Vestuário Homem e Senhora

Giovanni Galli - Cheque prenda inutilizável por motivos contabilisticos

Pedro Marques
Pedro Marques apresentou a reclamação
2 de junho 2016

Desloquei-me à vossa loja do Outlet de Vila do Conde na passada 5ª feira 26 de Maio, sendo portador de um cheque prenda que tinha expirado o prazo de validade em 31 Dezembro de 2015. Foi-me informado que o mesmo já tinha caducado e com base nisso, não haveria nada a fazer. contudo chamaram a gerente, que ficou de se informar, comprometendo-se a contactar-me no passado dia 27 de Maio. Não recebi qualquer contacto até ao dia de hoje, tendo na 6ª feira recebido um simpático SMS informando que, por ser o meu aniversário teria 10% de desconto. Não tendo recebido qualquer contacto, tal como prometido, recorri ao Facebook da marca, expondo a situação e aguardando uma resposta para a mesma. Recebi a seguinte resposta:

"Exmo. Sr. Pedro Marques,
Quanto a questão que nos apresenta, não é possível revalidar o cheque mesmo que quiséssemos fazer cortesia com o Sr. Pedro, pois o cheque é de 2015 e o ano 2015 já se encontra contabilisticamente fechado e já não podemos mexer em documentos desse ano.
Se fosse deste ano daríamos outro prazo, do ano passado e conforme explicado não podemos.
Consciente que entende a nossa posição."

Ponto prévio: obviamente há desleixo da parte de quem não utilizou o cheque no período devido (nunca pensei que tivesse a validade de 6 meses, mas a falha é obviamente minha). Contudo como opinar sobre uma entidade que recebe um valor (neste caso 40 €) e se recusa a compensá-lo no produto devido quando o cliente o solicita, mesmo que fora do prazo.

O que pensar quando na resposta, são alegados motivos contabilisticos, para que isso não seja feito. Por redução ao absurdo, caso o cheque tivesse a validade de 6 meses e fosse adquirido no dia 1 de Janeiro e fosse apresentado no dia 31 de Dezembro (com uma validade ultrapassada superior), deduz-se que tal já seria possível.

O que fazer quando ainda por cima se é cliente da casa há muitos anos, e se é tratado desta forma.

Da minha parte , é simples, como cliente apenas passarei a fazer compras noutra marca (por acaso até há muitas concorrente). Da parte da empresa, se calhar também é simples... para o departamento de contabilidade. Cumprimentos.

Data de ocorrência: 2 de junho 2016
Pedro Marques
Pedro Marques avaliou a marca
2 de setembro 2022

Não compensação de um cheque prenda por motivos fúteis menorizam a marca e mostram desinteresse pelo cliente.