Gocarmat Lda
  • geral@gocarmat.pt

Gocarmat - Enganado pela oficina

Pedro Oliveira apresentou a reclamação
28 de agosto 2016

Em seguida junto mail enviado para a sede da gocarmat no dia 01AGO16, ao qual nunca tive resposta.
Fica o alerta para os desprevenidos para questionarem sempre o custo das peças, porque, no meu caso, eles não o mencionam para poderem cobrar o valor que quiserem, apesar de no que eles chamam de Ética nos negócios dizerem que o cliente sabe antecipadamente o valor a pagar.

Boa tarde
Fiz a revisão ao meu carro na vossa oficina da Amadora no dia 29/06/16.
Em termos de tempo fiquei completamente satisfeito, pois entregaram-me o carro na hora combinada.
No que respeita ao trabalho efectuado não posso dizer o mesmo, pois tanto a vossa MISSÃO, como a VISÃO ou os VALORES ficaram muito longe da realidade:

MISSÃO

- parafuso do carter mal apertado, tendo-me eu apercebido pela poça de óleo no chão, na manhã do dia seguinte; obrigou-me a voltar à oficina para corrigir.
- um dos tubos que estão ligados à caixa do filtro do ar fora do lugar, algo que me pareceu estanho pois não sai com facilidade.

VALORES

QUALIDADE AO MELHOR PREÇO

- custo do filtro de ar; esta peça, da marca blueprint, para a minha viatura, custa ao consumidor, por consulta a 3 casas de peças auto e por consulta na internet, para mim, consumidor, entre 6,5€ e 10€, pelo que apresentarem-me um preço de 48.90€ (iva inc.) é deveras exagerado, podendo eu considerá-lo mesmo imoral. Fiz contacto para a oficina pois pensei tratar-se de engano, mas foi pelo funcionário confirmado esse preço.
Sendo que a Gocarmat é uma rede de oficinas auto, que tem por função a assistência e a reparação de viaturas, não deveria nunca ter lucros exorbitantes ao cobrar as peças que coloca nas viaturas - cerca de 500%;
Onde falam na ÉTICA NOS NEGÓCIOS, em que dizem que os clientes sabem antecipadamente o valor a pagar pelos serviços prestados, não aconteceu no meu caso, pois no contacto telefónico da parte da oficina em que fui informado da necessidade da substituição dos filtros de ar e de habitáculo e que eu disse para só o de ar ser mudado, nada me foi dito sobre valores a pagar.
- Consumíveis - sabendo que é legal a cobrança, não posso deixar de anotar que para mudar um filtro de ar não se gastam consumíveis, pelo que cobrar 5.30€ é demasiado; mais, se me fosse cobrado pelo filtro de ar um valor razoável, o valor dos consumíveis seria também muito mais baixo.

VISÃO

Pelo atrás descrito, no meu caso, parece profundamente falhada a vossa visão.

Escolhi a vossa oficina pela localização, pelo modo como fui atendido ao telefone quando liguei para a marcação; mas a verdade é que não me parece que tenha qualquer motivo para voltar ou para aconselhar quem quer que seja a usar essa oficina porque me senti deveras roubado na hora do pagamento.

Espero que as outras oficinas da vossa rede sejam diferentes.

Cumprimentos

Data de ocorrência: 28 de agosto 2016
Gocarmat
29 de agosto 2016
Estimado Cliente , Pedro Oliveira

todas as reclamações são importantes para a Gocarmat. A reclamação apresentada e em nosso entender infundado, pois os preços da Gocarmat são públicos para os clientes, temos em consideração que a Gocarmat é uma empresa que cumpre com toda a legislação em vigor , desde a parte ambiental até á parte fiscal, custos que como deve saber , grande parte daqueles locais que se dizem oficinas e que se localizam em garagens ou locais parecidos não cumprem, sendo obviamente para estes fácil levar mais barato, mas no fim quem paga somos todos nós com uma maior carga fiscal.
MISSÂO: A Gocarmat igualmente responde pelos seus erros ( só erra quem faz) e como refere no dia seguinte resolveu o erro que tinha feito.
VALORES: Seria importante referir nestas reclamações a totalidade do serviço que usufrui, pois utilizou uma campanha disponível para os nossos clientes e que no somatório o seu custo foi muito mais baixo do que teria num concorrente nosso, reclama um valor de € 35 ,78 + iva de um filtro de ar e não € 48,90 ( iva incluído), quando fez adicionalmente mudança de óleo e mudança de filtro de óleo a preço de campanha Gocarmat valor que também deveria referir nesta reclamação
VISÃO: Ficamos muito satisfeitos por ter sido bem atendido e ficado satisfeito , não podemos obviamente aceitar quando refere que se sentiu roubado , pois tudo o que fazemos é sério e sem truques e tal como referimos , os preço praticados são públicos e o valor pago pelo total da revisão do seu carro foi bem inferior ao preço praticado no sector

