• Alameda Bonifácio Lazaro Lozano nº15- 2º f 2780-125 Oeiras
  • geral@gocarmat.pt

Gocarmat - Mapa de trabalhos da factura, troca junta silicone do cárter não efectuada

Joel Vieira apresentou a reclamação

Tive conhecimento da oficina Gocarmat pela internet. Solicitei apoio na resolução da avaria do meu carro, em anexo foto da avaria no quadrante e foto da fuga de óleo no Carter. Quando fui levantar o carro com o problema corrigido, fiquei surpreendido ter 2 dedos de óleo a mais do máximo (empregado escritório esteve presente quando vi o nível de óleo). Eu, desconfiado, fui à minha oficina (é em Santarém e o seguro do carro não dava para enviar o carro) fazer a inspecção. Descobri que não retiraram o cárter e efectuaram a troca da junta de silicone do cárter (em anexo fotos). Confrontei a loja, até estive disposto a pagar uma parte ( lavagem motor, filtro óleo e óleo), mas fui negado. Fui fazer a correcção da fuga (trocar o silicone junta) do cárter (em anexo fotos).
Conclusão, a loja mentiu no mapa de trabalhos realizados, na factura adicionaram “revisão oficial” sem meu consentimento (eu pedi à loja foi a correcção do erro do carro que estava no quadrante e a fuga de óleo) e também adicionaram “consumíveis” que não sei o que é (em anexo cópia da factura).
Solicitava ajuda na dissolução da factura, como tal, a devolução integral do dinheiro.
É triste saber que, um cliente que desconhece mecânica, ser facilmente roubado, e logo nesta oficina de Carnaxide que recebe os carros do INEM, PSP, etc.
Já expus no facebook da Gocarmat (só se consegue enviar mensagem privada) a situação no dia 20 dando tempo de responder até ontem. Silêncio. Hoje, venho expor a situação no Portal da Queixa.
Obrigado.
Em anexo vai 11 folhas, 10 de fotografias e 1 a factura.

01 jul 2019
Gocarmat adicionou uma resposta

Estimado Cliente Joel Vieira,

Recebemos a sua reclamação a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Devemos referir que a viatura em questão entrou na Gocarmat com um problema que foi devidamente resolvido, tendo a mesma saído da nossa oficina com a intervenção realizada, devidamente aprovada e cobrado o respectivo valor sempre com a autorização do Estimado Cliente.

Quanto ao óleo, devemos salientar que quando a viatura está fria é normal que o nível do óleo esteja ligeiramente acima do nível.

Face ao referido não poderemos atender a sua reclamação porque facturamos e fizemos o que nos propusemos sempre devidamente autorizado pelo Estimado Cliente.

Sem outro assunto, despedimo-nos,
Com os nossos melhores cumprimentos,
Apoio ao Cliente / Departamento de Q.A. (Quality Assurance)

01 jul 2019

Dividindo a minha exposição em 2 partes e refutando vossa resposta:

1)sobre o nível de óleo, o óleo depois de quente, tende a expandir-se pelo motor, logo a medição que é feita pela vareta dentro do cárter não vai ser fiável, porque ainda existe óleo a circular dentro do motor. Contudo, existem algumas excepções em que o manual do carro diga que a medição deve-se medir à temperatura normal de operação do motor, num sítio plano e após esperar 5/10 minutos, inclusivé, costuma haver informação visível num autocolante no motor. Meu Audi não menciona a leitura a quente. Pior é que vocês usam galp longlife não dando hipótese ao cliente, como solicitei, de poder manter o óleo que usa no carro, meu caso é Castrol Edge e Vocês usam somente Galp Longlife.

2)Quando afirmam "com a autorização do Estimado Cliente", vocês não colocaram o carro no elevador e me mostraram o serviço efetuado no cárter. Para um espírito de confiança e lealdade, um cliente não é obrigado a perceber de todas as profissões para verificar o serviço de quem faz o serviço. Vosso erro foi terem 2 dedos de óleo a mais do máximo, um desleixo absurdo que me levantou sérias dúvidas. Nada melhor que tirar as fotos e verificar se de facto efetuaram a correção da fuga de óleo na junta do Cárter, a qual, vocês lavaram bem, mas após uma viagem Carnaxide-Santarém-Carnaxide, como o chefe da oficina e os empregados confirmaram, estava novamente cheio de óleo o cárter. Das duas uma era: péssimo serviço feito pelo empregado ou, não fizeram o serviço como vim a constar.
Acresce, fui às 17h00 de 4ª feira às vossas instalações buscar o óleo e filtro que estava no meu carro por arranjar ainda, e no dia seguinte, 5ª feira, pelas 13h00 telefonam-me a informar que já estava arranjado o carro. Eu demorei quase 1 dia completo entre desmanchar o cárter, charrio, retirar correia acessória, bomba ar AC, subir motor, limpar motor na zona do cárter, e cárter, colocar silicone, esperar 30/40m (instruções silicone) antes de colocar óleo, voltar a montar tudo.
E vocês fizeram tudo, com lavagem motor e arranjo da avaria (falta de pressão de óleo) com suposta limpeza do verdete e arranjo de cablagem e troca da junta do cárter em 5 horas? Bem dizia o Tio Patinhas, tempo é dinheiro, no vosso caso: manter os contratos da INEM e PSP e por fora arranjar outros carros às 3 pancadas.

