Gocarmat Lda
  • geral@gocarmat.pt

Gocarmat - Serviço mal prestado e serviço mal feito

Hugo Mário Simão Carvalho e Melo
Hugo Melo apresentou a reclamação
8 de setembro 2017 (editada a 13 de setembro 2017)
Na ultima semana de Agosto adquiri um VW Lupo que estava parado á 5 meses.
Eu ja sabia logo á partida que o carro ia precisar de ir a uma oficina, para fzr uma revisão para depois poder circular sem preocupações.
Escolhi a oficina Gocarmat da Charneca de Caparica porque fica perto de casa e pareciam entendidos no assunto.
Nos primeiros dias, deram conta duma fuga de agua, fizeram o orçamento, ficou em 200€.
Depois de consertar a fuga de agua, o carro acumulava pressão, disseram que tinha a junta da cabeça queimada... Lá dei o braço a torcer e foram mais 500€. Até aqui por mim estava tudo bem, a única coisa que me estava a incomodar era o tempo que estavam a demorar mas fui deixando andar, porque o verdadeiro mecânico estava de ferias, os que ficaram era só ajudantes de mecânica ou aprendizes, porque para mim, percebem menos que eu de carros.
Hoje de manha, telefona me o ajudante de mecânico a dizer que tinha montado a cabeça do motor e a junta nova, mas o carro continua a acumular pressão.
Afinal não é a junta é outra coisa que não me sabem explicar.
Agora querem que pague os 700€ e que leve o carro naquelas condições ou então, fizeram me outro orçamento, desta vez pagava os 700€ iniciais e agora ia pagar mais 800€ porque iam pedir um motor novo!
Para mim foi a gota de água, 1500€??
Levei o carro ao mecânico para arranjar, e venho com o carro pior do que estava e com o risco de ficar parado no caminho. Ou então ia pagar um arranjo que não foi arranjo e um motor novo..
A minha atitude, foi tirar de lá o carro e meter em outra oficina.
Paguei os 200€ iniciais, no entanto sinto me roubado, não devia ter pago nada, tenho o carro parado e ando de transportes.
Passo a explicar que o carro saiu da oficia em pior estado do que entrou. Partiram um perno do motor e disseram me na minha cara que esse perno não fazia diferença. Um perno que aperta o motor, não faz diferença?
Estou mesmo chateado com isto. O chefe da oficina está de férias, tive de falar com os empregados que nem sabiam do livro de reclamações. Quarta feira vou lá voltar para deixar tudo escrito.
Perdi dinheiro, e o pior que tudo, estou a perder tempo de vida com isto tudo, e tempo de vida é a única coisa que ninguém pode devolver.
Estou mesmo chateado,
Data de ocorrência: 8 de setembro 2017
Gocarmat
22 de setembro 2017
Exmo. Sr. Hugo Melo,

Pedimos desculpa pela demora da nossa resposta, mas inevitavelmente, foi necessário abrir um inquérito interno para esclarecer a reclamação apresentada.

No seguimento do inquérito interno efectuado pelo nosso departamento de Qualidade, depois de recolhidas todas as informações, incluindo fotos do relatório electrónico bem como os seus dados digitais, foi possível apurar os seguintes factos:

1- O Sr. Hugo Melo levou a sua viatura à nossa oficina para efectuar uma Revisão.
2- A Revisão foi efectuada com sucesso, tendo sido detectado naquela altura uma fuga de água no sistema de refrigeração.
3- Chamado à nossa oficina para constatar in loco o que se estava a passar, foi mostrado ao Sr. Hugo Melo o sintoma. Com a sua aprovação foi efectuado um orçamento, o qual foi aprovado, tendo a Gocarmat prosseguido de imediato para a reparação do Sistema de Refrigeração, dita fuga de água.
4- Depois de reparado aquele sintoma procedeu-se ao check-up da viatura com o equipamento/máquina de diagnostico electrónico ligado à viatura.
5- Neste check-up a viatura como já não tinha forma de expelir a pressão, pois a fuga no sistema de refrigeração havia sido reparado, a pressão acumulava-se sendo apenas agora visível no diagnostico electrónico.
6- A nosso pedido, o Exmo. Sr. Hugo Melo deslocou-se mais uma vez à Gocarmat e foi explicado no local o que se estava a passar, informando nessa altura que o próximo passo seria a verificação da junta da cabeça ou a cabeça do motor. Caso constatássemos que seria da cabeça do motor a mesma teria que ser reparada. O Sr. Hugo compreendeu a sua infelicidade tendo sido efectuado um novo orçamento.
6- Depois de retirada a cabeça do motor, constatou-se que para lá da substituição da junta da cabeça seria necessário corrigir a cabeça e assim procedeu-se à sua reparação conforme orçamento previamente aprovado.
7- Depois de reparadas e montadas as peças atrás descritas procedeu-se ao diagnóstico electrónico da viatura e nessa altura constatou-se que que a pressão permanecia e que possivelmente seria o bloco do motor estalado.

