• Alameda Bonifácio Lazaro Lozano nº15- 2º f 2780-125 Oeiras
  • geral@gocarmat.pt

Gocarmat - Desonestidade, incompetência, irresponsabilidade - cobra mais 55% que a FORD

João Dias apresentou a reclamação

Surgiu uma varia no sistema de travagem da viatura Ford Galaxy 32-FH-06, avaria essa que me levou a deslocá-la de imediato à oficina da Gocarmat na Abóboda.

Aproveitando a situação, solicitei a revisão adequada à kilometragem da viatura, acordando também por precaução, a realização da operação de mudança d´óleo da Caixa Automática.

Resultado após entrega da viatura e de me terem garantido que estava tudo impecável:

1 – O problema no sistema de travagem não ficou resolvido. Depois de ter reclamado recomendaram-me ir à Ford (o que acabei por fazer), embora não me devolvessem o valor da parcela da factura referente a esta intervenção.

2 – Passado algum tempo surgiu a mensagem de aviso “Transmissão Sobreaquecida”. Colocaram um óleo desadequado na caixa de velocidades o que quase conduziu ao gripar da mesma; a substituição da caixa custaria 7000€. Adicionalmente cobraram substituição do filtro de óleo da caixa de velocidades, filtro esse que nem sequer é substituível neste modelo de caixa (tenho relatório da Ford a comprovar). Total irresponsabilidade e desonestidade.

3 – Cobraram também a revisão geral que inclui segundo a descrição da factura, filtro de ar, filtro de oleo e filtro de habitáculo. Voltam a cobrar individualmente cada um dos filtros.

Apresentei queixa ao franchisador na pessoa do Nuno Franchinho que mais não fez do que andar a cansar o cliente fingindo que está a tratar da resolução da questão. Apresentei também queixa nesta oficina, reclamando a devolução dos montantes desonestamente cobrados; o mesmo comportamento de tentar cansar o cliente e não dar qualquer resposta.

Alerto que cobraram-me pela intervenção na caixa de velocidades o valor de 350€.

O mesmo serviço prestado pela Ford (que tive que requerer para evitar que a caixa de velocidades gripasse), custou 225€;

Ou seja, a GoCarmat cobra mais 55% do que a marca oficial, não utiliza o material recomendado, colocando o cliente numa situação danosa.

Relatório da Ford em anexo.

24 mar 2017
Gocarmat adicionou uma resposta

Estimado cliente, João Teixeira Dias,

todas as reclamações são importantes para a Gocarmat, de forma a podermos melhorar.

A Reclamação apresentada foi analisada e apesar de imprecisões apresentadas , como por exemplo a cobrança dos filtros alem da revisão oficial de 139,00, não ser verdade, pois na sua factura os mesmos encontram-se a zero.

O óleo colocado na caixa é o adequado , pois o mesmo foi adquirido directamente a uma empresa representante de lubrificantes para a marca Ford.
A Gocarmat pretende que os seus clientes se sintam satisfeitos, face a isso oferecemos um voucher no valor de 68,00€ em serviços na Gocarmat. De forma a obter o mesmo agradecemos que contacte com a gerência da Gocarmat.

com os nossos melhores cumprimentos
A Gerência

25 mar 2017

Sobre a resposta da GoCarmat:

"Todas as reclamações são importantes para a Gocarmat, de forma a podermos melhorar."

- Não é de todo verdade. Andei a reclamar, enviando emails, fazendo telefonemas desde Julho do ano passado, e só agora passado 9 meses obtenho pela primeira vez uma resposta escrita, apenas porque a reclamação está exposta ao público.

Relembro que, não colocaram o óleo correcto para aquele modelo de caixa como atesta o relatório da FORD, com a agravante de deixarem a caixa a largar óleo. Por pouco gripavam uma caixa de velocidades automática cujo valor é superior a 6000€.

Cobraram pela substituição do óleo 350€. Na FORD custou 225€! Ou seja cobram pelo mesmo serviço mais 55% que na marca oficial.

