11.9
Guarda Nacional Republicana
  • Largo do Carmo
    Comando Geral da GNR
  • info.interna@gnr.pt

GNR - Agressão de um idoso por parte de um militar

José Belo
José Belo apresentou a reclamação
25 de abril 2020
No passado dia 16 de março de 2020, em Reguengos de Monsaraz o meu avô de 79 anos dirigiu-se à mesma padaria onde ia todos os dias, padaria esta que neste dia ainda não tinha qualquer restrição na entrada de clientes, dentro deste mesmo establecimento encontrava-se um militar da GNR à civil e fora do seu horario laboral, este mesmo militar quando o meu avô entrou no establecimento mandou-o sair de imediato duma forma bastante rude, ordem que o meu avô não acatou, ignorando o homem, depois de comprar o pão como normalmente, saiu do establecimento, já fora do mesmo e na via publica, este militar desfardado diz: "ouça lá!" o meu avô dirigiu-se ao homem e diz: "diga" neste momento este homem de 40 e poucos anos (acho eu) parte para a agressão dando um soco no pescoço do meu avô de 79 anos! fazendo-o cair ao chão de imediato, não satisfeito ainda se ia dirigir novamente e com intenção de agredir só parando e afastando-se rapidamente porque o meu avô gritou por auxilio.
Fizemos queixa diretamente ao comandante do posto de Reguengos de Monsaraz que prontamente enviou uma patrulha para recolher o depoimento do meu avô, o mesmo tambem se dirigiu ao gabinete de medicina legal de Évora.
No dia 19 de março dirigi-me ao posto com intenção de fazer o meu avô assistente do processo e pedir para que uma patrulha se dirigi-se a casa de forma a recolher as assinaturas necessárias, pois o meu avô neste momento tem medo de sair à rua e muito menos se quer dirigir a qualquer autoridade. Fui recebido muito mal, não me deixaram sequer representar o meu avô exigindo que o mesmo tinha de lá se dirigir, pedi para falar com o militar que agrediu o meu avô de forma a questionar o mesmo porque tinha feito tal coisa a um idoso, este senhor foi agressivo para mim falando de testa encostada à minha como forma de me intimidar, quando olhei à minha volta estava praticamente rodeado por cerca de 5 a 7 militares "prontinhos para molhar a sopa" se é que me faço entender...
O militar agresssor desmentiu o acontecimento dizendo que não tinha agredido o meu avô e que só estava a fazer o trabalho dele, mas me informou que também fez queixa por difamação contra o meu avô, uma clara situação de queixa e contra queixa para ver se fica nas chamadas "águas de bacalhau"
Eu só pergunto: Mas qual trabalho fora do horario laboral e à civil?
É triste ser esta a imagem das forças de segurança neste país, abusam e agridem e entre colegas lá se vai varrendo a poeira para baixo do tapete...
O que é certo é que o meu avô é uma pessoa bastante activa que chega a fazer uma dezena de kilometros pela cidade onde vive à mais de 50 anos e onde conhece toda a gente sendo uma pessoa bastante alegre e querida por todos, neste momento tem receio de sair e ficou bastante em baixo pois percebeu que não se consegue defender como dantes.
NUNCA ME IREI ESQUECER DE VER O MEU AVÔ COM LAGRIMAS NOS OLHOS A DIZER-ME: "FILHO ATÉ A MINHA BOINA CAIU AO CHÃO, NÃO TENHO VONTADE DE SAIR NEM DE COMER, ESTOU TRISTE FILHO!"
O que é certo é que esta criatura semi humana lá continua no posto com a sua fardinha a fazer o que diz ser o seu trabalho, continuando a agredir e a intimidar se for preciso, e o pobre velhote agredido no final disto ainda é capaz de passar por mentiroso se bem calhar.
Gostava de ver alguma reação por parte superior, transferencia de posto, congelamento da carreira ou até mesmo a suspenção do mesmo, mas nada aconteceu ainda...
Data de ocorrência: 25 de abril 2020
Ver perfil de
25 de abril 2020

José, trata-se de uma caso que deve ser investigado pela IGAI
(R. Martens Ferrão 11, 1050-206 Lisboa - Tel. 21 358 3430 - E-mail: geral@igai.pt)

Pode fazer a Denúncia/Queixa "online" aqui: https://www.igai.pt/pt/QueixaOnline/Pages/Registo.aspx

Não deixe de o fazer porquanto o que descreveu configura um grave incumprimento desse militar, devendo o mesmo, no mínimo, sentir que não pode actuar impunemente.

Se esse GNR agrediu o seu avô deverá ser Punido Disciplinarmente por forma a que não volte a prevaricar. Um pedido de desculpas formais poderá ajudar o seu avô a recuperar a segurança que esse militar comprometeu.

José, a informação acima está impecável, apenas acrescento:
os comandos das autoridades policiais costumam deixar os processos de inquérito para instaurar, depois, processos disciplinares, em banho maria a ver se os ofendidos apresentam queixa crime; depois arquivam os processos de inquérito - quando as vítimas deixam passar os prazos para apresentar queixa.
Portanto apresente queixa-crime no gabinete do Ministério Público que funciona em todos os Tribunais. É gratuito. Reúna desde já todas as provas tanto materiais como testemunhais e junte essa informação à sua queixa. Só tem de pagar 1 UC para se constituir assistente, porque é um crime semi-publico; consulte um advogado por causa dos prazos, pode ser o da Junta de Freguesia, se houver. Entre com o pedido de indeminização - também tem prazos. Não deixe de actuar ou esse selvagem apresenta uma queixa contra si ou o seu avô por injúria.
Há um dito, que, segundo creio, é alentejano: quanto mais um homem se agacha mis se lhe vê o c...
D.

Meu Bom Amigo,hoje 25 de Abril estava assistindo ao filme "Capitals de Abril" e e Pena não termos mais homens como foi Salgueiro Maia,porque se tivéssemos estas Autoridades Abusivas que atuam no nosso Pais,desapareciam do mapa num instante.Culpa dos nossos Governos que so sabem dar beijinhos e fazerem discursos de Bons Samaritanos!!Faça Queixa em Bruxelas do acontecido, pois se esperar Justiça nesta Republica das bananas, esperara toda a vida!E uma tristeza e falta e Respeito o que fizeram ao sr. seu Avo,lamento imenso!
Moro ha 35 anos noutro Pais (Civilizado) e garanto-lhe que no mesmo ate serem apurados todos os factos, o Policial seria suspenso,mas aqui, fazer o que??Eles so usam a Autoridade contra pessoas Idosas e Indefesas,gostava de ver esse Policial ir la na Amadora,ou no Seixal,ter esse tipo de tratamentos com certos casos que tem acontecido por la!Nao desista e faça-se valer os seus Direitos,e lute ate a ultima!Forte abs e as rápidas Melhoras do seu avo.

Fiz queixa no IGAI e no livro de reclamações da GNR, até agora só responderam à reclamação, o militar tem um processo crime e disciplinar em desenvolvimento, e o meu avô um processo crime contra ele, sejam bem-vindos a Portugal, onde quem pode faz o que quer, se o resultado de tudo ainda lesar o meu avô juro que levo isto ao tribunal europeu, é ridículo fazerem isto a um homem de 79 anos, que ganhava ele em mentir? onde fez a nódoa negra no pescoço? de onde veio o medo dos militares da GNR? Obrigado a todos pelas palavras e concelhos, porém é impossível uma pessoa mexer-se, chamasse faca e queijo na mão..