Nossa conclusão:

Este tipo de avaria revela que a viatura andou muito tempo com a fuga de água, tendo como efeito as avarias subsequentes que são praticamente impossiveis de detectar sem que primeiro se repare o sistema de refrigeração e indo sucessivamente até se descobrir que o bloco do motor se encontra danificado.
Relembramos que o Sr. Hugo foi sempre chamado às nossas instalações tendo comparecido também sempre para constatar os defeitos subsequentes do problema da fuga de água.

A Gocarmat lamenta que o Sr. Hugo se tenha deparado com tamanho problema, infelizmente não nos podemos responsabilizar, sugerimos que faça despoletar a garantia de compra junto do vendedor da sua viatura afim de ser ressarcido pelo transtorno sentido, para tal, serve como prova a documentação que poderemos fornecer ao Exmo. Sr. atestando que a viatura se encontrava com os problemas atrás descritos. Somos certos que juntando a factura de compra da sua viatura mais a nossa exposição, servirá com certeza de prova para a melhor resolução do seu problema.

Sem mais a reportar, com elevada estima e consideração,
Departamento de Qualidade da Gocarmat
29 de setembro 2017
Exmo Sr. Do departamento de qualidade da gocarmat,
Ainda querem fazer parecer que não tiveram culpa e que a culpa é minha.
De certa maneira até é, porque fui eu que coloquei lá a viatura.
Tenho testemunhas, que viram a incompetência e a falta de profissionalismo que existe naquela Oficina.
Depois do problema da fuga de água, meteram a viatura a trabalhar, SEM qualquer equipamento de diagnóstico!!!
A finalidade era fazer subir a temperatura a fim de fazer disparar a ventoinha, volto a frisar, SEM qualquer equipamento de diagnóstico, porque fui lá e vi!
Tanta pressão acumulou que a tampa do depósito da água saltou, saiu disparada e a água até ia queimando lá um funcionário da Oficina.
Aceitei o orçamento seguinte porque me garantiram que o motor iria ficar como novo, com válvulas afinadas e tudo mais..
Agora vamos ao sabia que:
Sabia que, na desmontagem da cabeça, partiram me um perno que aperta a cabeça e disseram me que esse perno não iria fazer diferença???
Todos os mecânicos que falei sobre este assunto, dizem me que os mecânicos da gocarmat só podem ser malucos.
Sabia que a cabeça foi ao torneiro facear mas que não foi ao banco de ensaio ver se estava empenada ou até mesmo estalada???
É que podem mudar as juntas todas que quiserem mas se o bloco estiver estalado a pressão passa para a água..
Sabia que na montagem da cabeça partiram me a árvore de cames???
Não me venham agora dizer que a culpa é minha por ter comprado um carro com problemas.
Se não tivesse problemas, nunca teria ido ao mecânico!!
Agora, se são mecânicos, isso é que deixa muitas dúvidas.
Posso informar que estou a trabalhar neste assunto e que brevemente irei falar com o meu advogado, visto que a vossa solução não me agrada nem um bocadinho.
Sem mais assunto, Hugo Melo
Gocarmat
Estimado Sr. Hugo Melo,

Lamentamos mais uma vez que se esteja a deparar com tamanho problema, entendemos a arrelia sentida com toda esta situação.

A nossa oficina sempre trabalhou de perto e com toda a transparência junto do Sr. Hugo, chamando-o a comparecer na oficina sempre que nos deparávamos com mais um problema descoberto e inerente à fuga de água que a viatura já trazia quando chegou às nossas instalações. Sempre lhe demos várias opções para reparar a sua viatura, tendo o Sr. Hugo escolhendo sempre a que mais lhe convinha financeiramente.

Por perceber o infortúnio da sua situação apenas lhe foi cobrado a primeira intervenção no valor de 204,91€ (com IVA) onde foi Substituído o Termostato, o Sensor de Temperatura e o Depósito do Radiador que se encontravam danificados face à exposição do excesso de temperatura que a viatura sofreu antes de chegar às nossas instalações. Todos os outros custos que já haviam sido aprovados pelo Sr. Hugo foram suportados pela nossa oficina.

Reiteramos o nosso compromisso, visto a viatura ainda se encontrar em garantia de compra, em fazer uma Exposição para que o Sr. Hugo possa entregar ao vendedor da viatura e assim tentar resolver o seu problema.

Na esperança que este email possa esclarecer e ajudar o Sr. Hugo, despedimo-nos,

Com elevada estima e consideração,
Departamento de Qualidade da Gocarmat
Bom dia, exmo departamento de qualidade da gocarmat.
Já falei com o meu advogado, assim que tenha toda a documentação reunida, vão ser notificados.
Deram me várias opções?? Não senhor!!
Era o que era! 1 opção- mudar o copo do termostato(fuga de água)200€. 2 opção - junta da cabeca. 500€ 3 opção- motor novo.. 1500€.
Não havia por onde escolher, eu não sou mecânico, só tenho é de concordar com os orçamentos..
Foi me cobrado 200€?? Não senhor, foi me cobrado 700€, eu na minha estupidez é que decidi pagar os 200€ do problema da fuga de água, não devia ter pago nada, por isso é que me sinto uma arrelia com isto tudo.
7 de julho 2020
Resolvida o Caraças. Nunca mais ponho os pés num servico vosso. E sempre que puder, vou avisar para não irem lá.