Gocarmat Lda
  • Alameda Bonifácio Lazaro Lozano nº15- 2º f 2780-125 Oeiras
  • geral@gocarmat.pt

Gocarmat - Mapa de trabalhos da factura, troca junta silicone do cárter não efectuada

Joel Mota Vieira
Joel Vieira apresentou a reclamação
26 de junho 2019

Tive conhecimento da oficina Gocarmat pela internet. Solicitei apoio na resolução da avaria do meu carro, em anexo foto da avaria no quadrante e foto da fuga de óleo no Carter. Quando fui levantar o carro com o problema corrigido, fiquei surpreendido ter 2 dedos de óleo a mais do máximo (empregado escritório esteve presente quando vi o nível de óleo). Eu, desconfiado, fui à minha oficina (é em Santarém e o seguro do carro não dava para enviar o carro) fazer a inspecção. Descobri que não retiraram o cárter e efectuaram a troca da junta de silicone do cárter (em anexo fotos). Confrontei a loja, até estive disposto a pagar uma parte ( lavagem motor, filtro óleo e óleo), mas fui negado. Fui fazer a correcção da fuga (trocar o silicone junta) do cárter (em anexo fotos).
Conclusão, a loja mentiu no mapa de trabalhos realizados, na factura adicionaram “revisão oficial” sem meu consentimento (eu pedi à loja foi a correcção do erro do carro que estava no quadrante e a fuga de óleo) e também adicionaram “consumíveis” que não sei o que é (em anexo cópia da factura).
Solicitava ajuda na dissolução da factura, como tal, a devolução integral do dinheiro.
É triste saber que, um cliente que desconhece mecânica, ser facilmente roubado, e logo nesta oficina de Carnaxide que recebe os carros do INEM, PSP, etc.
Já expus no facebook da Gocarmat (só se consegue enviar mensagem privada) a situação no dia 20 dando tempo de responder até ontem. Silêncio. Hoje, venho expor a situação no Portal da Queixa.
Obrigado.
Em anexo vai 11 folhas, 10 de fotografias e 1 a factura.

Data de ocorrência: 26 de junho 2019
Gocarmat
1 de julho 2019
Estimado Cliente Joel Vieira,

Recebemos a sua reclamação a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Devemos referir que a viatura em questão entrou na Gocarmat com um problema que foi devidamente resolvido, tendo a mesma saído da nossa oficina com a intervenção realizada, devidamente aprovada e cobrado o respectivo valor sempre com a autorização do Estimado Cliente.

Quanto ao óleo, devemos salientar que quando a viatura está fria é normal que o nível do óleo esteja ligeiramente acima do nível.

Face ao referido não poderemos atender a sua reclamação porque facturamos e fizemos o que nos propusemos sempre devidamente autorizado pelo Estimado Cliente.

Sem outro assunto, despedimo-nos,
Com os nossos melhores cumprimentos,
Apoio ao Cliente / Departamento de Q.A. (Quality Assurance)
1 de julho 2019

Dividindo a minha exposição em 2 partes e refutando vossa resposta:

1)sobre o nível de óleo, o óleo depois de quente, tende a expandir-se pelo motor, logo a medição que é feita pela vareta dentro do cárter não vai ser fiável, porque ainda existe óleo a circular dentro do motor. Contudo, existem algumas excepções em que o manual do carro diga que a medição deve-se medir à temperatura normal de operação do motor, num sítio plano e após esperar 5/10 minutos, inclusivé, costuma haver informação visível num autocolante no motor. Meu Audi não menciona a leitura a quente. Pior é que vocês usam galp longlife não dando hipótese ao cliente, como solicitei, de poder manter o óleo que usa no carro, meu caso é Castrol Edge e Vocês usam somente Galp Longlife.

2)Quando afirmam "com a autorização do Estimado Cliente", vocês não colocaram o carro no elevador e me mostraram o serviço efetuado no cárter. Para um espírito de confiança e lealdade, um cliente não é obrigado a perceber de todas as profissões para verificar o serviço de quem faz o serviço. Vosso erro foi terem 2 dedos de óleo a mais do máximo, um desleixo absurdo que me levantou sérias dúvidas. Nada melhor que tirar as fotos e verificar se de facto efetuaram a correção da fuga de óleo na junta do Cárter, a qual, vocês lavaram bem, mas após uma viagem Carnaxide-Santarém-Carnaxide, como o chefe da oficina e os empregados confirmaram, estava novamente cheio de óleo o cárter. Das duas uma era: péssimo serviço feito pelo empregado ou, não fizeram o serviço como vim a constar.
Acresce, fui às 17h00 de 4ª feira às vossas instalações buscar o óleo e filtro que estava no meu carro por arranjar ainda, e no dia seguinte, 5ª feira, pelas 13h00 telefonam-me a informar que já estava arranjado o carro. Eu demorei quase 1 dia completo entre desmanchar o cárter, charrio, retirar correia acessória, bomba ar AC, subir motor, limpar motor na zona do cárter, e cárter, colocar silicone, esperar 30/40m (instruções silicone) antes de colocar óleo, voltar a montar tudo.
E vocês fizeram tudo, com lavagem motor e arranjo da avaria (falta de pressão de óleo) com suposta limpeza do verdete e arranjo de cablagem e troca da junta do cárter em 5 horas? Bem dizia o Tio Patinhas, tempo é dinheiro, no vosso caso: manter os contratos da INEM e PSP e por fora arranjar outros carros às 3 pancadas.