com os nossos melhores cumprimentos
a Gerência

Esperamos
2 de setembro 2016
Exmos Srs.
Os vossos preços não são públicos, no meu caso não mencionaram qualquer valor que seria cobrado por um filtro de ar; se o fizessem nunca eu teria permitido que fosse colocado o dito filtro, pois iria diretamente à loja e pagaria 6€, nunca esses 39,76€ + iva que por vós é cobrado! (tenho que agradecer os 10% de desconto?)
MISSÃO - Tal como V. Excias., lido com carros há muito tempo; durante 9 anos fui responsável pelo parque de um organismo público com viaturas ligeiras e pesadas de passageiros, em que a manutenção era feita em oficinas credenciadas; próprio, é o meu 3º carro, com mais de 250.000Km, o 2º entreguei-o com 270.000 e o 1º com 210.000Km, pelo que mandei fazer já muitas revisões e mudanças de óleo, e não tenho qualquer dúvida que mais de 2/3 delas foram feitas em oficinas de garagens ou quase barracões; em qualquer operação de manutenção destas viaturas (próprias e oficiais) NUNCA deixaram óleo a pingar depois da revisão. ASSUMIRIAM OS SRS. ESSE ERRO SE EU NÃO DETETASSE O ÓLEO NO CHÃO E O MOTOR SOFRESSE DANOS GRAVES?

VALORES - Estarei a entender que como fiz a revisão a preço de campanha dá-vos o direito de cobrar valores exagerados pelas peças? Para a mesma peça cobram valores diferentes aos clientes de campanhas e aos de não campanhas? Que VALORES são esses?
Eu paguei pela campanha o valor que foi por vós estipulado, quando comprei sabia o que iria pagar; o que não sabia é que esse valor tinha outros valores escondidos para vos compensar do valor mais baixo da campanha!
Conforme reza a vossa fatura,

-filtro de ar 39,76€ (pela campanha, 10% desconto)
-mão de obra 0,15 6,46€
-consumiveis 4,31€
-total mercadoria 40,09€
-total serviços 6,46€

Não tenho dúvidas: podem esperar...
Gocarmat
6 de setembro 2016
Boa tarde, estimado cliente Pedro Oliveira

a resposta á sua reclamação já foi dado , acrescentamos que os clientes para nós são todos importantes e não diferenciamos preços , sendo os mesmos públicos para os clientes , inclusive hoje utilizamos uma ferramenta informática onde enviamos orçamento para o cliente aprovar. Esses são os nossos valores , clareza e transparência.

Bem como igualmente sabemos que erramos mas também sabemos corrigir esses erros, porque de facto só erra quem faz.

com os nossos melhores cumprimentos
a Gerência
24 de fevereiro 2020
Não pode ficar resolvida uma questão em que está em causa o que considero um abuso a um cliente que continua a sentir-se enganado por esta oficina que não informou o preço da peça que iria montar, apesar de dizerem o contrário, e cobrou por essa peça auto - filtro de ar da marca BLUE PRINT-, que no mercado custava menos de 10€, a módica quantia de cerca de 39,76€
-mão de obra 0,15 - 6,46€
-consumiveis - 4,31€
-total mercadoria - 40,09€
-total serviços - 6,46€

-Que consumíveis se gastam para mudar um filtro de ar?

Reclamação resolvida? Só se for para vocês, para mim essa oficina não me engana jamais!
Pedro Oliveira avaliou a marca
2 de junho 2022

A oficina onde fui mal atendido faz parte dum grupo. Não posso julgar o grupo pela atuação desta oficina. A oficina onde fui mal atendido não funcionou de modo honesto, não apresentando orçamento antes do serviço como dizem fazer, cobrando depois valores 4 vezes superior ao usual, alegando colocar peças de elevada qualidade (filtro de ar BLUEPRINT que custava no comércio cerca de 7€, cobraram mais de 40€. Trabalho mal efectuado correndo o risco de danos irreparáveis no motor. Nunca assumiram responsabilidade.

Filtro de ar 48.90€ ?

Para um Volvo a gasóleo de 2000 cm3 e 150 cv um filtro ar original 8683560 custa 19,24€ e ainda tem 10% desc.

Em lojas peças filtros de marcas conceituadas custam 8 euros no máximo, basta-se pesquisar.