Dados do Veículo
Marca/Modelo: Citroën C5 Aircross
Ano de Fabricação: 2020
Quilometragem Atual: 45457 Km
Adquiri na Mcoutinho Rio TInto, viatura usada , com 1 ano e com cerca de 12 mil Kms.
Tinha contrato de manutenção incluído até aos 2024. Sempre fez as manutenções da oficina da marca (nas oficinas Mcoutinho Gondomar).
Em JUL 2024, efetuou a revisão 30 Kms, na MyForce Maiashopping (oficina credenciada para reparações da marca).
Conforme as diretrizes do fabricante e boas práticas de manutenção, o kit de distribuição deve ser substituído dentro de um prazo médio de 5 anos ou entre os 50 e os 100 mil km, o que não se aplica no meu caso, pois o veículo ainda não atingiu esse limite temporal e/ou de quilometragem.
No entanto, no seguimento de uma anomalia no motor ( veículo ficou imobilizado com erro do motor) à cerca de 15 dias , foi detetada a necessidade de substituição do kit de distribuição antes do tempo esperado, o que me causou surpresa e preocupação. Considero essa falha prematura e anormal, sugerindo possível defeito de fabricação ou material de baixa durabilidade, o que compromete a confiabilidade do veículo e gera custos indevidos ao consumidor.
Dado que se trata de um componente fundamental para o funcionamento do motor e que a substituição fora do prazo esperado indica não conformidade com a qualidade esperada, solicito uma análise técnica detalhada sobre o motivo dessa substituição antecipada, cobertura da substituição pelo fabricante/concessionária, caso seja comprovado um defeito de fabricação ou desgaste prematuro indevido e a vossa reavaliação da durabilidade dos componentes do kit de distribuição, visando garantir maior confiabilidade aos consumidores.
Data de ocorrência: 14 de fevereiro 2025
Para deixar o seu comentário tem de iniciar sessão.