade, E NÃO UM LUXO, não se compreende nem se pode aceitar que, passados 7 dias, o prédio continue sem electricidade, ainda que fosse restabelecida a energia através de um mecanismo temporário até à execução das obras definitivas de reparação. No prédio habitam crianças, que estão em tempo escolar, e as suas necessidades nao estão a ser minimamente asseguradas. Todos os bens perecíveis que carecem de refrigeração já não estão em condições para serem consumidos e o cheiro a fumo dentro das habitações continua a ser insuportável.

Após as várias insistências para uma resolução temporária, como a do restabelecimento temporário da electricidade, nenhuma foi atendida. Contatada a EDP, fomos informados que não existe qualquer ordem de pedido de restabelecimento de electricidade por parte da Gebalis.

Na ausência de resposta, orientação ou restabelecimento temporário da eletricidade no prédio, quer por meio de um gerador ou por uma "puxada" temporária, venho, mais uma vez, solicitar a resolução imediata (ainda que temporária) desta situação, uma vez que não estão garantidas as condições mínimas de habitilidadde.

Esta reclamação segue para o portal da queixa, bem como para outras entidades e para os meios de comunicação social.

Estou ao dispor para qualquer esclarecimento adicional que julgue necessário.

José Rodrigues

Tlm. 919474431