Compras, Descontos e Vouchers
1 Eurocupon 75.3
2 TopVendas 66.4
3 Livoo 62.3
GrouponN/A

Groupon - Eliminaram publicações/comentários meus no Facebook!

Marisa
Marisa apresentou a reclamação
18 de novembro 2011

Efectuei uma compra dum voucher, por volta de Junho, por 19€, para um rodízio de pizza no restaurante "Pizza na Brasa Roma".
O jantar foi marcado para 21 de Outubro, jantar esse que foi desmarcado pelo próprio restaurante, dizendo que voltariam a contactar para marcar uma nova data.
Contudo, a dia 26/10, recebo um e-mail da Groupon a dizer que o restaurante tinha fechado portas e deram-me duas opções:
"A) O reembolso do valor total do cupão (19€).
Ou
B) Creditamos na sua conta Groupon o valor do cupão (19€), mais 5€ de crédito. Para gastar com qualquer outro desconto Groupon que lhe interesse."
Solicitaram-me que enviasse um e-mail com a opção por mim escolhida.

27/10 - realizei esse procedimento perguntando ainda quanto tempo demoraria a ser efectuado o reembolso. Não obtive resposta a este e-mail.

28/10 - voltei a enviar um e-mail a dizer que ainda esperava por resposta. Também não tive resposta a esse e-mail.

03/11 - "Groupon Portugal" (Facebook) emite o seguinte comunicado: "Olá a todos informamos que o apoio ao cliente, devido a problemas técnicos, está com um atraso de uma semana na resposta aos emails. No entanto, garantimos a resposta a todos os emails enviados até então e, a resolução de cada problema: envio do produto ou reembolso em crédito ou dinheiro (dependendo de cada situação). Obrigada pela compreensão."

04/11 - volto a enviar um e-mail para a Groupon a explicar toda a situação, remetendo o mesmo também para a DECO e para a Direcção Geral do Consumidor.

07/11 - recebo uma resposta ao e-mail enviado a dia 27 e 28/10: "A anulação do seu cupão já se encontra em processo.
Num prazo de 10 dias úteis receberá o seu dinheiro na sua conta de cartão de crédito ou paypal." e recebo uma resposta também do e-mail enviado a 04/11: "Groupon pede desculpa por este atraso. A anulação já foi está solicitada."
No mesmo dia pergunto: "Gostaria de saber porque é que o meu reembolso demora tanto tempo, sendo que tenho conhecimento que clientes do mesmo serviço já tiveram o seu reembolso."

11/11 - respondem que "Tal como lhe indicamos a transferência já se encontra realizada".

15/11 - volto a contactar dizendo que "Recebi o e-mail abaixo descrito e gostaria de saber o que na prática significa. Gostaria de saber também mais uma coisa: Porque é que outros compradores do mesmo voucher que eu já receberam o seu reembolso e o meu ainda não foi feito?" Não obtive resposta.

Depois de expostos os e-mails, devo clarificar que, tal como eu, outras amigas minhas compraram os mesmos vouchers. Duas delas já tiveram o seu reembolso (uma por volta do dia 4/11 e outra por volta do dia 10/11). Eu continuo à espera do meu, sendo que sou da opinião de que, uma vez o restaurante ter fechado as portas, todos os compradores deveriam de ter tido o seu reembolso ao mesmo tempo.

Devo informar também que, através do Facebook, verifiquei que, tal como eu, existiam muitos outros clientes insatisfeitos. Demonstrei o meu desagrado para com esta empresa através de comentários e/ou publicações nas suas páginas.

Segundo o n.º 1 e n.º 2 do Art.º 37.º (Liberdade de expressão e informação) da Constituição da República:

"1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.

2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.".

O que me apraz dizer sobre este assunto é que, neste momento, estou impossibilitada de fazer publicações/comentários nas páginas "Groupon Portugal" e "Groupon Lisboa", sendo que igualmente eliminaram publicações/comentários meus nas páginas da Groupon no Facebook. A Groupon deu a justificação de que "só bloqueamos e eliminamos contactos insultuosos e spam.". Lanço um desafio à Groupon: Indicar quais os comentários em que fui insultuosa!
Teria sido profissional por parte desta empresa responder à minha insatisfação/justificações que lhes pedi com argumentos válidos e justificativos; porém, o caminho seguido foi a censura e/ou ausência de resposta.

A Groupon chega, todos os dias, a centenas (ou milhares) de potenciais compradores, via e-mail. Tem um site na internet e cerca de 5 páginas no Facebook.
Uma empresa desta dimensão apresenta um serviço destes? Atraso de entrega/não-entrega de encomendas, a insegurança de reembolso de dinheiro relativo a vouchers que não foram utilizados, censura de opinião de clientes - tudo faz parte da Groupon!

O prazo dos 10 dias úteis para receber o dinheiro na minha conta termina dia 21/11. Será que a Groupon vai cumprir ou irá dar-me razão quando eu digo que estamos perante mais uma burla?

Cumprimentos.

Data de ocorrência: 18 de novembro 2011