59.2
Amatoscar - Comércio Automóvel, S.A.
  • Av. Francisco Fino, Nº17
    7300-053 Portalegre
  • geral@amatoscar.pt

AMatosCar - Veiculo novo com equipamento em falta

Jacinto Palma
Jacinto Palma apresentou a reclamação
1 de junho 2022
Adquiriu-se à entidade A Matoscar NIPC 509800696, concessionaria da Stellantis Portugal, S.A., Citroen, um veiculo novo, Citroen C3 Aircross 1.2 PureTech 130 S&S EAT6 C-Series, representada nos vários atos pelo vendedor do stand Citroen de Beja.

Para aquisição do mesmo foi aceite e sinalizada, em prazo, a proposta 1958907, sendo confirmada a encomenda do veiculo a 17/12/2021, conforme email anexo, onde constava identificada equipamento de série ou seja a característica técnica “Ajuda ao estacionamento traseiro” sendo assim expectável que o produto fosse entregue em conformidade. Tal não ocorreu pois o veiculo não possui nenhum equipamento de “Ajuda ao estacionamento traseiro”, vulgos sensores de estacionamento ou câmara estacionamento traseiro, é indefinido ao que corresponde.
De referir que a ausência deste equipamento que constava na proposta de venda não foi por qualquer meio ou verbalmente informado em nenhum momento, nem na confirmação do negócio, nem no entre tempo, nem na entrega. Apenas se veio a descobrir a falta do equipamento já em casa. De referir que é desconhecida a falta ou não de outros equipamentos no veiculo alem da “Ajuda ao estacionamento traseiro” uma vez que não foi honrada a proposta comercial no que respeita a características técnicas.

Não foi também entregue qualquer manual de instruções em Português ou outra língua como é obrigatório por lei sobre o bem adquirido, tendo o mesmo sido solicitado e a resposta vendedor do stand Citroen de Beja foi “agora os carros já não vem com manuais em papel”, mas tal não foi referido em momento algum, na entrega do bem ocorrida no estabelecimento comercial Citroen de Beja da A Matoscar, com isto solicitou-se o manual em formato digital, ao que fomos indicados para procurar na internet o manual pelo vendedor do stand Citroen de Beja. Ora desconhecendo o exato manual tecnicamente correcto a procurar, ou local, continua-se à data sem manual de instruções e com isso em risco de má utilização do equipamento, adquirido novo, por falta de manual de instruções.

Ambas as situações foram reclamadas, por telefone, ao que a justificação para a falta dos sensores foi que “o valor deste modelo de carro desde que se fechou negócio até que foi entregue já aumentou várias vezes e que como teve vários descontos, não era possível ir agora colocar a ajuda ao estacionamento traseiro”. (...)

As situações já descritas foram reclamadas, formalmente por email pelo email anexo, “Inconformidades”, ao qual não obtivemos qualquer resposta. Na ausência de resposta foi efetuado outro contacto telefónico sobre os mesmos temas onde a resposta do vendedor do stand Citroen de Beja se manteve, ou seja, não iria ser colocado o equipamento acordado e que teríamos de obter o manual de instruções da internet.
Data de ocorrência: 20 de maio 2022
AMatosCar
1 de junho 2022
Exmo. Sr. Jacinto Palma,

Agradecemos o seu contacto, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Iremos analisar a situação apresentada. Entraremos em contacto o mais brevemente possível.

Vitor Baptista
Departamento de Apoio ao Cliente
AMatosCar
14 de junho 2022
Exmo. Sr. Jacinto Palma,

No seguimento da reclamação em assunto, vimos por este meio informar que após averiguarmos toda a situação junto dos intervenientes, foi-nos informado que a viatura em questão foi encomendada em 17/12/2021, que devido a restrições de produção, esta encomenda foi alterada e retirado dos equipamentos de serie os sensores de marcha atrás.
De modo a resolver a situação, foi proposto a instalação do referido equipamento nas nossas instalações, suportando nós todos os custos. Neste momento aguardamos a sua disponibilidade para esta instalação.

Lamentamos todo o sucedido e qualquer transtorno que o mesmo possa ter causado.
Para qualquer esclarecimento adicional, estamos ao dispor.

Vitor Baptista
Departamento de Apoio ao Cliente