Gertal - Companhia Geral De Restaurantes E Alimentação, S.a.

Gertal - Maus tratos aos funcionários

Filipa Santos
Filipa Santos apresentou a reclamação
11 de outubro 2021 (editada a 12 de outubro 2021)
Trabalhei na gertal durante alguns anos. Durante os primeiros anos fui assediada por um chefe tarado que gostava de apalpar as mulheres. Fiz queixa nos superiores e ele apenas recebeu uma advertência. Tendo continuado com o mesmo cargo sem qualquer tipo de punição. Algumas colegas não aguentaram e despediram-se. Mudei para uma unidade onde era obrigada a fazer horas horas sem qualquer preocupação da chefia se tinha disponibilidade. A gerente da unidade não dava material para que pudéssemos efetuar um trabalho decente. Tínhamos que lavar a loiça com detergente do chão. Quando havia. Muitas vezes tinha que lavar a loiça só com água. Não tinha comida para as nossas refeições. Não tínhamos direito a beber água. Não podíamos ir à casa de banho quando era necessário. Tínhamos que tomar o pequeno-almoço em pé quando podíamos tomar. Muitas colegas estão de baixa por motivos psicológicos. Trabalhar na gertal é uma escravatura. Devia de ser fechada. A inspectora trata os funcionários como lixo. Estavam sempre a mudar o meu horário sem qualquer justificação. Fiquei de baixa por problemas psicológicos causados pelo trabalho. Muitas colegas ficaram com depressão ao trabalhar na gertal. A gerente passava o dia a falar ao telemóvel e a fumar. O salário é miserável e não dão formação aos funcionários. Colocam empregadas de refeitório a fazer trabalho de gerente. Eles roubam a saúde mental dos funcionários e depois despedem-nos. Agora só funcionários com carro para não se preocuparem com transportes e não pagam mais por isso. Querem que os funcionários tenham a farda a brilhar, mas todos os produtos de limpeza saem do nosso salário. Cheguei a comprar material porque à empresa não fornecia material para poder trabalhar. Não desejo nem ao meu pior inimigo trabalhar na gertal. Péssimo. Eles dizem que há possibilidade de subir na carreira, mas é tudo mentira. Quem começa como empregada de refeitório vai acabar como empregada de refeitório.
Data de ocorrência: 1 de abril 2021
Gertal
12 de outubro 2021

Para podermos dar seguimento à sua reclamação, agradecemos que nos indique a Unidade Gertal onde faz referência.
Sem essa informação não podemos dar seguimento à mesma e tentar saber quais as pessoas envolvidas.
Quando se faz uma reclamação deve-se dar toda a informação para podermos atuar de seguida.
Para qualquer esclarecimento, agradecemos que envie para o meu mail: marina.rebelo@lx.gertal.pt
Melhores cumprimentos,

Marina Rebelo
Gertal
14 de outubro 2021
Exmos.Senhores,

A Gertal lamenta quanto teve de ler na presente "queixa", não só rejeitando as imputações feitas, mas especialmente apontando o seu grau de alienação face à realidade.
A Gertal emprega milhares de trabalhadores, é uma empresa certificada e líder de mercado no seu segmento de atividade, sendo conhecida e reputada pelos seus elevados padrões de responsabilidade social e pelo elevado grau de satisfação dos seus colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes.
Teve esta empresa oportunidade de rever as imputações feitas, tendo concluído que as mesmas não têm qualquer nexo com a realidade material, não sendo sequer sindicáveis atenta a falta de circunstâncias de tempo, modo e lugar, lamentando que a "queixosa" não tenha tido o cuidado de relatar os seus alegados agravos em momento oportuno, tendo sim preferido a calúnia e a difamação em portal na internet.
De resto, atento ao teor alienado das imputações, mais nada se oferece ou justifica referir.

A Gertal