11.9

GNR - Falta de competência

Paula Albuquerque
Paula Albuquerque apresentou a reclamação
21 de setembro 2016

Circulava no sentido Santo António da Charneca, Barreiro pela estrada de Palhais perto do Covelo e Pinto. Quando me deparo com uma fila de trânsito enorme para o sentido de Coina. Estava no para e arranca, de repente toca o telemóvel, ao saber que a lei não permite a utilização do telemóvel. Então resolvi fazer o mais correto, parar na Berma da estrada para atender. Assim que eu faço o pisca para o lado direito avisto um guarda que me manda parar e pede - me com delicadeza os documentos. Como tal, forneci todos os documentos solicitados, pelo o Gnr. Em seguida pede - me com uma grande lata para sair do carro e ir á carrinha buscar os meus documentos, no qual se encontrava no outro lado da estrada, sentido oposto da via Coina - Santo António da Charneca. Não fiquei muito satisfeita mas lá fui eu á carrinha (porque eu entendo que as autoridades existem para nos servirem, não, nós a eles), Quando cheguei á carrinha, o meu espanto, vejo dois guardas com computadores a passar multas. Um deles diz com uma enorme arrogância que tinha 60€ para pagar e sem nenhuma justificação. É óbvio, que perante esta situação, reclamei e perguntei os porquês da multa, porque não estava a perceber tantos disparates juntos. Ao fim de lhe repetir 2 ou 3 vezes a mesma pergunta o Sr. Gnr resolve responder e diz - me que não se pôde parar nas bermas da estrada, demonstrando o meu desagrado acabei por dizer que não iria pagar a multa só em tribunal e que tinha direito a contestá - la. O Gnr ofendido com as minhas palavras, revolveu - me expulsar - me da carrinha utilizando a sua força, deu - me dois encontrões. Quando estava a cometer o ato avistou do lado contrário á janela outro condutor que estava a pagar uma multa ao seu colega e para não ficar mal alegou em voz alta que eu queria entrar dentro da carrinha e que já lhe tinha pegado no braço 2 vezes. Após o sujeito ter pago e ter - se afastado do local, aproveitou a deixa para me dar mais um encontrão e fechou - me a porta da carrinha na cara. Fui para o carro sem os meus documentos, gritando que tinha sido expulsada e mal tratada pelo Gnr. Dirijo - me ao colega que estava a inspeccionar o trânsito e a resposta foi, de certeza que houve um mal entendido. Ao entrar no meu carro perguntei ao Gnr como era a respeito dos meus documentos. A resposta foi que tinha que esperar por uma guia para poder circular e a carta ia ficar aprendida. Esperei e pude observar dois Gnr dentro da carrinha, todos satisfeitos a gozar com a situação que eles provocaram. Acabei por dizer ao Gnr que estava na estrada, que não podia esperar mais e a resposta foi, vai se embora e passe pela esquadra de Coina para levantar a sua guia. No regresso, novamente passo pela carrinha da Gnr e peço novamente a minha guia, todos satisfeitos e com ar de gozo manda - me outra vez esperar, um deles saiu do carro e dá - me vários encontrões e várias pisadelas, o outro ofendeu - me verbalmente (* PROIBIDO *, peixeira de * PROIBIDO *, monte de * PROIBIDO *, * PROIBIDO *, porca ...) e o terceiro estava - se a rir todo satisfeito com a situação. Em seguida veio um deles para esclarecer a situação da guia, onde acabou - me por dizer que a guia tinha que ser levantada em Setúbal. Não consegui ver a cara a nenhum deles, nem se apresentaram e não sei os porquês que moda é essa das autoridades usarem óculos e nem os tirarem quando estão a falar com as pessoas, é uma grande falta de respeito e deveria ser proibido. Dei entrada no hospital do Barreiro, vou entrar com uma ação judicial contra estes três Gnr.

Data de ocorrência: 21 de setembro 2016