Globalvia, S.A.
  • geral@a23bi.pt

Globalvia - Custos administrativos imorais

Luís Nuvens
Luís Nuvens apresentou a reclamação
9 de julho 2020 (editada a 13 de julho 2020)
Realizei há 14 meses uma viagem para a zona da serra da Estrela utilizando a A23 de que a Globalvia retém as rendas das portagens. Após cerca de 10 dias procurei o valor em dívida nos locais da Internet para o efeito mediante a matrícula e nada encontrei nesse sentido (!) e fiquei a aguardar. Após 14 meses (!) chega a factura com 5 taxas de portagem (também lhe chamam infração !), correspondentes cada uma a uma viagem/entrada - o que é estranho pois para mim foi sempre a mesma estrada/viagem - e em cada uma destas taxas de portagem é cobrado o custo administrativo de € 2,21 (sendo que a menor taxa de portagem é € 1,15, isto é o custo administrativo chega a ser cerca do dobro da taxa de portagem) e com esta marosca lá levam 5 vezes € 2,21 = € 11,05! Na minha opinião trata-se duma armadilha com carácter de extorsão, em que os clientes são obrigados a pagar custos administrativos exorbitantes e multiplicados numa simples emissão e envio de factura, que deveriam ser pagos pela empresa, só possível numa república das bananas governada por corruptos, e venho por isso apresentar queixa desta firma que nem sequer se dá ao trabalho de comunicar a tempo os valores em dívida.
Data de ocorrência: 9 de julho 2020
Globalvia
20 de agosto 2020
N / REFª DCP / SAC / 20 / 434257

Acusamos a receção do email abaixo, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Analisado o teor da exposição que nos foi dirigida, informamos já ter sido remetida a respetiva resposta ao Cliente, através de correio eletrónico, à data de 28-07-2020.

Fátima Marques
(Apoio ao Cliente)
Luís Nuvens
1 de setembro 2020
Na carta de resposta que recebi é afirmado que: "cumpre-nos esclarecer que os dados das viagens realizadas pela viatura matrícula 41-22-FA foram atempadamente disponibilizadas a pagamento junto das entidades de cobrança CTT/Payshop para que aí pudessem ser voluntariamente regularizadas. Sucede que findo o prazo de cinco dias úteis foram-nos devolvidas com a indicação de não ter sido registado o pagamento" - ora 5 dias é um prazo muito pequeno para o pagamento, quando sabemos que o prazo normal para pagamento de qualquer factura é de um mês, seja nas companhias de electricidade, gás, etc, etc., o que me leva a pensar que, talvez protegidos por uma lei injusta e corrupta, se trata de um caso de má fé, escandaloso. Depois, afirmam que "a partir do momento em que é determinado o início do processo coercivo, a cada viagem realizada e não liquidada voluntariamente através das modalidades existentes, como foi o caso, corresponde uma taxa de portagem e um custo administrativo no valor de 2,21€", ora eu já expliquei que se tratou de uma única viagem, que esta companhia resolveu dividir em 5 taxas de portagem e que depois, abusivamente penso eu, transformam em cinco viagens, com cinco custos administrativos, um acto que eu considero abominável e mais uma vez a revelar má fé. Depois dizem que "quanto ao hiato temporal verificado entre a data das viagens e a data do envio do respectivo documento de pagamento deve-se a questões meramente relacionadas com a automática operacionalidade da emissão e expedição de correspondência", ou seja nós consumidores só temos cinco dias para pagar mas esta companhia entende que tem todo o tempo do mundo para emitir a correspondência! Por fim acabam a dizer que "face ao exposto, assegurando que não existiu da nossa parte qualquer irregularidade", eu respondo que penso que na realidade estão muito bem encostados debaixo duma lei feita à medida das "rendas excessivas" por um governo de corruptos.