Amatoscar - Comércio Automóvel, S.A.
  • Av. Francisco Fino, Nº17
    7300-053 Portalegre
  • geral@amatoscar.pt

AMatosCar - Tempo de reparação inaceitável e total inércia

Domingos Roque
Domingos Roque apresentou a reclamação
4 de maio 2022
Em Agosto de 2021, necessitando de adquirir um veículo para o exercício da minha atividade profissional de taxista, e tendo obtido um bom feedback acerca dos veículos do grupo VW, procedi à aquisição de um Volkswagen Arteon 2.0TDI DSG R-Line, de 150 cavalos, do ano de 2018, que afetei à minha atividade. Passados cerca de somente 7 meses da aquisição do veículo, o mesmo começou a apresentar anomalias no sistema de refrigeração, tendo-me visto obrigado a imobilizar o mesmo no dia 13 de abril, na oficina da Car W A MatosCar Castelo Branco, oficina autorizada da marca Volkswagen.

A referida oficina, que já teria realizado 2 revisões a este veículo desde que eu o adquiri e que sempre me confirmou o excelente estado do mesmo, procedeu a todos os meios de diagnóstico, sem ter conseguido identificar a causa de avaria, sendo que, desde então, terá inicialmente referido que estabeleceu contacto com o departamento técnico da SIVA de forma a receber instruções acerca de todos os passos a dar para a resolução da avaria.
Desde o referido dia 13 de abril não terá existido qualquer desenvolvimento do assunto, referindo a oficina que continua a aguardar instruções por parte da SIVA, mais referindo que não executa qualquer procedimento sem instruções da mesma, mantendo o carro nas suas instalações sem realizar qualquer outro meio de diagnóstico. Simplesmente se limita a aguardar por "instruções" da SIVA.
Devido a toda essa inércia, encontro-me privado de exercer a minha atividade profissional, uma vez que o referido veículo (táxi) se encontra imobilizado na referida oficina, sem se vislumbrar qualquer atitude minimamente proativa quer por parte parte oficina quer por parte da SIVA, o que é injustificável, tendo em conta as particularidades do caso (único veículo afeto a atividade profissional).
Exijo justificações relativamente à forma como este caso está a ser tratado, bem como exijo ser ressarcido por todo o prejuízo de que estou a ser alvo em consequência da V/ atitude totalmente inerte enquanto oficina autorizada dos veículos da marca Volkswagen.
Data de ocorrência: 13 de abril 2022
AMatosCar
4 de maio 2022
Exmo. Sr. Domingos Roque,

Agradecemos o seu contacto, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Iremos analisar a situação apresentada. Entraremos em contacto o mais brevemente possível.

Vitor Baptista
Departamento de Apoio ao Cliente
AMatosCar
14 de junho 2022
Exmo. Sr. Domingos Roque,

Relativamente à reclamação em assunto, fomos informados que a viatura Volkswagen Arteon, com a matrícula 17-UI-63, propriedade do Sr. Domingos José Roque, entrou na nossa oficina em 12/04/2022, e para a qual abrimos a ordem de reparação nº 14309219.
A queixa foi: “Luz de refrigeração acesa”. Ao realizarmos o diagnóstico, confirmámos que o sistema de refrigeração tinha excesso de pressão no seu interior e que o líquido de refrigeração do mesmo acaba por ser expulso do circuito de refrigeração. Pelo facto de a bomba de água desta viatura ser elétrica é necessário efetuar o sangramento com a máquina de diagnóstico, conforme preconizado pela marca. Contudo, não conseguimos efetuar este procedimento, já que o mesmo nem sequer é iniciado, originando um erro.
O procedimento é interrompido por um erro de comunicação com a unidade de comando. E esta é a principal questão da complexa avaria da viatura! Para despistarmos um hipotético problema no nosso equipamento informático procedemos a um ensaio numa viatura semelhante, e que decorreu com normalidade. Tentámos ainda com uma máquina de diagnóstico multimarca, mas o resultado foi semelhante, nem sequer permitindo o acesso à unidade da viatura. Ao analisarmos este complexo problema, verificámos ainda que o veículo tinha montado uma bomba de água de material “aftermarket” e que, conforme nossa experiência anterior, este facto poderia influenciar o erro originado. Falámos com o Sr. Domingos Roque que nos autorizou a substituição da bomba de água por uma de material original Volkswagen, mas, infelizmente, o erro do procedimento persistiu.
Ainda de acordo com o Sr. Domingos Roque, decidimos efetuar um teste à unidade de comando do motor numa empresa da especialidade. As viaturas Táxi sofrem uma série de transformações para adaptação à sua utilização diária e daí que, hipoteticamente, possa ter surgido algum erro. Contudo, o resultado foi inconclusivo. Desde o início do problema que reportámos o caso à SIVA e, perante estes factos, o nosso foco voltou-se para tentarmos arranjar uma unidade de comando nova para ensaiarmos na viatura do seu Constituinte. Como deve imaginar, a unidade de comando do motor é uma peça de elevado valor e saliento-lhe que nunca foi consumida uma peça destas em Portugal. Para realçar o nosso empenho em resolver o problema que a viatura apresenta, conseguimos junto da Siva os meios para encomendar uma peça que nos permita testá-la no carro e verificar se nos permite o sangramento do circuito de refrigeração. Só após este passo poderemos verificar se o problema da pressão persiste.

Sr. Domingos Roque, creia que lamentamos profundamente o tempo de reparação da avaria que a viatura está a apresentar, mas, infelizmente, existem situações bastante complexas e para as quais as soluções são dispendiosas e morosas.
Para qualquer esclarecimento adicional, estamos ao dispor.

Vitor Baptista
Departamento de Apoio ao Cliente