11.9
    Comando Geral da GNR
  • info.interna@gnr.pt

GNR - Saúde pública

hugo filipe santos pereira
hugo pereira apresentou a reclamação
17 de maio 2021
No passado dia 15-05-2021 por volta das 10h07 quando circulava na A2 sentido norte-sul km 14,5 Fogueteiro com a viatura Seat Ibiza com a matricula 09-47-TR ,sem o nada prever fui abordado por uma viatura de cor preta descaracterizada de marca Audi A4(5 portas) recebendo ordem para encostar.Dirigiu-se em minha direcção o guarda que conduzia a referida viatura,solicitando os meus documentos e os da viatura que eu conduzia.De imediato os documentos foram entregues ao seu colega que se encontrava no banco do pendura identificado por Vitor M. Esperança nº 1950859, este guarda foi o autuante,acerca do seu trabalho nada a dizer,foi profissional.
Em relação ao seu colega o condutor,que possui o posto de 2º Sargento,o mesmo encontrava-se sem máscara de protecção Covid-19,que após eu ter solicitado o uso da mesma,o guarda exaltou-se tomando isso como uma afronta,foi agressivo verbalmente e justificou-se que eu não tinha autoridade para lhe dar lições de moral e mandou-me calar,alegando também que estava vacinado ,quando é de conhecimento público que isso não impede a propagação do vírus,o seu colega o autuante tentou acalmar a situação frizando que o melhor seria o silêncio da minha parte,na altura encontrava-me com o telémovel na mão e por esse motivo foi me dado ordem pelo 2º Sargento para entregar o mesmo e parar de filmar,quando eu não estava a filmar nem a fotografar.Em seguida por retaliação fui obrigado a mostrar triângulo e colete de sinalização em diálogo agressivo e autoritário, ao qual obedeci.
Após diversos autos levantados um dos quais por ter o seguro pago,mas não tinha a vinheta no vidro colocada,assim levei 3 multas devido a um dos guardas se ter sentido incomodado com algo que é da sua obrigação e de todos os cidadões pois é um atentado á saúde pública,o mesmo guarda só colocou a máscara de protecção após pensar que estava a ser filmado/fotografado caso contrário não a punha.
É de lamentar que se for um cidadão e andar sem a mascára Covid-19 o mesmo é sujeito a ser sancionado,mas neste caso concreto foi um elemento de uma autoridade que não respeitou e além de não ser punido ainda abusou da sua autoridade ,tendo ficado ofendido pela observação feita por mim.
Data de ocorrência: 17 de maio 2021
hugo filipe santos pereira
hugo pereira avaliou a marca
10 de novembro 2021

Não me ajudaram em nada!Não recomendo!

ou

gnr sugestões e elogios pode esquecer. Isso não serve para senão glorificar a gnr. Falo por experiencia. Queixe-se a IGAI, pelo menos contará para as estatisticas de casos arquivados.