Go4Mobility - Tecnologia e Serviços para a Mobilidade, Lda
  • Rua Fradesso da Silveira n˚4 – 3˚B
  • info@go4mobility.com

Go4Mobility - Abusivamente começou a mandar-me SMS!!

Maria Horta apresentou a reclamação
19 de outubro 2011

No dia 22/09/2011, ao receber a facturação referente ao consumo de Agosto e sendo o montante exagerado relativamente à média habitual, ao conferir constatei a irregularidade, pelo que, no mesmo dia  contactei a TMN - nº 1696, pelas 12h:06 (+/-), na pessoa da funcionária D. Vera que me deu a seguinte informação:
« O  “ nº 62954 “, trata-se de um serviço de terceiros, externo à operadora TMN e está inscrito na ANACOM com os seguintes dados:
Go4 Mobility
Telef.  707 309 555
Email  pt@mypengo.com, podendo a TMN  “ a pedido ” fazer o barramento ( de todas as gamas ) de serviços de terceiros, o que solicitei de imediato ».

Assim, na facturação de Setembro a TMN debitou-me SMS de valor acrescentado de €1,710 +IVA23%=€ 2,10 cada, referentes ao « nº 62954 » no valor de:
Factª/Recibo nº 440048187 de Setº  2011: 10 SMS x 1,710 € + IVA 23% =  €17,10+€3,93 = €21,03

RECLAMANDO:
a)    Ao navegar na Internet, surgiu um questionário breve e interessante, preenchi-o e no final, solicitaram-me o número de telemóvel para receber o resultado.
b)    Não estava indicado naquele sítio que o serviço teria custos e que era um contrato, nem houve mais participação da minha parte para além da inserção do nº de telemóvel.
c)    A referida « Go4 Mobility » sistemática e abusivamente começou a mandar-me semanalmente 2 SMS títulados "Ronda" de perguntas para ganhar prémios, que eu de imediato apagava, sem responder, como faço com outra publicidade, quando não tenho interesse ou  compromisso.
d)    A haver contrato foi entre a « TMN e a Go4  » ,  englobando-me sem autorização,  pelo que necessito saber a quem devo imputar a responsabilidade.
e)    O meu contrato é com a TMN.
f)    A minha conta TMN é de assinatura, assim, não havendo limite de saldo esta situação deixa-me ainda mais apreensiva.
g)    A TMN não precisou da minha ordem ou confirmação para me debitar serviços de terceiros, no entanto, precisou da minha ordem ( telefónica ) para os cancelar.
h)    Formalizando o já pedido telefónicamente, pretendo  a anulação da subscrição, bem como o barramento de todas as gamas de serviços de terceiros e consequente devolução dos valores debitados, que até à data e conforme  factura acima mencionada somam  € 21,03.

Face ao exposto, designadamente ao constante da alínea g), solicito a vossa intervenção no sentido de serem reparados os prejuízos causados, procedendo à anulação/ou devolução dos valores debitados.
Agradecida pela atenção dispensada, fico aguardando a vossa boa colaboração.

OBS: SERVIÇOS DE VALOR ACRESCENTADO BASEADOS NO ENVIO DE MENSAGEM
- Decreto-Lei n.º 177/99, de 21 de Maio, alterado pela Lei n.º 95/2001, de 20 de
Agosto e pelo Decreto-Lei n.º 63/2009, de 10 de Março -
REGISTO Nº ICP-ANACOM - 02/2009 - SVA
Denominação social
Go4mobility - Tecnologia e Serviços para a Mobilidade, Lda.
Morada da Sede
Av. Conde de Valbon, nº 30 – 3º
1050 – 068 LISBOA
Nº de Pessoa Colectiva Conservatória do Registo Comercial Número da
Matrícula
507 433 572 Lisboa (2ª Secção) 15553/2005-10-04
Telefone Fax E-Mail Sítio de Internet
21 033 77 60 21 033 77 61 Finance@go4mobility.com * PROIBIDO *://www.go4mobility.com
Prestador(es) de Serviço(s) de Suporte
OPTIMUS – Comunicações, S.A.
TMN – Telecomunicações Móveis Nacionais, S.A.
VODAFONE PORTUGAL – Comunicações Pessoais, S.A

