Amatoscar - Comércio Automóvel, S.A.
  • Av. Francisco Fino, Nº17
    7300-053 Portalegre
  • geral@amatoscar.pt

AMatosCar - Campanha Oferta do Valor do IVA

Joelma Linhan
Joelma Linhan apresentou a reclamação
2 de janeiro 2018

Depois de ter sido contactada para a oferta de uma campanha de desconto igual ao IVA , desloquei-me no dia 15 de dezembro de 2017 à Opel de Évora para usufruir da referida campanha para manutenção do meu veículo. Porém quando verifiquei a fatura reparei que na última parcela aparecia o valor do desconto a subtrair e espantem-se, o mesmo foi novamente somado.
Quando confrontei a empresa com esta irregularidade, o inédito aconteceu, que foi terem-me dito que todos os valores relativos aos preços apresentados na fatura já continham a referida dedução do desconto de 23%.
Parece-me que isto constitui uma ilegalidade, pois aparece o valor do desconto do iva para levar os clientes a acharem que tiveram o referido desconto, mas ao somarmos as parcelas verificamos que não há nenhum abatimento.
Alerto a todas as pessoas que somem as parcelas da fatura para terem a certeza que foi abatido o desconto, pois partimos do princípio que como a fatura é feita por um programa informático que está tudo certo e não é assim.

Data de ocorrência: 2 de janeiro 2018
AMatosCar
4 de janeiro 2018
Muito Bom dia Caríssima Sra. D. Joelma Linhan,
Em primeiro lugar gostaríamos de lhe desejar um excelente ano de 2018.
Depois, e para que não restem dúvidas a quem quer que seja, gostaria de lhe explanar muito minuciosamente a sua factura para que possa compreender que efectivamente teve um desconto igual ao valor do IVA, tal como foi publicitado na campanha em que a Sra fez o favor de participar e de usufruir. Sabe que somos um grupo com mais de 30 anos de existência e que se rege pela transparência e atitude séria e profissional neste mercado tão competitivo como é o ramo automóvel. E para nós, receber uma Queixa num Portal Público cujo motivo se apelida de BURLA, é para nós muito chocante e constrangedor. Penso que não pode, ou pelo menos deve, ser feita uma queixa com este teor com uma acusação sem termos a certeza do que estamos a incriminar, e foi o que infelizmente se passou. Seria mais fácil e penso que correto da sua parte, anexar à queixa a cópia da factura, para que qualquer pessoa pudesse perceber a sua má interpretação da mesma. Mas isso, deixamos, obviamente ao seu critério, pois penso que não podemos, ou pelo menos não devemos, publicar um documento que é dirigido à sua pessoa.

Então passamos a explicar, ao pormenor o documento, sendo que, e como já lhe foi transmitido pensamos que várias vezes, estamos completamente disponíveis para o fazer pessoalmente.

Em 1º lugar gostaria de frisar que a A MatosCar é ma sociedade Anónima, sujeita a todos os controlos e auditorias que esta forma jurídica acarreta e que trabalha, óbviamente, com um software certificado. Aproveitamos ainda para esclarecer a Sra. D. Joelma, que, e ao abrigo do nº 5 do artº 36º do CIVA, a lei não obriga à discriminação do desconto linha-a-linha.
Tendo em conta que o software é certificado e não comete erros na soma, o somatório de todas as linhas da factura ascende a 497,66 euros.
Aliás, nas últimas linhas do documento em análise lê-se:
- Sub-total Mão-de-obra 90,85
- Sub-total Peças 406,81
O que prefaz os referidos 497,66, a que haveria que acrescer IVA à taxa normal.
- Foi feito um abatimento de 93,32, com a designação oferta do valor do IVA.
- Se aos referidos 497,66 deduzirmos os referidos 93,32 obtém-se 404,34, que adicionados da taxa de Gestão Ambiental de 1,36, perfazem a quantia de 405,70€, que como se pode verificar, é a base tributável da factura emitida.
O que é importante esclarecer é que nem nós nem ninguém pode emitir facturas sem IVA, desde que legalmente exigível!
Por isso se aplicou a taxa de 23%, totalizando o documento o valor de 499,01 euros.

Simplificando, a D. Joelma Linhan pagou 499,01€ (somatório de mão-de-obra, peças e taxa de gestão ambiental ) em vez dos 612.12€ que lhe seriam devidos pagar se não tivesse usufruído do valor da campanha. Ou seja pagou efetivamente menos 113.11€.

Fica assim evidente que houve um desconto comercial de equivalente ao valor do IVA incidente sobre esta operação.

Mas, e como sugerimos no início, estamos disponíveis para explicar mais ma vez e presencialmente à Sra. D. Joelma a fatura e os descontos da campanha em vigor que nela constam. Se achar por bem, e em abono da verdade e do esclarecimento, quiser anexar a esta queixa de burla a cópia da factura, pensamos que seria uma forma de, não digo desculpar, mas de fazer vir ao de cimo a confusão que a Exma Sra fez com os valores nela expressos.

Estamos completamente ao dispôr e reiteramos os nossos votos de bom ano de 2018

Paula Matos