53.8

GeoStar - Incompetência

Goncalo Matos de Sousa
Goncalo Sousa apresentou a reclamação
12 de abril 2019

Após nos dirigirmos ao balcão da GeoStar no Colombo para marcação de férias, estivemos a debater o assunto com a funcionária da Geostar que nos apresentou variadas opções que aparentemente eram todas fantásticas. Escolhemos uma viagem a Cancún e eu perguntei variadas vezes se realmente estava tudo incluído e até se os voos nao eram muito perto uns dos outros, tendo sido a resposta uma resposta para tranquilizar, basicamente a dizer que ia correr tudo bem e que nao me tinha de preocupar com nada a nao ser enviar as fotografias do passaporte para completar a marcação. Tratámos dos passaportes e enviámos as fotografias dos mesmos, achando estranho ainda não nos terem enviado as informações dos voos como horarios e datas e afins, de forma a podermos organizar a nossa vida pessoal e profissional a fim de iniciarmos a viagem.

Tentámos entrar em contacto com a pessoa e, nao obtendo resposta da mesma, decidimos que era melhor irmos ao balcao (passados 2 dias) presencialmente dado que a viagem ja estava muito perto! Fomos e foi-nos dito que a sra. se encontrava de folga. Ora não sei como costumam funcionar as folgas em agencias de viagens no entanto acho que nos tempos actuais, quando uma pessoa vai de folga deveria haver outra a tomar conta das ocorrencias que possam haver com os clientes das pessoas que estao de folga.

Lá me deram a documentação (finalmente) para a viagem, assegurando-me mais uma vez de que tudo ia correr bem e que nada de mal iria acontecer, basicamente umas férias de sonho.

Fomos para o aeroporto e continuaram os problemas... Voo atrasado 2 horas, chegando a madrid para ver que o voo de ligação tinha partido 10 minutos antes de aterrarmos. A unica opçao apresentada foi apanhar um voo de outra companhia 12 HORAS DEPOIS e ainda COM MAIS UMA ESCALA (madrid - mexico e mexico - cancun). Achei completamente ridículo e por mais que reclamasse basicamente foi-me obrigada a aceitaçao.

Contactei a Geostar para me resolverem o problema e atendeu a Sra. inicial que nos tratou do processo da viagem. Ora a Sra. ia tentar resolver o problema mas passadas 6 horas nada de resoluçao... a 2 horas do voo e sem contacto nenhum, resolvi gastar mais um dinheiro a ligar para portugal para a agencia onde me foi dito telefonicamente que a Sra. ESTAVA AGORA COM CLIENTES E NAO PODIA FALAR. Ora eu estava encravado em Madrid sem saber o que fazer ha 10 HORAS e a menina estava a falar com clientes... Liguei passada meia hora e la consegui falar com a Sra, deixando a nota obviamente de que estou em Madrid sem saber o que fazer e ela estava a atender clientes como se nada fosse!!! A resposta que me foi dada foi algo do genero "pois mas eu tinha de os atender" o que achei inacreditável!
Até pedi para voltar PARA CASA e mesmo isso me foi NEGADO! farto de ouvir "pois eu percebo no entanto nao podemos fazer nada" questionei a existencia entao das agencias de viagens... se nao servem para resolver problemas destes, de que me serve estar a pagar um serviço que não é prestado!?? a UNICA coisa que me "ofereceram" foi, dado que iria perder 1 dia inteiro de férias, me ofereciam 1 noite a mais no hotel de destino (cancun) MAS COMO só havia voos de 2 em 2 dias, EU É QUE TERIA DE PAGAR MAIS UMA NOITE NO HOTEL. Ou seja, pagavam 1 noite e eu teria OBRIGATORIAMENTE de pagar mais 1 NOITE e ainda por cima com valor de 400 e tal EUROS que foi o 1º valor apresentado!!! Eu disse obviamente que era RIDICULA essa oferta! Entao se a culpa nao é minha, se perco 1 dia de férias, quando oferecem mais 1 dia estao basicamente a dizer que eu volto 1 dia mais tarde para casa, o que na minha profissao quer dizer que perco 1 dia de trabalho... NAO SÓ dado que ainda teria de pagar MAIS uma noite por 428 EUROS. Ora eu sou consultor a recibos verdes, o que quer dizer que cobro à hora, o que quer dizer que os dias que NAO TRABALHO sao dias que NAO RECEBO. Sendo assim pergunto:

Como é possível que façam as contas como "perdem 1 noite entao pagamos 1 noite e fica igual"..?
Passo a explicar entao:
esse "dia" que me iam "oferecer" implicava:
Pagamento de 428€ nao inicialmente previsto
Perda de 2 dias de trabalho para 2 pessoas (logo, dinheiro nao ganho)
Possíveis oportunidades de negócio perdidas durante o tempo a mais

Expliquem-me onde é que isso é uma "oferta justa"???