Data de ocorrência: 19 de outubro 2011
Go4Mobility
31 de janeiro 2013
Reclamação nº 097809
Data: Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2011
Assunto: Reclamação apresentada contra a Go4mobility

Exmos Senhores, a Go4mobility – Tecnologia e serviços para a mobilidade, Lda, apenas trata das questões de suporte aplicacional e técnico para o número curto 62954. Nesse sentido a Go4mobility, refuta qualquer responsabilidade no processo de registo do passatempo, ou na gestão directa de valores cobrados ao cliente. Pelo que a resolução de qualquer situação de ordem não técnica, está fora do âmbito de acção da Go4mobility.

No sentido de auxiliar o Portal da Queixa ao esclarecimento do processo de registo do número 962907161 detalhamos abaixo a forma de activação do serviço que a Senhora Maria do Rosário Godinho Horta subscreveu junto do nosso cliente 2waytraffic, entidade que gere o referido serviço.

O modo como a activação deste serviço é o seguinte:
* Reencaminhamento através de website para a página do passatempo; Ganhe 100€ num centro comercial a sua escolha.
* A pessoa que participa no passatempo, responde a uma série de perguntas, se acertar será pedido para introduzir o número de telefone.
* Depois de introduzir o número, é enviada uma mensagem gratuita com uma password para ser inserida no site.
* A activação deste serviço apenas fica feita depois da introdução do PIN recebido, o que comprova que, para a activação deste serviço o utilizador terá que ter o telemóvel na sua posse.

As mensagens enviadas para o cliente durante o processo de activação foram: Insere ja o PIN 1130 para GANHAR! Servico de Subscricao Go4Mobility. Cancelar? Envia Sair para o 62954. Info:707309555. 2,10Eur/sms-4,20Eur/sem (Mensagem gratuita para o destinatário entregue 03/08/2011 pelas 11:12:06) e, após a inserção do PIN na página do passatempo, recebeu nova mensagem: Nova ronda GameOn. Dentro de segundos receberas a 1a Pergunta. Responde enviando A ou B para 62954. So quem participa pode ganhar premios!Info: pt.wingameon.com

* Os termos e condições estão explícitos no site do passatempo: Termos Sumários Esta página promove o SERVIÇO DE SUBSCRIÇÃO GAME ON. O custo total do serviço é de €4,20/semana. Todos os jogos funcionam ao abrigo dos seguintes Termos e Condições. Quando insere no nosso site o seu Código PIN, que recebeu no seu Telefone, confirma desta forma a sua subscrição ao serviço. Por cada resposta correcta ganha pontos. Junte o máximo de pontos num mês e ganhe um fantástico prémio. O montante de €4,20/semana será debitado no seu telefone (2,10€ por mensagem) na semana em que efectuar a subscrição. A partir daí, o mesmo valor será sucessivamente debitado no primeiro dia da semana (Segunda-feira). No decorrer da semana, receberá 5 perguntas de resposta múltipla. No último dia do mês, o concorrente com a pontuação mais elevada no serviço Game On, receberá um prémio de sua preferência. Os vencedores dos prémios serão informados e receberão os seus prémios no prazo de 60 dias. Pode cancelar o seu Serviço de Subscrição GAME ON em qualquer altura enviando o texto SAIR para o 62954 ou através do número 707309555. O seu telemóvel deverá ter capacidade para enviar mensagens de texto. Deverá ser o proprietário do número de telemóvel ou ter pelo menos 18 anos de idade ou ter autorização dos seus encarregados de educação. Para aceder ao serviço de apoio a clientes ligue para: 707309555 ou envie um e-mail para pt@mypengo.com

* Para cancelar o serviço basta enviar a palavra SAIR para o 62954 (sendo esta mensagem de cancelamento taxada ao valor standard de um sms do tarifário do cliente no operador móvel.)

