53.5
  • netviagens@netviagens.pt

GeoStar - Reembolso reservas geostar - total desrespeito

Samuel Pereira apresentou a reclamação
26 de junho 2020
Efectuamos reserva de viagens a 5 de Março de 2020 e a 7 de Março de 2020 que consistia em vôos + seguros + hotel com condição de cancelamento gratuito e a serem realizados a 1 de Abril.

Ao longo do mês de Março alertamos a Geostar para a possibilidade do cancelamento por parte das companhias aéreas, o qual mais tarde se veio a confirmar. Sempre referiram que iriam proceder de acordo com as normas e que o hotel dispunha também de cancelamento gratuito.

Cancelamento GRATUITO antes de 01-abr-2020 às 23:59
Cancelamento: se cancelado até 01-abr-2020 às 23:59 não será cobrada qualquer penalização. Se cancelado tardiamente, em caso de não comparência ou alterado: será cobrado o valor de 82,29EUR.

Acontece que as viagens foram canceladas bem antes dessa data e pedimos de imediato o reembolso total em numerário. Desde então (e já passaram 3 meses e 3 dias) que a Geostar insiste em protelar os reembolsos conforme ditam as normas da comunidade europeia e insiste também em desrespeitar e ignorar por completo os meus direitos como consumidor e todos os prazos para darem resposta à situação.

Entendemos que é dificil dar resposta em tempo útil a tantos pedidos, mas 3 meses é demasiado tempo. As respostas que fui obtendo neste tempo, são as respostas quase que automáticas a dizer que estão a tratar da situação.

Mesmo respondendo tardiamente e ignorando sempre os meus pedidos chegaram ao cúmulo de me dar prazos de menos de 24h para responder, passo a citar parte um email que a Geostar me enviou.

"... Relativamente ao hotel o mesmo tem Cancelamento GRATUITO antes de 01-abr-2020 às 23:59
Ficamos a aguardar seus comentários hoje até as 18h00
Muito Obrigada
Só*** Pá****
Site GeoStar"

Mais tarde já me davam 4 dias para responder e outros timings diferentes em outros emails sucessivos. Para mim como interessado, quando mais rápida a resposta melhor.
"...Aguardamos os seus comentários até às 16h00 do dia 30 de Março."

A 13 de Abril a Geostar envia novo email a propor duas opções para o reembolso do hotel (o que tinha cancelamento gratuito):

"...Opção A)
O valor total a reembolsar pela reserva dos 2 quartos de hotel é de 1033,60€ Eur através de transferência bancária (agradecemos que nos envie comprovativo IBAN onde conste o nome do titular (não são aceites talões de Multibanco), poderá solicitar um comprovativo através do seu balcão gestor ou através de home banking.)

Opção B)
O valor total a reembolsar pelos 2 passageiros é de 1083,60€ Eur Eur através de cheque de viagem que abrange serviços GeoStar como Viagens e Alojamentos, com validade de 365 dias.

Pode ser utilizado nas lojas Geostar e em www.geostar.pt em serviços relacionados com viagens, tal como pacotes turísticos, alojamentos, rent-a-car.

Para que nos seja possível proceder ao reembolso do valor liquidado, agradecemos que nos informe qual a opção de reembolso pretendida. ..."

No próprio dia (13 de Abril) escolhi a opção A para as duas reservas e enviei prontamente o documento comprovativo do meu IBAN pensando assim que pelo menos a questão do Hotel já ficaria resolvida.

Desde então que ainda não recebi o reembolso do hotel em numerário (conforme me propuseram e aceitei) e agora chegam ao ridículo de ignorar por completo o meu pedido praticamente EM TODOS OS EMAILS do reembolso integral em numerário e mudaram o discurso para apenas proporem o voucher com base no decreto que vai contra as normas da comunidade europeia e que inclusive saiu 10 dias depois de eu ter aceite a proposta de reembolso que me fizeram. Já passaram há muito os 14 dias permitidos por lei para o reembolso.

Esta semana enviam-me novo email (continuam sem efectuar o reembolso prometido) a dar-me 72h para aceitar o voucher e todas as condições abusivas nele contidas ou então... o voucher é aceite automáticamente.

Tenho um total de 3600€ presos na Geostar e torna-se ainda mais frustrante perder tempo a tentar comunicar para receber sempre respostas automáticas ou propostas que ignoram por completo os meus repetidos pedidos e os meus direitos como consumidor e cidadão europeu.

Portanto tento agora mais uma vez, agora por esta via, pedir o reembolso em numerário das viagens, seguros, taxas e hotel conforme ditam as condições que eu aceitei aquando pagamento da mesmas.

Tenho guardados todos os emails e comunicações como prova de que tudo o que é aqui exposto corresponde à verdade e posso facultar se necessário.
Data de ocorrência: 26 de junho 2020
8 de julho 2020
Exmo. Senhor Samuel Pereira,

No seguimento da exposição remetida por V. Exa., a qual muito agradecemos, a Geostar apresenta desde já as suas sinceras desculpas pela morosidade da resposta.

Em virtude de V. Exa. ter efetuado também exposição no nosso Livro de Reclamações Eletrónico, informamos que o Turismo de Portugal, entidade oficial do estado português irá remeter Notificação para Comissão Arbitral, simultaneamente para V. Exa. e para a GeoStar.

Entretanto a GeoStar irá responder directamente a esta Entidade sobre o exposto por V. Exa.

Mais informamos que qualquer esclarecimento sobre o estado da sua reclamação terá de ser solicitado ao Turismo de Portugal através do endereço eletrónico info@turismodeportugal.pt .

Crentes que fomos esclarecedores, apresentamos os nossos cumprimentos,

Direção da Qualidade
Serviço de Apoio ao Cliente
27 de julho 2020
Hoje, exactamente um mês depois de ter efectuado a reclamação em várias entidades, não recebi resposta em nenhuma delas, inclusive do livro de reclamações online.
29 de setembro 2020
Geostar, continuo sem resposta aqui no portal da queixa e ainda mais grave, continuo sem resposta no livro de reclamações online, mesmo passados 3 meses.

A reclamação foi feita a 26/06/2020, tinham 15 dias úteis para responder e hoje, mais de 3 meses depois continuo sem resposta à minha reclamação.

Demonstram um constante atropelo dos direitos dos consumidores, operam sem cumprir com os deveres e continuam a ignorar os meus emails enquanto retêm cómodamente o meu dinheiro.

Temos este caso em aberto há 6 meses e continuo sem ter uma solução concreta.
A qualidade e seriedade de uma empresa onde também se inclui uma agência de viagens, não se vê quando as coisas correm bem, mas sim quando correm mal e a Geostar (pela minha experiência pessoal) é terrivel, uma completa falta de profissionalismo, sempre incontactáveis, ignoram os emails que não convém e quando se dignam a estabelecer contacto não resolvem absolutamente nada.