53.5

GeoStar Viagens - PÉSSIMA ORGANIZAÇÃO

ANA FILIPA GADUNHAS
ANA GADUNHAS apresentou a reclamação
13 de setembro 2017

Exmos. Srs. Venho por este meio demonstrar o meu desagrado com o que aconteceu na minha viagem a Samaná com partida a 1-09-2017. Vou tentar ser bastante sucinta uma vez que já demonstrei a minha insatisfação através de outros canais:

Chegamos a samaná sem problemas, após ter surgido a noticia do furacão irma mesmo na zona costeira onde nos encontrávamos, é que tudo se complicou.

Ninguém ficou para trás nem em perigo e de facto isso foi o mais importante, mas é de lamentar a falta de acompanhamento que tivemos!

Quando se soube da noticia a primeira coisa que fizeram foram trocar as pessoas de quarto, quem estava no RC passava para o 1º andar (ou para outro RC ????????) devido ao risco de inundações, o tempo foi passando e enquanto passávamos dias a fazer malas e desfazer malas e a andar para trás e para a frente perceberam a gravidade da situação e lá decidiram mudar-nos de hotel, o representante da SOLTOUR informou com uma expressão do norte que tínhamos de estar prontos "à meia hora" (12:00) e aqui começa o pânico, a representante que nos acompanhava as 9:30 da manhã começa a procura de todo o grupo na praia e piscinas e diz que temos "MEIA HORA" para evacuar, toca de fazer mala outra vez e quando temos tudo pronto e chegamos ao lobby recebemos a informação de que só partimos ao 12:30. Mais de 2 horas perdidas sem fazer nada e sem aproveitar nada porque a maior parte das pessoas tinham tudo pronto para seguir viagem, felizmente que nos lembramos de ir comer porque também nos disseram que a viagem até punta cana iriam ser 3h e foram 5h.

Chegamos a punta cana, toca de preencher mais papelada, mais um check in... informaram-nos para não sairmos do quarto e deram-nos "mantimentos" para 24h caso o furacão também afectasse Punta Cana, felizmente nada aconteceu, foi só um dia encoberto e com alguma chuva, o hotel embora não tivesse acontecido nada funcionou em serviços mínimos e não houve pequeno almoço para ninguém, apenas as bananas podres e os iogurtes quentes que nos tinham deixado no dia anterior uma vez que o frigobar do meu quarto não funcionava. O que não funcionou também foi o serviço de Internet partilhada comprada no outro bahia principe de samaná que nos garantiram sempre que como era a mesma cadeia de hoteis íamos conseguir estar sempre em contacto com os nossos familiares, mas não! Não funcionava a 100% no lobby, nas piscinas, nos quartos então nem pensar.

O representante da geostar seguiu no primeiro autocarro "para nos receber" como referiu, mas no meu ponto de vista esta é atitude totalmente errada. Devia ter seguido no ultimo depois de ter confirmado se tinha ficado alguém para trás. Como já estávamos escaldados com as péssimas informações prestadas, íamos perguntando na recepção que era quem nos ia dando algumas informações mais precisas. Perdemos nisto 2 dias de férias, um por precaução ao furacão outro pela falta de acompanhamento que nos devia ter sido prestada. No dia de saída para Lisboa o comandante da ORBEST do voo 890 decidiu levantar voo com o espaço aéreo da Jamaica fechado, alegando assim a companhia aérea que desconhecia esta situação e que íamos aguardar no ar que o mesmo abrisse, como não abriu, voltamos para Punta Cana, Desta vez para o hotel Barceló, muito catita, funcionários super simpáticos, comida muito boa ( quase que me esqueço que preenchi mais papeis e desfiz e voltei a fazer a mala de roupa suja claro) Foram incansáveis connosco, sempre na incerteza da data da partida a nossa representante começou por nos dizer para irmos de x em x horas ao lobby ver se já havia informações, como nunca havia acabou por dizer "aproveitem, desfrutem, quando for para ir eu aviso, amanhã as 10:00h teremos mais informações"

No dia a seguir vou tomar o pequeno almoço porque por acaso acordei cedo e vejo colegas meus a correrem com malas tudo em direcção ao lobby, vou de imediato ter com a representante que me informa que vamos ter de sair às 09:30 temos avião às 12:00. E começa a correria outra vez, arruma tudo, carrega malas, check out, esperar pelos autocarros etc etc.