Para não baralhar os restantes clientes que acompanham esta reclamação, agradeço que respondam concretamente aos 2 pontos seguintes:

1 - Como justificam a cobrança da substituição do filtro de óleo numa caixa de velocidades em que o filtro d'oleo não é substituível (como atesta o relatório da FORD)?

2 - Fui obrigado a ir à Ford substituir novamente o óleo da caixa. Reparei que o vosso serviço de substituição de óleo é 55% mais caro do que numa oficina oficial da marca. Como justificam esse diferencial de preço?

Gocarmat adicionou uma resposta

Estimado Cliente , João Teixeira Dias

de forma a melhor esclarecer informamos:

1) O Lubrificante colocado, foi o correcto, pois não é possível a Ford dizer que não é , só se fez análises ao mesmo, e se fez agradecemos que nos enviem as mesmas de forma a imputarmos ao nosso fornecedor.

2) o valor cobrado pelo Lubrificante foi de 230,09€ ( com Iva) e não o valor de 350,00€, conforme factura

gostávamos de salientar que a intervenção total feita na sua viatura, ficou muito mais económica do que se a efectua-se na marca .

quanto ao resto mantemos o referido na nossa resposta anterior

com os nossos melhores cumprimentos
A Gerência

Repito a pergunta:

1 - COMO JUSTIFICAM A COBRANÇA DA COLOCAÇÃO DUM FILTRO HIDRAULICO NUMA CAIXA DE VELOCIDADES CUJO FILTRO NÃO É SUBSTITUÍVEL (como atesta o relatório da FORD)?

2 - O valor de 225€ cobrado pela FORD é o total pela operação de mudança de óleo (Lubrificante, Mao d'Obra, Taxas etc). Ver em anexo os valores cobrados pela Gocarmat. Sobre essa operação, a GoCarmat cobrou lubrificante, filtro (que não colocou por ser impossível a sua substituição), mão d'obra e taxas:
230.09 + 56.08 + 5.56 + 7.38 + 43.05 = 342.16 (VER AS PARCELAS NO DOCUMENTO EM ANEXO).

342.16€ na GoCarmat e 225€ na FXP (Concessionária da FORD). Ou seja + 55%.

Repito a pergunta 1:

1 - COMO JUSTIFICAM A COBRANÇA DA SUBSTITUIÇÃO DO FILTRO DE OLEO NUMA CAIXA DE VELOCIDADES, CUJO FILTRO NÃO É SUBSTITUÍVEL?

2 - A FORD cobrou 225€ pelo total da operação de mudança de óleo da caixa de velocidades (oleo lubrificante + mao d'obra + taxas). A Gocarmat cobrou pela mesma operação (VER FACTURA EM ANEXO):

Filtro d'Oleo 56.06
Oleo 230.09
Eco-Lub 5.46
Consumiveis 7.38 (Quais consumiveis???)
Mão d'Obra 43.05

TOTAL 342.16 ou seja mais 55% do que cobrou a FORD

17 mai 2017
João Dias adicionou uma resposta

Ao final deste tempo todo retomaram o comportamento habitual. Perante os factos, tentam lançar a confusão e na ausência de justificação remetem-se ao silêncio, ignorando as questões/reclamações do cliente.

Cobram peças que impossíveis de colocar na viatura... ridiculo e revelador de fraca inteligencia.

Uma vergonha que seja permitido num país supostamente desenvolvido, a existência de fornecedores de serviço que se adicionam à incompetência técnica, uma desonestidade confrangedora.

Empresa altamente evitável!

Gocarmat alterou o estado para Resolvida
João Dias adicionou uma resposta

A oficina de Tires encerrou, o que me parece normal devido à extrema incompetência e desonestidade como trataram a questão. No entanto fui contactado pelo responsável da empresa (do franchisador) que andou a ludibriar-me no sentido de vencer-me por exaustão. Executei no balcão da oficina queixa no respectivo livro de reclamações. COntinuo a exigir a devolução dos montantes que reclamei por razões óbvias.

É também necessário que não se deixe esvair este tipo de atitudes para que não haja mais vitimas deste tipo de práticas inaceitaveis.

João Dias reabriu a reclamação
05 nov 2020