13.2
    Comando Geral da GNR
  • info.interna@gnr.pt

GNR - Comportamento impróprio de um agente da autoridade

carvalholei@gmail.com apresentou a reclamação
10 de setembro 2020 (editada a 20 de janeiro 2021)
No dia 10 de Setembro por volta das 10.30 dirigi-me ao Posto da GNR de Gondomar onde tinha sido solicitada a minha presença no dia anterior por parte do Cabo (*) em virtude de um assalto que tinha sido vítima numa moradia em Meinedo Lousada do qual sou proprietário , com vista a ser feita um Auto de Inquirição de testemunha . Em virtude de um ligeiro atraso ( 10h) informei o posto do mesmo. Quando cheguei e desconhecendo que não podia entrar com o Veículo , estava parado e quando me preparava para me deslocar para o Posto fui interpelado por uma pessoa ( sem qualquer identificação) que num tom de voz agressivo e intimidativo me abordou para retirar o veículo , enquanto explicava o motivo da minha presença e dado que não me era permitido falar pois continuava a intimidação verbal , dirigi-me dentro do posto no sentido de salvaguardar a minha integridade e anunciar a minha presença ( sem nunca me ter negado a retirar o veículo). Já no interior do Posto continuou a verbalização e agressividade testemunhada por 2 Agentes que se encontravam no seu interior “ . A “Pessoa “em questão disse que era o “Comandante do Posto“ e dando um murro na mesa numa total perda de controle manteve um comportamento ameaçador da minha integridade , tendo de seguida e depois de eu ter dito que iria apresentar uma queixa , a insinuar que eu é que estaria a perder a calma , numa clara tentativa de inversão dos factos . Pedi que os 2 Agentes em serviço testemunhassem esta agressividade , ao que a “Pessoa”em questão ‘ Comandante “ ainda sem qualquer identificação disse que tinha uma “ Senhora “ que assistiu a toda esta abordagem e que seria também sua testemunha , como não se encontrava ninguém no posto além de mim e os 2 agentes de serviço tendo chegado posteriormente um outro agente na viatura Policial , não sei a que testemunha se referiria .
Entretanto eu questionava e tentava explicar a razão de ter entrado com o veículo uma vez que não existia qualquer sinal de interdição . Retirei o Veículo e retrato aqui esta situação que além de injusta revelou uma total falta de respeito para com um Cidadão que se deslocou a um local a pedido , onde é suposto sermos tratados com Respeito , Justiça e Elevação . Salvaguardo o comportamento exemplar dos 2 Agentes em Serviço em toda esta situação da qual se mantiveram , talvez condicionados por uma questão de Hierarquia distantes .
Data de ocorrência: 10 de setembro 2020
20 de dezembro 2020
Ainda não existiu qualquer resposta , continua por resolver
12 de janeiro 2021
Aguardo resposta