Sinto que perdi vários dias de férias, que me cansei em vez de descansar, perdi dinheiro com serviços contratados no grand bahia principe, sinto que se não fosse eu a procurar informação a mesma nunca me chegaria e a única coisa boa que posso dizer desta viagem é que fiz uma excursão espectacular ao salto el limon comprada na praia el portillo com um vendedor que nada tem a ver com a geostar nem com a soltour.

Por isso como podem ver, paguei CARO por um serviço vosso que não me foi prestado. Quando pago caro, espero um serviço de excelência, mandarem uma pessoa para acompanhar 142 é muito pouco. Nem vocês conseguiram prestar um bom serviço nem eu ter umas boas férias. Já viajei com a soltour enumeras vezes e quando não há acompanhantes de agências, e que seja apenas o representante da soltour a dar apoio ainda que fale uma língua diferente corre sempre tudo muito melhor. Aguardo uma resposta breve da vossa parte uma vez que quando pedi um contacto urgente não o fizeram e nem tiveram o cuidado de nos contactar após a nossa chegada.

NOTA: Quando aterramos a tripulação anunciou o seguinte: " Bom dia Srs. Passageiros tenho-vos a informar de que somos uns sortudos porque o espaço aéreo da Jamaica voltou a fechar" Já foi possível saber durante um voo que o espaço estava fechado? Então porque é que quando tentamos voltar a primeira vez a companhia aérea dizia não ter essa informação e fez nos andar de avião para trás e para a frente?

Sinto-me judiada pela vossa empresa, pela soltour e pela orbest.

Pretendo que me devolvam o valor que paguei pelo meu acompanhante na totalidade.

Obrigada

Data de ocorrência: 13 de setembro 2017
14 de setembro 2017
Exma Senhora Dª Ana Filipa Gadunhas

No seguimento do que aqui coloca, gostariamos de prestar alguns esclarecimentos, assim:

1. A colocação em pisos superiores no hotel El Portillo e a ordem de evacuação de Samaná para Punta Cana teve como único propósito a segurança dos clientes.
2. Esta ordem resultou do acionamento do plano de emergência das autoridades locais e da própria Direção do hotel.
3. Como será do seu conhecimento, apesar das tentativas locais de manter alguma ordem no embarque nos autocarros, foi impossível, em parte por causa de alguns clientes do hotel, evitar a confusão no local.
4. Por indicação do representante da empresa que nos contratou o serviço, a nossa guia seguiu no 1º autocarro para receber os restantes clientes no hotel e coordenar o processo de check-in localmente. O representante da empresa e o representante da Soltour seguiram no ultimo autocarro.
5. Os Hotéis de recurso em Punta Cana providenciaram a colocação de kits alimentares para o jantar de 4ª feira e pequeno almoço de 5ª feira considerando a instrução para os clientes ficarem confinados aos quartos. Temos consciência que estes Kits tinham algumas limitações no entanto, pelo relato que nos foi transmitido, a comida e as bebidas eram suficientes. De salientar que os frigoríficos instalados nos quartos estavam fornecidos com bebidas. Lamentamos que o seu, em particular, não estivesse a funcionar em devidas condições.
6. Não tivemos conhecimento de problemas com a rede wi-fi até porque estivemos sempre em contacto com a nossa colaboradora por WhatsApp. Será normal que, derivado à quantidade de acessos em simultâneo, a rede, que na zona já por si é deficiente, tenha entrado em sobrecarga.
7. Na 5ª feira, 7 de Setembro, o restaurante buffet abre para almoço ainda que com algumas limitações.
8. O Jantar de 5ª feira já decorreu com alguma normalidade.
9. O hotel de recurso teve que, em tempo recorde, para além dos seus hóspedes, criar condições de alojamento e alimentação para as pessoas provenientes de outras áreas e unidades hoteleiras.