Após horas de discussao, fizeram a mesma oferta MAS com o valor da noite do hotel diferente, passando de 428€ para 208€!

Pergunto-me como é que o hotel passou para metade o preço da noite (se calhar tinham aí comissões a MAIS NAO???)

Após investigar com o hotel, descobri também que uma noite no hotel a mais custaria (vendo pela internet) 98€, provando mais uma vez que a Geostar E A Travelplan (aparente entidade com quem eles estavam em contacto) estavam a fazer um péssimo serviço!

Não aceitei a oferta dado que não me parece NADA justa, perdendo 1 dia de férias PRÉVIAMENTE pago!

Como se nao bastasse, tive problemas médicos no local, tendo ligado para os numeros fornecidos pela Geostar para reparar que o numero portugues se encontrava inactivo e o numero espanhol custou uns 10 euros para falar 2 minutos nao conseguindo sequer explicar o que se estava a passar à pessoa da seguradora, dado que dei a referencia que me tinha sido fornecida pela geostar nos papeis entregues e a pessoa do outro lado nao encontrava nada. Lá entrei mais uma vez em contacto com a Geostar e exigi para entrarem em contacto com a seguradora para activarem o seguro. Tive de efectuar o pagamento no local e agora terei de preencher N formulários para reaver o dinheiro!

A viagem de sonho tornou-se num pesadelo tudo por INCOMPETENCIA da entidade.
Se não conseguem ajudar onde é preciso, se não oferecem condiçoes, pergunto-me entao para que é que estou a pagar a mais por um serviço que nao é prestado quando é mais necessitado. Não estou a ver onde é que muda se eu marcar tudo individualmente em vez de marcar pela agencia de viagens!

Data de ocorrência: 12 de abril 2019
15 de abril 2019
Exmo. Senhor Gonçalo de Sousa,

No seguimento da exposição remetida por V. Exa., a qual muito agradecemos, a Geostar lamenta desde já o ocorrido aquando da sua viagem a Cancun.

Em virtude de V. Exa. ter efetuado também exposição no nosso Livro de Reclamações Eletrónico, informamos que o Turismo de Portugal, entidade oficial do estado português irá remeter Notificação para Comissão Arbitral, simultaneamente para V. Exa. e para a GeoStar.

Entretanto a GeoStar irá responder directamente a esta Entidade sobre o exposto por V. Exa.

Mais informamos que qualquer esclarecimento sobre o estado da sua reclamação terá de ser solicitado ao Turismo de Portugal através do endereço eletrónico info@turismodeportugal.pt .

Crentes que fomos esclarecedores, apresentamos os nossos cumprimentos,

Direção da Qualidade
Serviço de Apoio ao Cliente
Goncalo Sousa
15 de abril 2019

Se acham que foram esclarecedores, a minha opinião difere obviamente da vossa...
Dado que a vossa resposta aparentemente é "iremos responder ao Turismo de Portugal" sendo que o cliente, neste caso eu, contínuo sem resposta, provando mais uma vez que a vossa consideração pelos vossos clientes está completamente precária!

Obrigado,
Gonçalo Sousa
Ver perfil de
12 de abril 2019

Mas o senhor está a culpar a funcionária pelo atraso de um Voo ???

Não me parece justo.

Não, mas estou a culpar pela falta de soluçoes quando acontece uma situaçao destas. Estou a culpar por em vez de ter a funcionaria tratado de contactar com a companhia aérea, ser eu a ter de andar 12 horas às voltas. Estou a culpar pela falta de contacto dado que estava a atender outros clientes enquanto eu estava sem saber o que fazer noutro país. Estou a culpar pela falta de noção desde o inicio dado que só recebi os horarios dos voos uns 4 dias antes da viagem. Estou a culpar pela falta de resposta aos e-mails, sendo a resposta por 2x (em 6 dias) que está de "folga". Estou a culpar por ter perdido 1 dia de férias e a unica soluçao apresentada foi "oferta de 1 noite mas tem de pagar mais 1 obrigatoriamente"!!!