A subscrição deste serviço só pode ser efectuada com acesso fisico ao telefone para onde é enviado o código PIN de activação.
Informações da subscrição: Registo efectuado à data de 03/08/2011 pelas 11:13:43 no IP 2.82.194.230 (Ip pertence à Telepac e empresas do Grupo PT). Cancelamento à data de 2011-12-14 pelas 18:20:48.

Apresentamos desde já os nossos melhores cumprimentos,
A Go4mobility
31 de janeiro 2013
Em aditamento à minha reclamação, posteriormente reparei que a TMN / Go4mobility, não se ficaram pelos valores já mencionados, debitaram-me ainda; quer na Factª de Setº ( a já mencionada na queixa ), quer na de Outº que entretanto recebi; um serviço de « Acesso Internet » com o valor mensal de € 0,845 + Iva ( 23% ) = €1,04/mês, ou seja, €1,04 x Setº/Outº = € 2,08, supostamente o meio usado por eles para acessar o meu telemóvel, valor que também reclamo, por indevido e abusivo. É de facto vergonhoso, especialmente por parte da TMN....
Maria Horta avaliou a marca
17 de maio 2021

Simplesmente PURA FRAUDE! E a MEO, como cobradora, ainda que indiretamente, a colaborar, pois se o cliente diz que é fraude e é para cancelar, o dever da operadora seria o de cancelar, mas a MEO na altura, respondeu-me que teria de resolver com eles o contrato, até lá ..., toca a cobrar, dava jeito! A custo consegui livrar-me da situação, mas com prejuízo, sem reembolso. Enquanto isso eles continuam no ativo, com outras vestimentas, há dias, estava a consultar noticias, veio-me repentinamente o anúncio, tipo flash, quase caí de novo, porque estava de boa fé a clicaras noticias ... Enfim! É o que há e ninguém lhes tem mão... Muita fiscabilidade! Muita fiscabilidade! Mas sobre quem sua e pouco dorme para trabalhar.

E' triste que, apesar de ja' não morar em Portugal, ainda venha a descobrir estas xulices patrocinadas pelos operadores de comunicações moveis, ja que a minha filha foi mais uma das muitas vitimas destes DESservicos de valor removido, nao acrescentado certamente... So um desabafo ja' que nada vai mudar porque na certa os operadores de comunicações recebem uma boa maquia destes * PROIBIDO * todos...

Estive numa situação semelhante e consegui que a operadora me devolvesse o dinheiro. Fiz a reclamação abaixo, à operadora, no site livroreclamacoes.pt. Espero que seja útil.

No dia ----, por volta das --h, recebi no meu telemóvel SMSs indicando que tinha subscrito um serviço de valor acrescentado com o custo semanal de ----eur. Não sei como foi feita esta subscrição, mas o telemóvel esteve sempre na minha posse e não consenti nem tive conhecimento de nada antes de receber as SMSs. Imediatamente cancelei as subscrições e contactei a operadora para efectuar o barramento destes serviços. Solicitei que o custo das subscrições não fosse cobrado. A operadora recusa-se a reverter a cobrança alegando que nada pode fazer por os serviços serem fornecidos por uma empresa alheia, a Go4mobility. Obviamente, a empresa alheia só pode fazer cobranças através da factura da operadora tendo a cooperação activa desta última. Considero que, com este posicionamento, a operadora age de má fé, tentando desresponsabilizar-se do papel essencial que tem nesta cobrança indevida e, em geral, na viabilidade do modelo de negócio de empresas como a Go4mobility. Venho reclamar o crédito por parte da operadora dos ----eur que me serão cobrados devido a estas subscrições.