• Rua da Serra, 654 -Folgosa(Maia) Apartado 1193
    4446-909 Ermesinde
  • qualidade@rangel.pt

Grupo Rangel - Roubo

mahomede hanif ussmane
mahomede ussmane apresentou a reclamação
30 de novembro 2015

Fiz uma encomenda pela internet no site da Aliexpress de uma máquina de soldar que estava anunciada por 135$US com transporte incluído e envio pela FEDEX.
A encomenda parou na Alfândega e a empresa Rangel Expresso que são licenciados pela FEDEX para assistência ao cliente comunicou-me que pelo facto da mercadoria estar na Alfândega teria de ser desalfandegada. Perguntei quanto ia custar o serviço e disseram-me que no caso de não ter impostos a pagar o valor seriam custos administrativos no valor de 49,20€ ou se quisesse ser eu a desalfandegar a Rangel Expresso cedia-me a documentação pagando 43€. Comentei em resposta que tanto os CTT como a DHL fazem o mesmo tipo de serviço muito mais em conta mas que procedessem ao desalfandegamento que posteriormente iria analisar a situação e saber se cobrarem-me 43€ para me cederem os papéis não estaria a praticar alguma ilegalidade.
Como o valor da mercadoria mais o frete era inferior a 150€ estava seguro que teria de pagar os custos administrativos. Acontece que a Rangel por iniciativa própria e contra as provas de pagamento que efectuei decidiu por alta recreação acrescentar 90€ ao custo da mercadoria para deste modo eu ter de pagar agora 107€. De imediato respondi a dizer que o cálculo estava mal efectuado e que o refizessem. Responderam que não podiam mudar e enviaram a encomendar contra cobrança de 107€. Recusei a encomenda e agora estou sem dinheiro e sem encomenda enquanto a Rangel Expresso tem em seu poder algo que é minha propriedade

Data de ocorrência: 30 de novembro 2015
3 de dezembro 2015
Exmo.Sr. Mahomed Ussman,

Após análise da reclamação em questão, informamos que a resposta formal já lhe foi enviada diretamente pela nossa equipa de Serviço de Apoio a Clientes, a qual transcrevemos abaixo:

"Boa tarde,

No seguimento da sua reclamação, a qual mereceu a nossa melhor atenção, e após análise do processo, venho pelo presente esclarecer:

No dia 26-11 deu entrada o envio, através da carta de porte nº 658697623395, na Alfândega do Aeroporto do Porto, proveniente da China, com o valor declarado de 30,00 USD, sujeito ao pagamento de taxas alfandegárias, encargos de terminal e encargos administrativos.

Foi contactado pelo nosso Colaborador, tendo sido enviado no dia 26-11 um e-mail a informar de todos os procedimentos e custos para o desalfandegamento do envio e a solicitar a apresentação do comprovativo de pagamento da mercadoria.

Todos os envios transportados pela FedEx, de um país que não pertença à Comunidade Europeia, conforme está previsto no Código Aduaneiro Comunitário (CAC), são controlados pela Alfândega e se o valor da mercadoria for superior a 22 euros, estão sujeitos à tributação de Iva, direitos aduaneiros e impressos. Por este serviço prestado no desalfandegamento do envio é cobrado pela FedEx/Rangel Expresso S.A. o valor 12,50€+Iva de Encargos Administrativos e 27,50€+Iva de Encargos de Terminal.

Nos casos em que os importadores pretendem tratar diretamente do processo de desalfandegamento, ou nomeiam outros Declarantes/Despachantes para o efeito, a mercadoria não pode continuar no nosso Armazém autorizado, tendo que ser transferida para os Armazéns da Portway – no Aeroporto de Lisboa. Essa transferência de mercadoria, a qual nos é imposta e não de nossa iniciativa, tem custos que não estão cobertos pelo valor de transporte/frete, liquidado pelo Expedidor. Para a efetuação da transferência, é necessário um funcionário, uma viatura e cerca de 1 hora para procedimentos administrativos e descarga., cujo custo é de Euros 35,00 + Iva.

Mais informo que o serviço pago ao fornecedor, aquando da compra do artigo, é referente somente a despesas de transporte, não estando incluído eventuais encargos do despachante pelo desalfandegamento da mercadoria e taxas aduaneiras (Iva e direitos aduaneiros).

Sem mais de momento e na expectativa de termos esclarecido V. Exa., apresentamos

Melhores cumprimentos"

Deste modo, agradecemos que caso surja a necessidade de obtenção de informação adicional, entre em contacto com os nossos serviços de forma a esclarecemos todas as questões.

3 de dezembro 2015
Boa tarde Sr. Rui Filipe

Agradeço a resposta que me enviou e entendo bem o que me explica e quanto a isso não tenho dúvidas.

