The Bridge - Empresa de Trabalho Temporário, Lda
  • reclamacoes@egor.pt

EGOR - Processo de seleção nada claro

Erika apresentou a reclamação
15 de setembro 2022
Quero saber se o facto de alguém já ter tido um contrato via Egor impede que seja chamado para novas entrevistas? Pois após eu já ter trabalhado para uma outra empresa via processo da Egor nunca mais fui chamada. No ano passado, cheguei até a entrar em contacto com a colaboradora da Egor responsável por uma vaga que era extremamente na minha área e ela me disse que eu não havia sido chamada por ainda não estar inscrira na Ordem dos Engenheiros de Portugal (nisso eu concordei com ela) e outra coisa que ela me disse e foi muito estranho é que muitas vezes o processo de seleção começa a ocorrer antes de eles publicarem a vaga no sistema, e essa foi a justificativa dela para me dizer o porquê algumas vagas que foram lançadas no dia 10, por exemplo, no dia 12, ou seja, apenas 2 dias depois já estava com o processo de seleção concluído e mesmo eu tendo enviado o CV no mesmo dia em que a vaga foi publicada, não deu tempo de ser considerado. Estou eu a fazer papel de trouxa então a enviar meu CV para processos que nem irão olhar minha candidatura? Por quê publicam se não olham para o nosso CV? Mas facto é que eu consegui a validação de todos os meus diplomas pela Ordem dos Engenheiros de Portugal, continuei aplicando para vagas na minha área e nunca fui chamada para nenhuma entrevista. Qual é o problema agora?
Data de ocorrência: 15 de setembro 2022
EGOR
15 de setembro 2022
A sua mensagem está ser analisada, pelo que daremos resposta o mais breve possível.
16 de setembro 2022
Ainda por cima recebi um e-mail da Egor hoje a mentir que tentaram me ligar sem sucesso. Não há nenhuma chamada perdida no meu telemóvel e nunca troquei de número.
EGOR
16 de setembro 2022
Cara Erika, tivemos o cuidado de a contactar para a esclarecer, e esperamos que tenha compreendido a razão pela qual nos processos de recrutamento a que se candidatou, o seu cv não foi considerado, uma vez que não reunia totalmente os requisitos do perfil que estávamos a recrutar.
Em futuros processos, para os quais o seu perfil seja adequado à função, tomaremos a iniciativa de os colocar à sua apreciação, para que os analise e nos diga do seu interesse. Até lá, sugerimos que se mantenha atenta às oportunidades de emprego que publicamos.
16 de setembro 2022
Fui contactada hoje, 16/09/22 às 9 horas da manhã por Maria de Lourdes Toscano do Grupo Egor. Em primeiro lugar, informo que possuo a gravação dessa chamada. Estava ela nitidamente nervosa ao telefone e me tratando de forma ríspida. Dentre todas as coisas que ela me disse, a que mais me chamou a atenção foi ela ter perdido 9 minutos seguidos de um monólogo no qual repetiu várias vezes que existem uma série de fatores, características e aspectos que a Egor nunca coloca visivelmente no anúncio da vaga, mas que são esses aspectos que definem quem será contratado para a vaga. E ainda frisou por mais de uma vez com a maior satisfação no tom de voz que esses outros aspectos não visíveis no anúncio pesam muito mais na contratação do que o facto de eu estar altamente qualificada para uma determinada vaga e possuir os requisitos que estão visíveis no anúncio. Ou seja, ela gastou 9 minutos para me dizer o quanto esse processo não é nada claro. Será que pela lei é legal a Egor agir assim? Não publicar os aspectos mais importantes que são o que de facto definem quem será contratado? Que brincadeira de mal gosto é essa? Colocar publicado nos anúncios somente aspectos irrelevantes para o processo de contratação? Apenas para induzir aos candidatos a pensarem que se encaixam na vaga e submeter a candidatura para que assim a Egor possa acumular candidaturas que nunca serão nem contactadas? No mínimo, isso é falta de respeito com os candidatos. Mas o que mais me preocupa é agora ter o conhecimento obtido pela própria boca deles que as características mais importantes e que realmente fazem eles contratarem alguém nunca estão descritas no anúncio da vaga e que o aspecto "qualificação" não é tão importante assim. Foi exatamente