11.9

GNR - Irregularidades em ocorrência de atropelamento

Nuno Costa
Nuno Costa apresentou a reclamação
14 de agosto 2022
Certo agente do Posto Territorial da Lourinhã da GNR, que assinou a participação de acidente de viação, relativa a um atropelamento que sofri, cometeu algumas irregularidades nas diligências após o acidente e redacção da mencionada participação de acidente de viação.

O participante indicou na participação que do acidente apenas resultaram feridos leves. No entanto, eu estive internado durante dois meses. De acordo com Artigo 157.º número 7. do Código de Estrada, tal implicaria ter havido um ferido grave.

É de notar que o participante escreveu na descrição da participação «Não foi possível ouvir em declarações o peão, em tempo útil, uma vez que o mesmo até à data ainda se encontra hospitalizado.». Tal parece denotar que a participação foi terminada em data posterior à do acidente e que o participante sabia que eu me encontrava hospitalizado, ou seja, internado.

Posto isto, o participante estaria obrigado, face ao Artigo 157.º do Código de Estrada, a, após o acidente, realizar testes de detecção de substâncias psicotrópicas. O participante, por alguma razão, entendeu não fazer tais testes.
Data de ocorrência: 22 de fevereiro 2022
Nuno Costa
Nuno Costa avaliou a marca
11 de setembro 2022

Parcialmente resolvido, após reclamação no site da gnr.pt. Tive primeiro a resposta de que reencaminhariam a minha reclamação para o Posto Territorial da Lourinhã, a que a reclamação se dirigia. Ali insistiram que o dito agente policial participante tinha sido informado pelo INEM que os ferimentos eram leves - algo que seria contraditório com o que o mesmo INEM disse a meus familiares. Entretanto, o próprio comando de Lisboa respondeu. Eventualmente, e após o meu pedido, enviaram-me a cota onde se corrigia a Participação de Acidente de Participação, admitindo-se que, de facto, eu estava hospitalizado no momento em a participação fora redigida e que assim, e tendo em conta um artigo do Código de Estrada que lhes tinha mencionado, resultava que eu tinha sido um ferido grave. Suspeito que foi necessária pressão do próprio comando sobre o Posto Territorial da Lourinhã e o agente participante, para obter essa devida correcção. Os dois últimos já tinham tido acesso à minha nota de alta clínica, que atestava que estive internado dois meses. A quem leia o presente exorto: não deixem passar! São agentes com autoridade para FAZER A LEI SER CUMPRIDA, não para estarem acima da lei. Em situações como esta, procurem e recorram a quem se situa num patamar mais alto dentro das hierarquias da GNR; munam-se de informações sobre leslislação aplicável e citem-na - a lei está acima da GNR ou qualquer outra força policial.