53.8
  • netviagens@netviagens.pt

GeoStar Viagens - Viagem não realizada

João Avó apresentou a reclamação
27 de agosto 2016

Começo esta reclamação expondo os factos:

1 - No dia 3 de Julho de 2016, comprei, na Geostar do Rio Sul Shopping, um pacote de férias para Cabo Verde - Boa Vista para duas pessoas com partida a 27 de Agosto de 2016 e chegada a 03 de Setembro de 2016. Sinalizei a compra com 500€

2 - No dia 22 de Agosto de 2016, fui informado pela agência supracitada que poderia deslocar-me à loja para proceder ao pagamento da restante quantia. Fi-lo no dia 24 de Agosto de 2016, e fui informado que tudo estava em ordem.

3 - No dia 26 de Agosto de 2016 recebi um sms da agência a informar que haveria greve de segurança e que deveria estar no aeroporto pelas 9h00 do dia seguinte.

4 - No dia 27 de Agosto de 2016 entrei no aeroporto minutos antes das 9 horas e dirigi-me para o balcão de check-in assim que a informação do local foi disponibilizada nos monitores informativos (por volta das 9h15)

5 - O balcão de check-in abriu por volta das 10h30, tendo terminado o meu processo por volta das 10h40.

6 - Após o check-in fui imediatamente para a fila de segurança, onde tive de esperar mais de 2 horas até chegar ao ponto de revista.

7- Por volta das 13 horas cheguei ao ponto de verificação do passaporte, e fui, a correr, para a porta de embarque, chegando lá poucos minutos depois das 13h00. Lá informaram-me que o voo já tinha fechado e que não poderíamos embarcar. Para além disso, soubemos pelo funcionário de serviço (portway) que o avião iria descolar com apenas 13 dos 126 passageiros.

8 - Contactei imediatamente a agência de viagens e informaram-me que não poderiam tomar nenhuma medida, e sugeriram que tentasse reclamar junto das entidades que controlam o embarque (ANA e Portway).

9 - Depois de sair do aeroporto dirigi-me ao Seixal, procurando alternativas que não tivessem um acréscimo de custos para o cliente, ou pedir o reembolso de volta. Não obtendo uma resposta favorável, procedi à reclamação no Livro de Reclamações, da qual repito aqui o essencial para efeitos de visibilidade.

Findos os factos, venho pedir algum tipo de esclarecimento à Geostar relativo à responsabilidade do cancelamento da viagem. Tendo o cliente procedido dentro das conformidades durante o processo de embarque, não poderá ter responsabilidade pelo impedimento de embarcar e perda do voo.
Sendo que o pagamento do serviço prestado foi feito à Geostar, é do meu entendimento que a haver um reembolso, será por parte desta entidade. Ainda que a causa seja o atraso na abertura do check-in (por parte da Portway) ou pelo período reduzido de espera por parte da tripulação do voo (Everjets), ambas são entidades que têm contrato com a Geostar ou outro operador turístico por si contratado, aos quais o cliente é alheio.
Em conclusão, tendo perdido 1 semana de férias, pretendo, pelo menos, o reembolso do dinheiro que paguei por um serviço que não usufruí.

Data de ocorrência: 27 de agosto 2016
29 de agosto 2016
Para o interesse de quem possa ler esta reclamação, no decreto-lei 61/2011, artigo 29º, alínea 4 c) lê-se
"Tratando-se de viagens organizadas, a agência não pode ser responsabilizada quando (...) For demonstrado que o incumprimento se deve à conduta do próprio cliente ou à actuação de um terceiro, alheio ao fornecimento das prestações devidas pelo contrato, que a agência não pudesse prever"

Ora, a greve de seguranças poderia ser considerada uma actuação de um terceiro, alheio ao fornecimento das prestações devidas pelo contrato. No entanto, esta greve estava marcada com 1 semana de antecedência, e várias notícias na comunicação social deram conta de que poderia afectar os voos. Para além disso, o mau funcionamento da Everjets já deveria ser do conhecimento das ditas agências, o que tudo reunido, implica que estas situação seriam PREVISíVEIS, portanto: "As agências são responsáveis perante os seus clientes pelo pontual cumprimento das obrigações resultantes da venda de viagens turísticas" porque "(...), as agências respondem pela correcta emissão dos títulos de alojamento e de transporte e ainda pela escolha culposa dos prestadores de serviços, caso estes não tenham sido sugeridos pelo cliente.
29 de agosto 2016
Exmo Senhor João Avó

A GeoStar lamenta toda a situação originada pela greve das empresas de segurança a operar nos aeroportos Nacionais e em particular no aeroporto de Lisboa (Humberto Delgado).
A sua reclamação que rececionámos através deste portal, Deco Proteste, Provedor do Cliente da APAVT, Turismo de Portugal e nossa página na Internet, será analisada por forma a ser respondida tão breve quanto possível.

Sem mais de momento,

Atentamente
Serviço de Apoio ao Cliente
30 de agosto 2016
Exmos Srs da Geostar,

Já diz o ditado: "Desculpas não se pedem, evitam-se", pelo que não estou minimamente interessado nos vossos lamentos. Espero sim que assumam as responsabilidades que vos são devidas junto dos vossos clientes. Como devem ter tomado conhecimento nas reclamações que fiz e que recepcionaram, no balcão a que me dirigi, houve ocultação de informação relevante o que só pode ser por um de dois motivos: má fé (caso houvesse conhecimento da greve e não tenham informado os clientes) ou incompetência (caso as agentes não soubessem da greve de seguranças). De qualquer forma, é um erro da vossa parte.
31 de agosto 2016

Para os afectados por esta situação, deixo um link para um grupo do FB de modo a haver uma troca de informações sobre a resolução do problema.