o que ela disse e eu tenho essa gravação e estou indignada por ela pensar que um absurdo desses poderia servir como justificativa para minha reclamação. Para além disso, ainda se queixou de eu ter submetido o meu CV para mais de uma área, como se eu fosse um robô e não tivesse condições de trabalhar em mais de uma área, logo eu que tenho várias especializações diferentes e também insistiu que tentou me ligar e não conseguiu, entretanto o meu telefone sempre regista chamada perdida, com certeza ela não tentou me ligar, mas isso é irrelevante. Também reclamou por eu não ter procurado pela Egor antes de entrar com a queixa. No ano passado, eu procurei sim após ter sido ignorada em uma candidatura cuja vaga "parecia ser" exatamente adequada ao meu perfil e levei quase 1 semana para conseguir o contacto do responsável pela vaga e ainda assim nada se resolveu. Eu não iria fazer o mesmo papel de trouxa novamente. Peço que não tentem me ligar novamente, não sou paga para tolerar falta de noção de colaborador da Egor e não vou atender e se me ligarem de outro número, quando eu descobrir que se trata da Egor, desligarei, pois foi muito desagradável a conversa com essa senhora. E nunca mais irei enviar nenhuma candidatura para essa empresa, pois não é um processo claro e esses aspectos ocultos e mais importantes como ela disse podem estar a esconder coisas erradas nesses processos e se não têm nada de errado, é muito estranho que não esteja visível ao público.
16 de setembro 2022
Sra. Maria de Lourdes tenha coragem de escrever publicamente neste portal sobre os aspectos ocultos dos anúncios e que são mais importantes do que o factor qualificação, conforme a senhora me disse no telefonema. Pois eu tenho a gravação da chamada e posso provar o que estou a dizer.
17 de setembro 2022
Isso não é ético por parte da Egor. Ainda estou a pensar sobre o que ouvi ao telefone na voz dessa senhora. Que tipo de "requisitos mais importantes do que a qualificação do candidato" acordados entre as empresas contratantes e a Egor são esses? E por quê eles não podem ser divulgados no anúncio se são tão importantes? Se fossem requisitos básicos como idoneidade, caráter, comprometimento com o trabalho, algo relacionado a documentação, não haveria problema algum em serem divulgados. Engraçado é que há 1 ano atrás me disseram que não fui chamada nem para as entrevistas por não estar inscrita na OEP, agora que já estou, me dizem que há requisitos mais importantes do que a qualificação e que estão ocultos nos anúncios. Será que os contratantes não querem doutores brasileiros? Ou não querem engenheiras mulheres? Uma vez que os tais requisitos são ocultos, isso me dá margem e o direito de imaginar milhões de possibilidades. A CONCLUSÃO QUE FICA DISTO É: MUITO GRAVE UMA EMPRESA DE RECURSOS HUMANOS CONSIDERAR QUE EXISTEM REQUISITOS MAIS IMPORTANTES DO QUE QUALIFICAÇÃO/FORMAÇÃO NA CONTRATAÇÃO DE ENGENHEIROS. E MAIS GRAVE AINDA OMITI-LOS. A FORMAÇÃO EM ENGENHARIA NÃO É IRRELEVANTE, IRRELEVANTE É O TIPO DE MENTALIDADE DESTE RH.
17 de setembro 2022
Importante deixar CLARO para quem for ler esta reclamação. Eu NUNCA FUI CHAMADA pra NENHUMA ENTREVISTA após as centenas de candidaturas que tenho enviado desde o início de 2021 para as áreas de engenharia. Portanto, a justificativa dada pela Egor por telefone de que existem outros critérios que NÃO estão publicados nos anúncios e que já serviram para descartarem o meu CV só pode ter a ver com algum preconceito desta empresa, uma vez que se eu nunca participei de entrevista não havia como a empresa me julgar pela personalidade ou comunicação ou qualquer outro critério subjetivo. Então tem mesmo algo velado que eles ao olharem no nosso CV conseguem detectar e descartar e infelizmente não é experiência profissional nem qualificação, pois a própria Sra. Maria de Lourdes da Egor deixou claro ao telefone que não tem a ver com experiência nem qualificação, mas sim critérios que eles não publicam.
Erika avaliou a marca
6 de dezembro 2022

Nunca me responderam após os absurdos que a recrutadora deles me disse ao telefone, ignoraram completamente. Agiram muito mal em todo o processo.