Uma pergunta, quem escreveu em nome da empresa foi o chefe de oficina, certo? Por isso nem olhou para as fotografias.

É simples, devolvem o dinheiro. Já propus pagar uma parte do mapa de trabalhos, mas com essa vossa atitude exposta pelo chefe de oficina, só retiro o elemento da secretaria que ainda ponderou antes de eu reclamar no livro de reclamações, quero o reembolso total do valor.

Obrigado.

Em anexo novamente a reclamação do livro de reclamações e as fotos.
Gocarmat
estimado cliente Joel Viera,

voltamos a analisar a sua resposta,

e a que lhe podemos adiantar é o seguinte:

1) a Gocarmat fez e bem o trabalho que se comprometeu perante o cliente
2) a viatura saiu em condições perfeitas da nossa oficina
3) Se tinha alguma duvida, só tenha de voltar ás nossas instalações e esclarecer as mesmas e se caso disso mostrar num elevador
4) estranhamente levou o carro a Santarem, e agora afirma que fizemos mal
5) não sabemos de todo o que foi feito em Santarem e de que maneira, e com que objectivos
6) Lamentamos as afirmações que pratica e temos a certeza que não foi burlado pela Gocarmat, poderá ter sido por outros , por nós não.
7) caso insista neste tipo de calunias teremos de recorrer aos meios judiciais para defender o nosso bom nome, pois é fácil atrás de um teclado dizer o que nos apetece sem qualquer tipo de argumentos
8) tal como referimos anteriormente, não podemos de todo atender à sua reclamação, pois a mesma é desprovida de fundamentos.

com os nossos melhores cumprimentos
A Gerência
5 de julho 2019

Só tenho a vos dizer isto: sabem analisar fotografias?

Por último, manchar vosso nome? Ou são vocês a se colocarem a jeito? Até porque analisando vossa última resposta, é muita evasiva e anda em círculos do mesmo: saiu a andar com todo o consentimento do cliente. Pois saiu, o óleo não caia a jorros que o carro ficava inoperacional, lá andava, andava.
O vosso chefe de oficina já não se recorda do óleo que estava de novo no carter quando fui de novo, à vossa loja, de reboque?

E quando vos telefonei de Santarém e vos disse para cá virem ver o carro...haaaa, vossa resposta: tem de cá trazer o carro. E foi o que fiz, fui.... Curioso... Fui de reboque, porque será?

Como for, vou analisar os meios judiciais que mencionam, que até sugiro irmos a um julgado de paz que é mais célebre.

Para já fica este tópico aberto do portal da queixa até novas indicações minhas e, claro, as pessoas que estejam a acompanhar este tópico saberem o desfecho.

Obrigado pela atenção gocarmat.

Um bom fds.

Ps 1- já recebi a vossa carta registada a cumprir os prazos estipulados por lei em resposta à reclamação no livro de reclamações.

Ps 2- reenvio de novo as fotos antes de ir para vocês depois de sair da 1° vez da oficina e da 2° vez e fotos como deveria ficar após efetuados os trabalhos da troca de junta do carter.
As fotografias
5 de julho 2019
Já agora, embora acima falei em modo geral, deixa responder aos vossos pontos de uma forma concisa:
1) dizem vocês com palavras (e vosso chefe de oficina a limpar o óleo pela 2 vez que, quando chegou a Santarém de novo, estava com óleo de novo e tirei fotos), eu refuto com palavras e fotografias;
2) sim, andar andava, pelo menos não aparecia o aviso no quadrante de falha de óleo, aqui eu admito que resolveram bem o problema;
3)e fui às vossas instalações, sem elevadores livre, tive de pedir um macaco e deitar-me no chão com o chefe de oficina, a ver o estado do cárter (após uma viagem);
4) fui a Santarém porque é onde tenho o meu mecânico e elevador de carros. Mas desconhecia que meu seguro da viatura não dava para renovar o carro de Lisboa para Santarém.
5)o que foi feito em Santarém, duas coisas:
A) ver o vosso serviço, tirar fotografias. E após o que vi vos telefonar a saber como resolver.
B) Efectuar a correção de fuga de óleo, pela junta de silicone do cárter.
6) Para já, não sou a vossa 1° reclamação.
7) não escrevo atrás de um teclado. Confrontei e bem cara a cara, Homem a Homem, por duas vezes com o vosso chefe de oficina. Inclusivé, vosso chefe de oficina proibiu o seu colega de escritório quando tomou iniciativa de resolver minha insatisfação antes de eu escrever no vosso livro de reclamações;
8) este ponto é mostrar que vocês sabem contar anedotas? Querem que, além da explicação técnica de um profissional sobre medir óleos, que coloque legendas nas fotos para fundamentar mais ainda o que seguimento.

Terminando, como citei acima, este tópico fica em aberto até eu decidir vossa sugestão judicial.

Talvez comecemos por um julgado de paz, mais célebre e que acarreta menos custos financeiros para ambas as partes.

Cumprimentos