Globalvia, S.A.
  • Centro de Assistência e Manutenção
    Estrada Nacional 18
    6005-193 Lardosa
  • geral@a23bi.pt

Globalvia - Cobrança indevida de portagem em viatura com via verde

Luis Silva apresentou a reclamação
3 de setembro 2020
Recebi um aviso de cobrança de portagem com a matrícula da minha viatura.
Possuindo Via Verde estranhei o facto e na posse dos registos da minha Via Verde confirmei a sua inexistência de registo da referida passagem na Via Verde. De seguida enviei para a GLOBALVIA uma carta contendo os seguintes pontos:
"....
1. O meu carro possui VIA VERDE, logo qualquer passagem é imediatamente debitada na minha conta de forma automática,
2. De acordo com o meu extracto da VIA VERDE não existe qualquer passagem efectuada no dia da alegada infracção (23-01-2020),
3. Não existem elementos de prova do facto,
4. Qualquer assunto relacionado com uma alegada passagem teria de ser resolvido com a VIA VERDE,
5. No dia em causa, e de acordo como os meus registos, estava no meu posto de trabalho sito na AMADORA, Lisboa, portanto muito longe da A23,
6. No dia em causa e na hora em que mencionam as passagens estava no hospital a acompanhar um familiar, tendo utilizado a minha viatura para o efeito......", o extracto da Via Verde e o comprovativo da minha deslocação ao Hospital para acompanhar a minha mãe.
Na resposta, para além de não fazerem prova da passagem ignoraram por completo as minhas provas/argumentos.
Devo referir que moro em Lisboa (Paço de Arcos) e trabalho na Amadora, e na hora e data referida da infracção alegadamente ocorrida perto de Abrantes (A23- Sarnadas N-S e A23- Montalvo N-S), acompanhava a minha mãe ao Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental sito na Estrada do Forte Alto do Duque ( Hosp.Francisco Xavier no Alto do Restelo), logo seria impossível alguém ter utilizado o meu carro sem a minha autorização.
Mais, nos registos da Via Verde não existem quaisquer passagens noutra qualquer concessionária. Como teria chegado a Lisboa?
Quais os motivos para retirar o identificador para dois troços da A23?
Até prova em contrário a GLOBALVIA está a fazer de mim, uma pessoa honesta e cumpridora, um violador da lei. Se não é crime, devia ser. Não fez prova da minha passagem e descartou a minha documentação/comprovativos.
Data de ocorrência: 3 de setembro 2020
14 de setembro 2020
N / REFª DCP / SAC / 20 / 444913

Acusamos a receção do email abaixo, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Analisado o teor da exposição que nos foi dirigida, informamos já ter sido remetida a respetiva resposta ao Cliente, através de correio eletrónico, à data de 07-09-2020.

27 de outubro 2020
N / REFª DCP / SAC / 20 / 444951

Acusamos a receção do email abaixo, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Analisado o teor da exposição que nos foi dirigida, informamos já ter sido remetida a respetiva resposta ao Cliente, através de correio eletrónico, à data de 07-10-2020.

28 de outubro 2020
Já enviei pela 2ª vez as minhas provas sobre a impossibilidade da ocorrência depois de não terem produzido prova objectiva do facto em questão. Continuo à espera....e sem conseguir anexar o respectivo documento nesta plataforma.
7 de dezembro 2020
N / REFª DCP / SAC / 20 / 450564

Acusamos a receção do email abaixo, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Analisado o teor da exposição que nos foi dirigida, informamos já ter sido remetida a respetiva resposta ao Cliente, através de correio eletrónico, à data de 04-12-2020.

9 de dezembro 2020
Exmos Senhores,

Conforme já afirmei anteriormente em resposta por mim enviada não faz qualquer sentido pretender não pagar por um serviço realizado e logo pelo montande de cerca de 12€, o que não faz sentido é pagar por um serviço inexistente. As datas das elegadas passagens são 2020-01-23 e 2020-01-23
Resumidamente:
- não fizeram até agora prova inequívoca da minha passagem com todos os dados que comprovam a sua realização; data, hora e local (a vossa alegação de que o nome do ficheiro é bastante para comprovar os dados que refiro não está correcta, de acordo com a lei esses dados devem constar da imagem, e o motivo deve-se a facto de qualquer ficheiro poder ser inadvertidamente, ou intencionalmente, alterado)
- pela minha parte já enviei comprovativo que mostra claramente:
1 . que já tinham sido realizadas passagens noutras portagens anteriores à data em que referem com a minha viatura e que mostram claramente que a minha ViaVerde já se encontrava activada (contráriamente ao que afirmam numa das vossas comunicações e que repetem na última),
2 . no dia da referida passagem não existe registo de passagem na ViaVerde,
- na mesma data da pretensa passagem nas vossas portagens estava a acompanhar a minha mãe ao Hospital, também envei o comprovativo anteriormente e repetidas vezes,

Entendo lesivo dos meus direitos como cidadão descartarem as provas por mim repetidamente enviadas, e dessa forma a minha defesa e o direito que me assiste, sem fazerem prova das referidas passagens.

Quando essas provas acontecerem (o que nunca acontecerá e face dos elementos por mim já fornecidos
e que atesto pela minha honra como sendo verdadeiros) será naturalmente liquidado o montante da alegada dívida.

8 de abril 2021
N / REFª DCP / SAC / 21 / 460592

Acusamos a receção do email abaixo, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Analisado o teor da exposição que nos foi dirigida, informamos já ter sido remetida a respetiva resposta ao Cliente, através de correio eletrónico, à data de 08-04-2021.

13 de abril 2021
Exmos. Senhores,

Mais uma vez afirmo que não vejo qualquer objecção em pagar um serviço prestado, mas vejo objecção em pagar um serviço não prestado e/ou sem os devidos comprovativos, e em face das provas que apresentei da sua impossibilidade.
Os vossos registos fotográficos evidenciam a falta de correspondência entre as fotografias própriamente ditas e o local, e data/hora das alegadas passagens, e sobre as quais não adicionaram nenhum esclarecimento. Portanto, como meio de prova são completamente inúteis, carecem da sua inequívoca prova.
As minhas evidências já estão apresentadas há muito, a vossa é uma reclamação para pagar um serviço sem fundamento, e desrespeitando os meus mais elementares direitos como cidadão.
Quero acreditar que vivemos num Estado de Direito.

Quando provarem inequivocamente as minhas passagens (será impossível, mas....) pagarei.

(Escrevo antes AO90)
16 de agosto 2021
Continuo à espera da prova iniquívoca da realização da passagem na data reclamada.
Luis Silva avaliou a marca
5 de maio 2022

Os senhores da Globalvia continuam sem fazer prova objetiva do que afirmam e usam de posição dominante para violar os meus direitos.