É nosso entendimento, ainda que respeitemos a sua opinião, que a Direção do Hotel terá tido como primeira prioridade o garante da segurança dos seus hóspedes, alguns deslocados de outras zonas turísticas e unidades hoteleiras onde se incluia o grupo do qual fazia parte, assim como assegurar que os seus próprios funcionários também estariam em segurança e que poderiam garantir o mínimo dos serviços.
Quanto ao voo de regresso no dia 8 de Setembro, gostaríamos de referir que o guia acompanhante da GeoStar seguiu as instruções da Orbest e da Soltour no sentido de preparar o grupo para se deslocar para o Aeroporto de Punta Cana para embarque com destino a Montego Bay / Lisboa.
Em nenhuma circunstância existia a previsão de algum problema que inviabilizasse a partida do voo e nenhum guia acompanhante iria recusar o embarque correndo o risco de ficar com um grupo em terra, sem transporte e com todos os problemas logísticos que essa decisão traria.

A eventual possibilidade do avião deixar de voar para Montego Bay e regressar direto para Lisboa era de todo impossível derivado ao facto de metade dos passageiros no avião terem embarcado em Lisboa com destino Montego Bay. Paralelamente estariam outros passageiros na Jamaica a aguardar o avião para, também eles, poderem regressar ao seu país. Em nenhuma ocasião esteve em causa o descanso da tripulação ou a necessidade de a substituir.

Para que o voo se faça à pista para decolagem, para além dos custos associados que são elevados, tem de ter permissão da torre de controlo, neste caso o controlo de tráfego de Punta Cana e da Jamaica. Nenhum avião pode levantar sem que estejam reunidas as condições para o efeito e nenhum comandante terá, por certo, o prazer de colocar passageiros e aeronave em risco.
A fatalidade de um raio atingir a torre de controlo do aeroporto de Kingston (centro de controlo de tráfego aéreo da Jamaica) afetando as comunicações e o sistema de radar era completamente imprevisível.

No que se refere aos seus comentários relacionados com a Guia acompanhante gostaríamos de salientar o seguinte:

1. A Guia é uma pessoa experiente e com inúmeros grupos acompanhados sempre com boas referencias dos clientes.
2. A situação vivenciada é anormal e durante a sua vida profissional pode nunca ocorrer.
3 Em nenhuma situação.A Guia se poderá sobrepor a mecanismos de emergência adotados/impostos pelas unidades hoteleiras ou pelas autoridades de proteção civil sobre pena de transferir para si própria a responsabilidade de qualquer incidente que possa ocorrer.
4. A Guia tentou obter as respostas para as diversas situações que foram sendo colocadas e para as suas próprias questões. Somente transmite as indicações quando tem certezas.
5. Durante toda a situação de emergência houve acompanhamento local com apoio central em permanência.

Lamentamos que a viagem não tenha corrido de acordo com as suas expetativas mas, de acordo com o acima mencionado, tratou-se de situações extraordinárias e em que os representantes locais da GeoStar tentaram agir sempre no interesse e da segurança do grupo.

Com base no acima exposto, caso pretenda apresentar alguma reclamação, nomeadamente no que se refere à parte de viagem paga por si e desde que a fatura esteja emitida em nome individual e não de empresa, sugerimos que efetue reclamação no nosso site https://www.geostar.pt/info/sugestoes-e-reclamacoes e encaminhe a sua exposição para o Senhor Provedor do Cliente das Agencias de viagens ou diretamente por e-mail para provedor@provedorapavt.com. Caso a fatura tenha sido emitida em nome de alguma empresa, poderá enviar a sua exposição para apoio.cliente@geostar.pt .
Sem mais de momento
Atentamente