A questão no entanto não se esgota com esta explicação na medida em que se prestar atenção às informações que me foram dadas percebe-se que de acordo com o valor da mercadoria da qual apresentei o link do vendedor mas tenho também o extracto do cartão de crédito com o qual se efectivou o respectivo pagamento, deduz-se que sendo o total do frete mais mercadoria abaixo do valor para pagar impostos de desalfandegamento apenas teria de pagar os 49,20€ dos vossos custos administrativos (como seguramente sabe, este valor é superior ao que cobram os correios e por exemplo a DHL???) para receber a mercadoria em minha casa.

Confirmo que nestas condições autorizei a Rangel Expresso SA a prosseguir com o desalfandegamento.

Acontece que no entanto contrariamente aquilo que é usual (tanto no procedimento dos CTT como da DHL) vocês entenderam sobrecarregar o valor da mercadoria de forma absolutamente incrível, o vendedor na China dá uma valor para a mercadoria onde está incluído o frete pela FEDEX, isto é inequívoco, não há qualquer tipo de dúvida, nem sequer é crível que a FEDEX fizesse o transporte da mercadoria se não estivesse pago. O preço da mercadoria é livre do vendedor fazer o que entender e o comprador tem simplesmente a possibilidade de comprar.

Quando me deram conhecimento do que estavam a preparar, através da V/Factura 15AP 26058 dei imediatamente e atempadamente indicação de refazer o cálculo pois não era aquilo que se tinham deixado antever e disse ainda que inclusivamente caso mantivessem este cálculo de desalfandegamento a mercadoria seria para devolver ao fornecedor. Também não percebo que dúvidas possam suscitar esta posição.

Resumido e mantendo a coerência e bom senso, recebo a mercadoria contra o pagamento de 49,20€ e caso concordem enviem rapidamente.

Caso não seja do vosso interesse, muito longe de constituir uma ameaça só tenho uma saída que é a de prosseguir para litigioso, algo que até agora não o fiz porque quis optar por um tempo e uma via razoável de solução.

Melhores cumprimentos
7 de dezembro 2015
Exmo.Sr. Mahomed Ussman,

Conforme tem vindo a ser tratado diretamente com o nosso Departamento Aduaneiro encontra-se em curso a solicitação à Alfândega da revisão do despacho de importação referente à encomenda em questão.

Deste modo, agradecemos que caso surja a necessidade de obtenção de outra informação adicional, entre em contacto com os nossos serviços de forma a esclarecemos todas as questões.

16 de dezembro 2015
Bom dia Sr. Rui Filipe, da Rangel Expresso SA
Tenho a lamentar que a resposta efectiva que deu à reclamação que fiz até agora não teve concretização, quero dizer, aquilo que tenho são respostas tipo "automáticas" que servem apara entreter em vez de resolver dado que o assunto continua no mesmo ponto de partida de quando fiz a reclamação.
Pela forma como tratam as reclamações de clientes tudo leva a crer que ou não querem fazer nada ou a política de qualidade da casa mãe FEDEX não é seguida a rigor.
Parece que a manterem esta imobilidade procuram uma via de entendimento dura, custosa e com consequências que pensam que não vão ter!
Como calcula o arrastar do problema apenas faz com que Eu, o prejudicado, fique cada vez mais descontente.
De momento vai começar por receber um "puxão de orelhas" da FEDEX pois já lhes fiz chegar directamente uma reclamação. Aguardemos!
Melhores cumprimentos
16 de dezembro 2015
Exmo.Sr. Mahomed Ussman,

Conforme informações do nosso Departamento Aduaneiro ocorreu uma falha no valor solicitado aquando da entrega do envio, amanhã iremos proceder a uma nova tentativa de entrega.

20 de janeiro 2016
Caros leitores
Depois desta prosa toda, aconteceu que me cansei de tanta conversa e resolvi aceitar as despesas que me imputaram para desalfandegamento da mercadoria.
Caso não aceitasse estava ainda sem o artigo e sem dinheiro.
Lamentavelmente a entidade Rangel não assumiu nenhuma responsabilidade pelas irregularidades que cometeu para além do que fica a suspeita de que estas situações "acontecem" para facturar ao abrigo da falta de protecção efectiva do consumidor.
Quem pode admitir que por preencher uns formulários com uns códigos se cobre mais dinheiro do que o fabricante do equipamento e o transportador, com o desplante de cobrar IVA quando não acrescentaram qualquer valor ao produto?
Quanto a este portal também não serviu para quase nada, de facto se não é o próprio a solicitar intervenção de um advogado (mais do mesmo) as reclamações não passam de desabafos sem consequências (parecem as manifestações que o povo faz a cantar a Grândola)
Cumprimentos
20 de janeiro 2016
Exmo.Sr. Mahomed Ussman,

Conforme informações do nosso Sistema, no dia 17/12/2015 a entrega do envio foi realizada com sucesso.

mahomede hanif ussmane
mahomede ussmane avaliou a marca
23 de dezembro 2022

não utilizar

Lamentavel .
Cobram o que querem e lhes apetece