Go4Mobility - Tecnologia e Serviços para a Mobilidade, Lda
  • Rua Fradesso da Silveira n˚4 – 3˚B
  • info@go4mobility.com

Go4Mobility - Inquérito em nome do Lidl leva à subscrição de serviço de SMS valor acrescentado!

Paulo Sá apresentou a reclamação
7 de julho 2017 (editada a 13 de agosto 2018)
No dia 07/07/2017, após o preenchimento de um simples inquérito online, que me pareceu credível visto que utilizava o nome de uma empresa credível, Lidl, foi-me pedido que introduzisse o meu nº de telemóvel para saber o resultado.
Recebi mais tarde uma sms muito suspeita que diz o seguinte: "Insira ja o PIN 4493 para poder GANHAR! Servico de Subscricao Go4Mobility. Cancelar? Envie Sair para o 62954. Info: 707309555. 2,10Eur/sms-4,20Eur/sem".
Ao ler o seguinte "...Cancelar? Envie Sair para o 62954." depreendo que subscrevi um serviço, do qual não fui informado e nunca pretendi subscrever, a uma empresa, de seu nome Go4Mobility, da qual desconhecia totalmente a existência e seu propósito.
Procedi então ao envio da sms "Sair" para o número 62954. Recebi de volta a seguinte sms: "Esta a tentar aceder a um Servico de Valor Acrescentado, mas tem o acesso a estes servicos barrado. Para aceder envie SMS para 12222 com SIM."
Liguei então para o 707 309 555 e só à quarta tentativa, visto que é muito pouco explícito, consegui efetuar o processo e ouvir que o serviço tinha sido desativado. (1º selecionar a tecla 2 e de seguida introduzir o nº de telemóvel).
A 27/04/2017 já tinha sido escrita uma mensagem pública no facebook do Lidl Portugal e a resposta foi bastante clara:
-"Lidl Portugal - Bom dia (...) infelizmente essa página é fraudulenta e apenas usa o nosso nome para "enganar" os consumidores. Todas as nossas comunicações ou passatempos estão em www.lidl.pt o nosso único website oficial. Obrigado pelo alerta, estamos a tomar as medidas necessárias sobre o tema. Obrigado.".
Pelo visto e por experiência própria percebo que o esquema fraudulento continua a lesar e a incomodar as pessoas de forma bastante abusiva.
Até ao momento já me foi cobrado 1,23euros. Não sei se me poderá ser cobrado algo mais futuramente e se o serviço foi efetivamente desativado.
De momento já fiz o envio de dois emails, um para a minha operadora e outro para a empresa Go4Mobility mas ainda não obtive qualquer resposta.
Portanto, pretendo a anulação da subscrição e o bloqueio deste tipo de serviços e a devolução de todos os valores cobrados.
Com os melhores cumprimentos.
P.S: Alerto e solicito a intervenção de uma entidade competente na matéria para que este tipo de abusos termine. Julgo que já existe mesmo uma petição que deu entrada na Assembleia da República a pedir legislação específica e parece-me que começa a ser cada vez mais urgente que algo seja feito.
Data de ocorrência: 7 de julho 2017
19 de julho 2017
Exma Sra. Maria Sá,

No seguimento do seu contacto, informamos que este tipo de serviços está relacionado com a empresa Mobibox. A Mobibox, não é o efetivo prestador do serviço em questão, sendo antes um agregador tecnológico que permite a entrega do serviço do prestador do serviço, diretamente ao consumidor final.

Após análise, informamos que a subscrição não chegou a ser efetuada uma vez que o número de telemóvel 960379681 na data de 2017-07-07 pelas 14:35:34 recebeu uma mensagem gratuita com o seguinte texto: Insira ja o PIN 4493 para poder GANHAR! Servico de Subscricao Go4Mobility. Cancelar? Envie Sair para o 62954. Info:707309555. 2,10Eur/sms-4,20Eur/sem. Contudo, uma vez que não inseriu o PIN, não ativou qualquer serviço e nada foi taxado pelo seu operador de telecomunicações.

Contudo, dado que nos indica ter sido cobrado o valor de 1,23€, solicitamos que nos envie a fatura do seu operador de telecomunicações para que possamos ajudar a identificar a situação sucedida.

Informamos que sempre que tenha alguma questão ou dúvida relacionada com a subscrição destes serviços, pode contactar o Serviço de Apoio ao Cliente da Mobibox através do nº 707 450 201 ou envie um e-mail diretamente para clientes@mobibox.pt. O cancelamento tornar-se-á efetivo, dentro de um prazo de até 48 horas após a receção do pedido.

Agradecemos a sua melhor atenção e caso pretenda qualquer esclarecimento adicional, por favor contacte a empresa Mobibox através dos contactos supra indicados.

19 de julho 2017
Boa tarde
A fatura do operador de telecomunicações está disponível em anexo.
Paulo Sá
Esta resposta tem um anexo privado
20 de julho 2017
Exmo Sr. Paulo Sá,

No seguimento da sua mensagem que nos mereceu a nossa melhor atenção, informamos que o custo que refere está associado às chamadas efectuadas para o número 707309555 e para um contacto seu (pessoal). Como pode verificar e de acordo com a informação que prestámos acima, nada lhe foi taxado. Pode confirmar essa informação na rubrica "Conteúdos via SMS" da sua fatura que indica €0,00.

Esperamos ter ajudado a esclarecer a situação e lamentamos qualquer transtorno causado.

20 de julho 2017
Boa tarde

O custo a que me refiro, obviamente, tal como já tinha dito na mensagem inicial, diz respeito às 4 chamadas efetuadas para o número 707 309 555 para desativar um serviço que não consenti.
Sublinho que só à 4 tentativa consegui ouvir a mensagem de que o serviço tinha sido desativado.

Tanto a mensagem como o número para desativação são feitos de maneira a induzir as pessoas em erro e consequentemente levam a cobranças indevidas.
Tudo isto é de tal forma pouco claro e confuso que na sms que recebi aparece "Servico de Subscricao Go4Mobility" mas vocês informam que este tipo de serviços está relacionado com a empresa Mobibox sendo que por sua vez a empresa Mobibox não é o efetivo prestador do serviço em questão.

Fiz a reclamação e pedi a devolução dos valores cobrados indevidamente sobretudo pelo abuso na forma de como todo o processo é feito.
Apercebo-me que não vão proceder à devolução dos valores referidos acima mas também não pretendo perder mais tempo com este assunto.

Espero que fique bem claro que, tal como vocês informam numa das mensagens acima, o serviço não tenha sido de facto ativado e que daqui em diante não haja qualquer tipo de valor taxado por qualquer tipo de serviço associado à vossa empresa, à empresa Mobibox ou quem quer que seja o efetivo prestador do serviço em questão.

Paulo Sá avaliou a marca
7 de agosto 2018

Fica, acima de tudo o resto, a indignação da forma muito pouco transparente, abusiva e diria até fraudulenta como todo o processo é feito na tentativa de prender as pessoas a um serviço. Serviço esse que nunca foi solicitado e mesmo depois de investigado nunca cheguei a entender muito bem o seu propósito.