• Rua da Serra, 654 -Folgosa(Maia) Apartado 1193
    4446-909 Ermesinde
  • qualidade@rangel.pt

Grupo Rangel - Desorganização e pura incompetência!!!

Hugo Sacramento apresentou a reclamação
9 de agosto 2011

No passado dia 19 de Julho contactei a assistência técnica da MEDION para que fosse efectuada a recolha do meu PC para ser enviado para Espanha. Informara-me que iria ser contactado pela transportadora para efectuar o serviço. No dia seguinte, ligaram-me da empresa RANGEL/FedEx para fazer a recolha do equipamento, às 17h45 e que estavam a 5 min da minha casa. Como é óbvio, nem sequer estava em casa a essa hora e muito menos preparado para fazer a entrega do equipamento. Foi então combinado o serviço para o dia seguinte (dia 21) em Almada, executado tal como previsto mas com uma nuance curiosa: foi preciso pedir ao motorista para deixar uma guia de transporte em como tinha efectuado a recolha... Bom, lá foi e até aqui mais ou menos bem, se bem que o método praticado deixasse a desejar pois deveria-se contactar o cliente antecipadamente para combinar um local e um hora. O pior vem de seguida.
Dia 4 de Agosto, portanto na 5ª feira passada, às 11h30 toca o meu telemóvel. Era um motorista da empresa RANGEL a informar que tinha a minha encomenda para entregar e estava à porta da minha casa a tocar e ninguém atendia. Normal, a essa hora estava no trabalho e foi que disse ao senhor. Então este retorquiu e perguntou se não havia ninguém a quem pudesse deixar a encomenda pois se assim não fosse teria que levá-la para trás e deixar um aviso. Com esse aviso teria, eu, que ir levantar o equipamento ao Montijo!!! Mais uma vez, e aqui comecei a perceber que é prática desta empresa (ou tive azar) não contactar previamente os clientes, funcionamento deficiente.
Nesse mesmo dia á tarde, pelas 16h45, liguei para o serviço de atendimento ao cliente para agendar a entrega, após 10 min a aguardar em linha. Fui atendido por uma Dª. Ana que não sabia da minha encomenda (o nº da guia não foi encontrado no sistema ou lá onde estaria inserido) e passou-me a uma outra senhora que trata com Espanha destes envios. Aqui sim, detectaram a encomenda e agendei para o dia seguinte (6ª feira) entre as 9h e as 13h. Neste ponto entramos na saga.
No dia combinado, 5 de Agosto, pelas 12h30 e dado que ninguém aparecia, liguei para linha de atendimento (mais 15 min à espera). Desta vez atendido pelo Sr. Miguel Santos (passou-se novamente o cenário do dia anterior, não encontravam a encomenda), pedi para passarem para o tal departamento que trata com Espanha e foi-me dito que o responsável estava ao telefone. Deixei o meu contacto fixo e móvel, informando que iria sair mas que estaria de volta a casa pelas 16h. De regresso a casa, sem qualquer contacto, liguei novamente (16h35) para saber o que se passava. Atendido pela tal Dª. Ana do dia anterior, passou-me para o Sr. Bruno Simões (o tal responsável pela área). Perguntei-lhe o porquê de não ter sido contactado quando o tinha pedido e a resposta fabulosa que o número fixo que lhe tinham dado não era o meu (de facto passaram-lhe mal o número, penso eu...), mas nem sequer lhe ocorreu o móvel. Disse-lhe que aguardava pela entrega da parte da manhã e queria saber o que se passava. Informou-me que iria saber, aguardei (mais uns 15 min em linha) e veio a cereja no topo do bolo: tinha sido inserido no sistema que a entrega seria 2ª feira, dia 8. Já um pouco agastado com a situação, exigi que me fosse feita a entrega no dia combinado, resposta: vou entrar em contacto com o Montijo mas a esta hora (17h15) não sei se será possível pois fechamos às 18h. Já entro em contacto consigo. Como é óbvio, no meio desta desorganização e trapalhada toda, ninguém veio fazer a entrega e ninguém deu qualquer satisfação.
Aguardei pelo dia de hoje e pelas 14h30, como, mais uma vez, nada de novo, voltei a ligar. Desta vez só demoraria 2 min a ser atendido... e por quem??? Pelo Sr. Miguel Santos (o tal de 6ª feira). Perguntei se se lembrava de mim e, curioso, disse que sim e que tinha passado o recado ao colega Bruno Simões. Pedi para falar com ele, 3 min de espera, e informou-me que estava ao telefone e se podia deixar o contacto que assim que ele desligasse, entrava em contacto. Explodi, perguntei se era assim que tratavam os clientes, como palhaços. Dei até às 15h para me contactarem e, claro, nada!!! Voltei a ligar (5 min à espera), O Sr. Santos novamente, pedi para passar o Sr. Bruno e desta vez consegui falar com ele. Questionei-o se ele se recordava de mim, afirmativamente respondeu que sim, questionei o porquê de não ter sido contactado na 6ª feira, respondeu-me que como não tinha nada a acrescentar, não ligou (nem para dar uma satisfação), Disse-me que o motorista estava a chegar a minha casa e que não valeria a pena ter ligado a informar. Passei-me... pedi para me passar a alguém responsável da empresa ou do atendimento, disse-me que não estava ninguém, insisti, disse-me para aguardar e passado uns momentos... uma voz espanhola!!!! Inacreditável!!! Passou-me a chamada para Espanha, para a empresa que tratou da expedição para Portugal!!!!
O que valeu foi a entrega do equipamento, finalmente, cerca das 16h e mesmo assim, depois de eu ter assinado a guia, pedi ao motorista para assinar também a mesma, o que ele fez relutante mente e após ter confirmado telefonicamente se o podia fazer.
Resumindo: desorganização, incompetência pura, tratamento inadequado do cliente, prepotência e arrogância. Parece-me que são palavras e actos que não se coadunam com uma empresa que representa a FedEx em Portugal.
Pondero também fazer chegar esta reclamação à própria FedEx bem como, assim que chegar a factura do telefone, pedir uma indemnização pelos custos das chamadas que tive que efectuar diga-se sem qualquer resultado prático) pois estes senhores não se dignaram nem uma única vez a entrar em contacto comigo (minto, entraram sim senhor, os motoristas quando estavam à porta de casa sem combinar coisa alguma!!!!)

