18.3
  • ola@getir.com

Getir - Recusa de informação

Maria Lopes apresentou a reclamação
12 de setembro 2022
Após várias utilizações, comecei a verificar que, sistematicamente, os meus pedidos recebiam como resposta que a fila de espera estava demasiado congestionada e por isso não poderia ser atendida.
Comecei a estranhar quando isso aconteceu logo à hora de abertura do serviço.
Pedi esclarecimento para o ocorrido, através de mensagem na aplicação.
Obtive a informação de que teria violado regras da aplicação.
Solicitei esclarecimento adicional e fui encaminhada para um endereço e-mail para esclarecimento mais detalhado.
Continuei sem obter resposta: isto é, sou acusada de ter tido um procedimento incorrecto e é-me negado o direito de saber de que erro se terá tratado.
Verifiquei depois que este tipo de queixo é talvez o mais comum o que me leva a crer que haverá outras razões não claras para esta situação.
Pretendo contribuir para que a tramóia seja desmascarada
Data de ocorrência: 10 de setembro 2022
27 de setembro 2022
Efectuei reclamação também no portal da Direcção Geral do Consumidor a 10/09/2022,
à qual foi atribuída a referência DGC/DSCC/RECL/2225/2022.
28 de setembro 2022
Recebi a seguinte resposta:
Acusamos a receção da exposição de V. Exa. que nos mereceu a melhor atenção, sobre o assunto exposto cumpre esclarecer o seguinte:

O n.º 1 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 370/93, de 29 de Outubro, determinava:

Recusa de venda de bens ou de prestações de serviços

1 - É proibido recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, segundo os usos normais da respetiva atividade ou de acordo com as disposições legais ou regulamentares aplicáveis, ainda que se trate de bens ou de serviços não essenciais e que da recusa não resulte prejuízo para o regular abastecimento do mercado.

Com a revogação deste diploma e entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 166/2013, de 27 de dezembro, a recusa de venda apenas passou a ser proibida entre empresas.

Todavia, Este diploma foi alterado e com esta alteração o artigo que proibia esta prática, foi revogado.

Assim, atualmente, não existe diploma que sancione este tipo de atuação.

Para eventuais conflitos de consumo, informamos da existência do CACCL-Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa.
Este Centro está localizado na Rua dos Douradores, 116 - 2º, 1100-207 Lisboa, tem igualmente os seguintes contactos. Telefone: 21 880 70 30 e E-mail: juridico@centroarbitragemlisboa.pt.

Para informações detalhadas sobre o funcionamento e regras do CACCL consulte o respetivo sítio: www.centroarbitragemlisboa.pt., onde poderá apresentar reclamação através de formulário próprio.

Direção de Serviços de Comunicação ao Consumidor

Ao que respondi:

Exmºs Senhores,

Agradeço os esclarecimentos prestados.

No entanto, o que me fez reclamar foi o facto de ter sido acusada de violação de regras sem que me informem, apesar das insistências, de que regras foram essas.

Grata pela atenção prestada apresento os meus melhores cumprimentos
Maria Lopes avaliou a marca
13 de outubro 2022

A Marca tem como objectivo prioritário o lucro. Isso vale o que vale. Lamentável é a crescente vulnerabilidade do consumidor em geral que, por ausência de regras ou de quem as supervisione, quando existem, sinta um crescente sentimento de impotência nesta sociedade em que quem nos devia defender se coloque, por acção ou omissão, como arma ao serviço deste tipo de mercado.