Uma pergunta, quem escreveu em nome da empresa foi o chefe de oficina, certo? Por isso nem olhou para as fotografias.

É simples, devolvem o dinheiro. Já propus pagar uma parte do mapa de trabalhos, mas com essa vossa atitude exposta pelo chefe de oficina, só retiro o elemento da secretaria que ainda ponderou antes de eu reclamar no livro de reclamações, quero o reembolso total do valor.

Obrigado.

Em anexo novamente a reclamação do livro de reclamações e as fotos.

Gocarmat adicionou uma resposta

estimado cliente Joel Viera,

voltamos a analisar a sua resposta,

e a que lhe podemos adiantar é o seguinte:

1) a Gocarmat fez e bem o trabalho que se comprometeu perante o cliente
2) a viatura saiu em condições perfeitas da nossa oficina
3) Se tinha alguma duvida, só tenha de voltar ás nossas instalações e esclarecer as mesmas e se caso disso mostrar num elevador
4) estranhamente levou o carro a Santarem, e agora afirma que fizemos mal
5) não sabemos de todo o que foi feito em Santarem e de que maneira, e com que objectivos
6) Lamentamos as afirmações que pratica e temos a certeza que não foi burlado pela Gocarmat, poderá ter sido por outros , por nós não.
7) caso insista neste tipo de calunias teremos de recorrer aos meios judiciais para defender o nosso bom nome, pois é fácil atrás de um teclado dizer o que nos apetece sem qualquer tipo de argumentos
8) tal como referimos anteriormente, não podemos de todo atender à sua reclamação, pois a mesma é desprovida de fundamentos.

com os nossos melhores cumprimentos
A Gerência

Joel Vieira adicionou uma resposta

Só tenho a vos dizer isto: sabem analisar fotografias?

Por último, manchar vosso nome? Ou são vocês a se colocarem a jeito? Até porque analisando vossa última resposta, é muita evasiva e anda em círculos do mesmo: saiu a andar com todo o consentimento do cliente. Pois saiu, o óleo não caia a jorros que o carro ficava inoperacional, lá andava, andava.
O vosso chefe de oficina já não se recorda do óleo que estava de novo no carter quando fui de novo, à vossa loja, de reboque?

E quando vos telefonei de Santarém e vos disse para cá virem ver o carro...haaaa, vossa resposta: tem de cá trazer o carro. E foi o que fiz, fui.... Curioso... Fui de reboque, porque será?

Como for, vou analisar os meios judiciais que mencionam, que até sugiro irmos a um julgado de paz que é mais célebre.

Para já fica este tópico aberto do portal da queixa até novas indicações minhas e, claro, as pessoas que estejam a acompanhar este tópico saberem o desfecho.

Obrigado pela atenção gocarmat.

Um bom fds.

Ps 1- já recebi a vossa carta registada a cumprir os prazos estipulados por lei em resposta à reclamação no livro de reclamações.

Ps 2- reenvio de novo as fotos antes de ir para vocês depois de sair da 1° vez da oficina e da 2° vez e fotos como deveria ficar após efetuados os trabalhos da troca de junta do carter.

As fotografias

Joel Vieira adicionou uma resposta

Já agora, embora acima falei em modo geral, deixa responder aos vossos pontos de uma forma concisa:
1) dizem vocês com palavras (e vosso chefe de oficina a limpar o óleo pela 2 vez que, quando chegou a Santarém de novo, estava com óleo de novo e tirei fotos), eu refuto com palavras e fotografias;
2) sim, andar andava, pelo menos não aparecia o aviso no quadrante de falha de óleo, aqui eu admito que resolveram bem o problema;
3)e fui às vossas instalações, sem elevadores livre, tive de pedir um macaco e deitar-me no chão com o chefe de oficina, a ver o estado do cárter (após uma viagem);
4) fui a Santarém porque é onde tenho o meu mecânico e elevador de carros. Mas desconhecia que meu seguro da viatura não dava para renovar o carro de Lisboa para Santarém.
5)o que foi feito em Santarém, duas coisas:
A) ver o vosso serviço, tirar fotografias. E após o que vi vos telefonar a saber como resolver.
B) Efectuar a correção de fuga de óleo, pela junta de silicone do cárter.
6) Para já, não sou a vossa 1° reclamação.
7) não escrevo atrás de um teclado. Confrontei e bem cara a cara, Homem a Homem, por duas vezes com o vosso chefe de oficina. Inclusivé, vosso chefe de oficina proibiu o seu colega de escritório quando tomou iniciativa de resolver minha insatisfação antes de eu escrever no vosso livro de reclamações;
8) este ponto é mostrar que vocês sabem contar anedotas? Querem que, além da explicação técnica de um profissional sobre medir óleos, que coloque legendas nas fotos para fundamentar mais ainda o que seguimento.

Terminando, como citei acima, este tópico fica em aberto até eu decidir vossa sugestão judicial.

Talvez comecemos por um julgado de paz, mais célebre e que acarreta menos custos financeiros para ambas as partes.

Joel Vieira

26 dez 2019
Gocarmat alterou o estado para Resolvida