11.9
Guarda Nacional Republicana
  • Largo do Carmo
    Comando Geral da GNR
  • info.interna@gnr.pt

GNR - Multa por ultrapassagem perigosa? Onde?

Filipe Romão Carvalheira
Filipe Carvalheira apresentou a reclamação
23 de dezembro 2017

No inicio deste mês em trabalho pela Telepizza da Moita onde sou distribuidor, o Agente Carraça e o Agente Pereira deslocaram-se à loja desta pizzaria por se terem cruzado comigo em plena estrada e terem-me visto a fazer uma suposta ultrapassagem perigosa onde não existiu de forma alguma.
Claro que ao ser chamado pelos agentes na loja admiti que teria sido eu naquela zona aquela hora e que nada cometi para que autuassem pois tinha consciência do que havia passado naquele momento e passo a citar:
Vinha eu no sentido Gaio-Rosário/Moita (quem conhece a zona sabe do que falo), junto à escola Fragata do Tejo depois da passadeira/lomba, tentei de facto efectuar uma ultrapassagem, que ao verificar que não iria conseguir porque o motociclo em que conduzia estaria na terceira mudança, pois reduzi velocidade antes de passar a passadeira/lomba e logo a frente teria um veiculo de passageiros, esse que iria ultrapassasar, com isto verifiquei que viria uma viatura de frente (a sensivelmente 100mt) então por segurança desisti da ultrapassagem e voltei para trás da viatura que tentara ultrapassar.
Após o veiculo que vinha de frente passar por mim, curiosamente era a GNR da Moita, o/a condutor que ia a minha frente efectuou pisca para a direita e encostou lentamente (parou mais tarde? não sei mas encostou-se a direita), e nesse momento efectuei a ultrapassagem.
Passados uns 10 minutos os agentes da GNR da moita apareceram na loja da Moita e autuaram-me por tentativa de ultrapassagem perigosa, o que de facto no auto até esta mal elaborada. Multa de 120€ + penalização de 2 pontos na carta de condução.
Como não tinha dinheiro suficiente na altura, não paguei, apreenderam-me a carta.
Logo que me foi possível paguei e apresentei o comprovativo neste posto desta localidade.

Data de ocorrência: 23 de dezembro 2017
Filipe Romão Carvalheira
Filipe Carvalheira avaliou a marca
13 de dezembro 2020

Pagar a multa, sem outra hipótese. Lamentável que nem se limitaram a responder aqui

"autuaram-me por tentativa de ultrapassagem perigosa" (?)

Onde está previsto no Código da Estrada essa infração?

Sim por após a essa tal tentativa eu ultrapassei mesmo a viatura, a mesma encostou-se à direita e inclusive sinalizou que iria encostar, agora qual o motivo não faço ideia, pois derivado a mim não seria de certeza. E mesmo essa ultrapassagem não foi perigosa pois nem sequer traço continuo pisei nem foi preciso praticamente acelerar porque como já referi a viatura que seguia à minha frente abrandou e encostou-se a direita com sinalização.

16 de setembro 2018

Entendo que são mal remunerados, entendo que tem os segundos contados, contudo não consigo encontrar um distribuidor sem infracções do género da sua...mas a culpa não é totalmente dos distribuidores, trabalhar nessas condições leva a cometer infracções.