Empresas de Gestão Municipal

Lina Manuela Gomes Medeiros Brito Silva
Lina Silva apresentou a reclamação
27 de abril 2021
Exmºs Senhores,
L....., munícipe de Lisboa com o CC ...5880, moradora na Rua Major Figueiredo Rodrigues, Lote ..., 1800 ... Lisboa, vem por este meio apresentar uma reclamação relativa à inoperância dos técnicos da Gebalis, Gabinete dos Olivais.
Efetivamente em maio de 2019, adquiri o apartamento anteriormente referido, no qual foram feitas obras de remodelação com aplicação de isolante e anti fungos nos tetos e paredes. Em março de 2020, na casa de banho, comecei a verificar uma mancha no teto, na zona do duche, pelo que requeri a presença do técnico da companhia com a qual tenho seguro, para averiguar a razão de ser da mesma. Após análise, foi perentório que a questão, em apreço, se tratava de uma infiltração do andar superior.
Dei conhecimento ao administrador do prédio, que junto do proprietário do morador 1º averiguou que no mesmo ocorreu uma inundação que se repercutiu no ..., dado que, as casas de banho dos apartamentos, se encontram lado a lado em cada piso.
Como o 1º é uma fração cuja propriedade é da Gebalis, o administrador escreveu a 20 de julho de 2020, uma carta, que foi entregue em mão, onde dava conta da situação e solicitava intervenção.
Desde a entrega da carta até ao presente, foram várias as vezes que contactei pelo telefone 218551834 a Gebalis – Gabinete dos Olivais, que invariavelmente me informa de que o assunto já foi encaminhado para os engenheiros que asseguram a resolução destas questões.
Volvido um ano, sem que os referidos engenheiros resolvam o assunto no 1º, e a Gebalis repare os danos provocados na minha fração, solicito que quem de direito, na Camara Municipal de Lisboa, tome as devidas medidas, pois ter como vizinho um proprietário camarário está a ser demasiado penoso e até mesmo irresolúvel de um problema que deveria ser facilmente ultrapassado, já que, mais não fosse, por exemplo de boa prática de uma entidade municipal.
Para ilustrar melhor o que anteriormente refiro, junto algumas fotos dos danos causados, que só não estão em pior estado, pelas lavagens sistemáticas que faço ao teto.
Certa da melhor compreensão, fico a aguardar uma resposta a esta mensagem e a subsequente resolução.
Atenciosamente,
L.... S...
Como resposta a CML proferiu:
"Registamos a sua Reclamação, a qual nos mereceu a melhor atenção por contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Lisboa ao Cidadão.
A mesma foi registada no nosso serviço com o número CML-655788-P6L2, e foi enviada para a unidade orgânica responsável pela matéria em apreço, cujos contactos são:
UO: Gebalis – Conselho de Administração
Morada:Rua Costa Malheiro, Lote B 12 1800-412 Lisboa
Telefone:217511000
Email:gbl@gebalis.pt
À sua inteira disposição para qualquer esclarecimento,
Sofia Ferreira"

À data de 27/04/2021, continuo sem qualquer resposta e após ter ligado para o número 217511000, opção 5, a operadora respondeu que não conseguia dar qualquer informação.
É inconcebivél este procedimento da GEBALIS, tutelada pela CML, que não assiste convenientemente as habitações que possuiu e desrespeita quem não consegue resolver um problema que tem em casa própria por o mesmo ser provocado por uma habitação da Câmara Municipal de Lisboa.
Data de ocorrência: 27 de abril 2021
Gebalis
5 de maio 2021
Exma. Sra. Lina Silva,

Agradecemos desde já a sua exposição que mereceu a nossa melhor atenção.
Informamos que nesta data a mesma foi enviada para os serviços competentes da GEBALIS para análise, após a qual ser-lhe-á remetida uma resposta tão célere quanto possível.
Estamos ao seu inteiro dispor em gbl@gebalis.pt , no Gabinete GEBALIS da sua área de residência e nos balcões GEBALIS das Lojas do Cidadão de Marvila e Saldanha.

Gratos pelo seu contacto e colocando-nos ao seu dispor,

A GEBALIS, EM, SA
Gebalis
24 de junho 2021
Cara munícipe,

Na sequência da resposta prestada, enviada para o seu correio eletrónico, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida.

Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas no Gabinete de Bairro da sua área de residência, presencialmente (dias úteis entre as 13H30 e as 17H) ou telefonicamente (dias úteis entre as 9H00-12H30 e as 13H30-17H00) ou nos Balcões de Atendimento da GEBALIS, na Loja do Cidadão de Marvila (dias úteis entre as 9H e as 19H; Sábados entre as 9H e as 13H) e na Loja do Cidadão de Saldanha (dias úteis entre as 9H e as 19H).

Gratos pelo seu contacto e colocando-nos ao seu dispor,

A GEBALIS, EM, SA
Lina Silva
24 de junho 2021
Exmos Senhores,

Até ao momento, e já passou mais de um ano ainda ninguém veio verificar o estado da zona de duche afetada.
Por outro lado, já deixei na Gebalis Oriente, toda a troca de correspondencia efetuada quer por mim quer pelo administrador do prédio com esta entidade.
Neste momento, a situação não está tão agravada por o fogo, propriedade da Gebalis estar, desabitado.
Aguardo o contacto para uma boa resolução uma vez que não tenho mais nada para comunicar sobre este assunto.
Espero que a Gebalis tenha o devido cuidado de repatrar os danos na sua habitação, que provoca infiltração na minha, antes que outro inquilino vá morara para o referido fogo.
Expectante de alguma celeridade,

Lina Medeiros Silva
Lina Manuela Gomes Medeiros Brito Silva
Lina Silva avaliou a marca
17 de novembro 2021

Completa descoordenação. Mal de quem tem uma casa num mesmo prédio onde um dos fogos é propriedade da Gebalis.