• Rua da Serra, 654 -Folgosa(Maia) Apartado 1193

Rangel - Não entrega + cobrança ilegal

Helena Magalhães
Helena Magalhães apresentou a reclamação
20 de maio 2020
Tenho uma encomenda retida na RANGEL há mais de um mês proveniente da China.
Foram precisos inúmeros telefonemas para a RANGEL e para a FEDEX e dezenas e dezenas de emails para ver a situação resolvida.
A cada email pediam um novo documento que, depois de enviado, demoravam mais uma semana a responder e a pedir outro. Entre facturas, cartão de cidadão, comprovativos de pagamento, etc.

A minha encomenda foi free shipping mas a RANGEL insiste em cobrar um valor de tributação e desalfandegamento sobre shipping que não existe. Ou seja, cobram IVA sobre pagamentos que não existiram sem qualquer lógica.

E no final, cobraram 96€ sobre uma encomenda de 60$.
A DHL cobrou 28€ sobre uma encomenda de 80$.
O CTT cobrou 0€ sobre uma encomenda de 50$.
Todas provenientes da China e todas dizem que o valor cobrado pelo desalfandegamento é estipulado pelo artigo 16º do CIVA.

Que lei é esta que se aplica de forma diferente para cada empresa?

Neste momento, ou pago 96€ à RANGEL e FEDEX ou perco os meus 60$ que já paguei ao fornecedor.

Pedi esclarecimentos e revisão deste valor inexplicável sem sucesso. A RANGEL não justifica e a FEDEX diz que não pode fazer nada.

Portugueses que entrarem aqui para saber o que fazer: peçam sempre aos fornecedores para enviarem as vossas encomendas pela DHL.
RANGEL + FEDEX vão cobrar valores sem sentido e aproveitar-se do desconhecimento dos portugueses.
Data de ocorrência: 20 de maio 2020
Rangel
27 de maio 2020
Bom dia D. Helena Magalhães,

Informamos que todos os esclarecimentos relacionados com a reclamação apresentada foram respondidos diretamente para o seu endereço de email durante o dia de ontem (26/05), nomeadamente a descrição e base legal do valor cobrado: Consideramos assim que toda a situação foi clarificada.
Apresentamos as nossas desculpas por todo o transtorno causado.

Gestão de Sistemas Integrados

Exactamente isto. Boa sorte. Nós tivémos de pagar pois era um bem essencial (e esperámos mais de um mês!) mas tudo isto roça o fraudulento.