Data de ocorrência: 9 de agosto 2011
Rangel
26 de novembro 2013
Exmo. Senhor,

Cumpre-nos responder através deste meio à Vossa reclamação, mesmo que já tivesse sido devidamente averiguada e tratada no tempo devido.

Devemos esclarecer que as características do nosso serviço B2B não inclúem agendamentos de recolhas ou entregas, i.e., os horários de recolha ou de entregas não carecem de acordo prévio com os expedidores ou destinatários, prevalecendo para a nossa Prestação de Serviço os horários convencionalmente reconhecidos como horários de expediente.
Tudo fazemos diariamente para conseguirmos realizar as recolhas e entregas atempadamente e da melhor maneira.
Neste caso em particular convém clarificar que a Empresa que executou este serviço pertence efetivamente ao Grupo Rangel em coordenação com um Parceiro de Negócios em Espanha.
Neste serviço a Organização FedEx é totalmente alheia, pelo que agradecemos a não associação àquela entidade do serviço em apreço, pois não está relacionado com o Serviço FedEx, nem com nenhuma relação contratual com a empresa FedEx.

A nossa Empresa rege-se nos termos dos direitos dos nossos clientes pelo IMTT.

Pedimos desculpa pelos transtornos causados, sublinhando que os percalços ocorridos em nada traduzem os níveis de qualidade reconhecidos pelos nossos Clientes em geral.

Com os nossos melhores cumprimentos
Direção da Qualidade
26 de dezembro 2013
Exmos. Senhores,

Não deixa de ser extraordinário o facto de se terem dignado a dar resposta, via portal da queixa, dois anos depois do sucedido. Deve ter sido coincidência o facto da TV Record ter feito uma reportagem sobre transportadoras onden incluiu este caso.

No que à resposta diz respeito, apenas tenho a acrescentar que o cliente não é vosso "criado" para porem e disporem como bem entendem, Quero com isto dizer que, dentro do chamado horário de expediente, convém combinar uma hora aproximada para se proceder às entregas/recolhas pois nós,os clientes, também temos a nossa vida e horários a gerir.

Quanto ao atendimento ao cliente, tal como descrito, deixa muito a desejar em organização e informação. Não estou de forma nenhuma satisfeito com o resultado da "averiguação" nem com a forma como foi respondida a reclamação apresentada. Mas enfim, já seria de esperar que não dessem o braço a torcer e não reconhecessem o mau serviço prestado.

Rangel
24 de janeiro 2014
Exmos. Senhores,

Os Vossos comentários à nossa resposta de 26/11/2013 foram devidamente tomados em consideração, nomeadamente como base para ações de melhoria na Prestação dos nossos Serviços.

Reiteramos o nosso pedido de desculpa pelos transtornos que possam ter sido causados.
Informamos igualmente que consideramos a reclamação encerrada.

Melhores cumprimentos
Direção da Qualidade
Grupo Rangel
Hugo Sacramento avaliou a marca
17 de fevereiro 2017

COM OS TELEFONES DE VALOR ACRESCENTADO (707..... APOIO AO CLIENTE QUE MELHOR SE DIRIA, "ATAQUE À BOLSA DO CLIENTE") SEM QUALQUER INDICAÇÃO DO VALOR DE CADA MINUTO.

No meu caso o meu fornecedor não sabia de nada, tendo ficado absolutamente indignado por utilizarem uma informação a seu respeito que não correspondia à verdade. Acredito que irá até apresentar formalmente queixa à FedEx FIMS da sua representante em Portugal.