GNR - Péssimo serviço

hugo pereira apresentou a reclamação

Venho por este meio demonstrar o meu profundo desagrado com a actuação da Brigada de Trânsito-GNR Coina.No passado dia 15 Maio de 2021 por volta das 10h07 quando circulava na A2 N/S Km 14,5 Fogueteiro,com a viatura Seat Ibiza matrícula 09-47-TR, sem nada o prever fui abordado por uma viatura de cor preta,marca Audi,modelo A4 Tdi 5 portas,recebendo ordem para encostar, dirigiu-se ao meu veículo, o guarda que conduzia a referida viatura solicitando os meus documentos e os da viatura,de imediato os mesmos foram entregues ao seu colega que se encontrava no banco do pendura identificado por : Vitor M. Esperança número 1950859,este guarda foi o autuante,acerca da sua postura e profissionalismo nada tenho a dizer, pois foi correto.
Em relação ao seu colega que possui o posto de 2º Sargento,quando se encontrava no interior da viatura Audi A4 ,a dada altura decidiu retirar a máscara de protecção Covid-19,após eu(Bombeiro Sapador) ter solicitado o uso da mesma o Sargento exaltou-se tomando como uma afronta o que lhe foi dito,tornou-se agressivo verbalmente justificando-se que não tinha autoridade para lhe dar lições de moral e mandou me calar,também referiu para me afastar da viatura em tom alto e pouco cuidado saliantando que estaria vacinado.Todos deveríamos saber que que o vírus propaga-se mesmo com o uso da máscara e até os vacinados poderão contrair e propagá-lo ,na altura encontrava-me com o telemóvel na mão e por esse motivo foi me dada ordem pelo 2ºSargento para o mesmo ser entregue ou cessar a filmagem,quando eu não filmava ou fotografava.
Foi dito pelo guarda que se encontrava no banco do pendura que só seria crime se eu publicasse as filmagens ou as fotografias e aconselhou de uma forma educada a manter o silêncio para que a situação não piorasse.
Por retaliação fui me dada ordem pelo 2º Sargento para dirigir-me a minha viatura mostrando o colete e o triângulo de sinalização uma vez mais em tom agressivo e impunente,voltei a referir que não filmei e não fotografei .Após cumprir com o que me foi pedido o referido virou-me as costas e entrou na viatura Audi A4 e retiraram-se do local sem me dar qualquer justificação ou informar acerca dos meus direitos. A minha indignação e revolta não foram os autos levantados mas sim pela forma como fui destratado (pelo 2º Sargento), sinceramente não encontro motivo para o sucedido,fui cumpridor ,educado e cooperei.Passado alguns dias efetuei uma reclamação na Brigada de Trânsito de Coina onde fui contactado pelo responsável daquele posto e foi agendada uma reunião de esclarecimentos que ocorreu no dia 1 de Junho do presente ano.
Nessa reunião fui acompanhado pela minha advogada (Dra Maria Sutil), no decorrer da mesma o responsável do Destacamento (Capitão Celso Leones Pereira) informou que o 2º Sargento sofria de problema de saúde e que tinha em sua posse um documento médico justificativo e que o uso de máscara seria facultativo.
Esse mesmo documento foi solicitado na reunião mais de uma vez pela minha advogada e pelo que constatamos o Capitão Celso Pereira não o disponibilizou,o que não condiz com o que o 2º Sargento afirmou no dia da ocorrência,alegando que estaria vacinado e não precisava de usar máscara Covid-19.
Ambas as versões não são coerentes,basicamente não coincidem.Até ao presente dia não recebi qualquer informação por parte do Destacamento ( BT Coina) acerca dos factos apurados. Pretendo esclarecimentos sobre a verdade,e que esta situação se resolva.Continuarei a confiar nas nossas forças de segurança neste caso GNR .
29 ago 2021
A reclamação foi considerada "Sem Resolução" por falta de atividade

Ver perfil de Pedro Rodrigues

Pedro Rodrigues

Agentes como o senhor descreve são uma nódoa nesta sociedade. Lamento lhe dizer que nada será resolvido, a GNR é corrupta de cima.