Guerin RENT-A-CAR (DOIS),LDA

Guerin Car Rent - Aluguer de carro, não atribuído

Pedro Xavier P. M. Barbosa
Pedro Barbosa apresentou a reclamação
30 de novembro 2018

No dia 29/11/2018 fiz uma reserva de aluguer de carro.

Esta mesma, foi paga com Cartão de Crédito virtual (MB Way).

Hoje, dia 30/11/2018 desloquei-me para o levantamento da viatura, e foi-me pedido cópia dos documentos (CC/Condução - tanto quanto estou informado, é uma prática ilegal atualmente?). Depois de facultar os documentos, foi-me pedido o cartão de crédito, ao qual facultei o que usei para a compra online, e indicaram-me que teria de ser um cartão de crédito fisico. Informei que não tenho, e uso o cartão de crédito online para tudo.

Disseram que não me poderiam facultar o carro, pois não tinha cartão de crédito. Tentei explicar que o cartão de crédito MBWay é igual, e disponibilizei-me para pagar a caução em dinheiro até. Ao qual não foi aceite.

Tive de pagar um taxi para voltar ao meu estabelecimento de trabalho. Estou lesado no facto de ter pago um valor de 282 euros, e um extra de taxi de 25 euros, porque a empresa decidiu que não me podem facultar o carro.

A empresa Guerin, está neste momento a ter uma prática de scam, onde incentiva o pagamento de cartões de crédito MB Way, para depois não facultar o carro, alegando que não existe Cartão de Crédito para se associar (mentira, que o cartão crédito de MBWay, não deixa de ser um cartão de crédito).

Lucra com o facto de haver um cancelamento dentro das 48h, obrigando o cliente a pagar 1 dia de aluguer + 10 euros de taxa de cancelamento.

Definitivamente, uma empresa para não voltar a repetir.

Data de ocorrência: 30 de novembro 2018
Exmo. Senhor Pedro Barbosa,

Tendo verificado o exposto somos a esclarecer que não é solicitada qualquer cópia de documento, apenas a apresentação dos mesmos para a devida verificação e registo de dados considerando a entrega de viatura a pessoa tem que ser legalmente habilitada para a poder utilizar.

No que se refere à obrigatoriedade de apresentação de cartão de crédito físico, esclarecemos que conforme condições de aluguer devidamente expostas no nosso site, através do qual efectuou a reserva, esta é condição indispensável para o possível levantamento da viatura.

Quanto ao valor pago aquando da reserva, esclarecemos que o mesmo já foi devidamente devolvido, excepto o custo do serviço de tratamento do processo de pagamento que a empresa gestora do mesmo cobra, €10.00). A Guerin não tem qualquer ganho com o mesmo.

Seguem abaixo cópia das condições de aluguer devidamente expostas no nosso Site e no Voucher da Reserva que recebeu, onde pode confirmar o Cliente confirmar o acima exposto.

No dia de levantamento da viatura, deverá entregar no balcão comprovativo da reserva e os seguintes documentos:
• Bilhete de identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte válido
• Cartão de Contribuinte (se não possuir Cartão do Cidadão)
• Carta de condução válida há pelo menos um ano
• O mesmo cartão de crédito que foi utilizado para pagamento online, em nome do condutor (com prazo de validade mínimo de 1 mês após a data prevista para o fecho do contrato)
Importante:
Caução: será necessário deixar uma caução de segurança localmente ao levantar o veículo. Esta caução* é bloqueada num cartão de crédito em nome do condutor ou condutor adicional (nesta situação o condutor adicional terá de estar presente na altura do levantamento)

Pagamento caução: não são aceites como caução pagamentos em dinheiro, cartões de débito e cartões de crédito pré-pagos como Visas Electron e Maestro

Devolução caução: o montante bloqueado será devolvido na íntegra no final do período de aluguer, desde que o veículo seja devolvido nas mesmas condições que foi entregue e não existam alterações ao acordado na data da celebração do contrato.

Pagamentos cartão de débito: se o pagamento da reserva tiver sido realizado através de cartão de débito, no momento de levantamento da viatura, o mesmo terá que ser apresentado ao balcão em conjunto com um cartão de crédito do titular da reserva.

Pagamentos cartão de crédito virtual: se o pagamento da reserva tiver sido feito por um cartão de crédito virtual (por exemplo MB Net), no momento de levantamento da viatura, terá que trazer o comprovativo do pagamento em conjunto com um cartão de crédito físico no mesmo nome.

Gratos pela atenção dispensada, encontramo-nos ao dispor para esclarecimentos adicionais.

4 de dezembro 2018
Como indiquei no email para vocês. Enviem-me a factura com a descrição de "custo do serviço de tratamento do processo" com o NIF 231485166.
O pagamento foi feito dia 29/11/2018. Hoje ao dia 4/12/2018 ainda não obtive o reembolso de nada.
Agradecia que tratassem do assunto. E como referi, não tendo usufruído do serviço, não só reclamo dos 10e, como vou insistir que deixem de aceitar pagamentos de MB Way, de modo a evitar situações semelhantes a estas. Pessoas como eu, pensam que o serviço de cartão VISA feito por MB Way, serve de cartão de crédito.
Mais adianto, que a mensagem que copiou/colou, foi a que recebi após pagamento da mesma.
Exmo. Senhor,

O pedido de factura já foi feito por si junto do nosso Departamento de Central de Reservas e encaminhado para o Departamento de Facturação que assim que emitir o documento fará o envio do mesmo.

Quanto à cópia do texto das condições de aluguer, voltamos a esclarecer que como referido, estas se encontram devidamente expostas no nosso Site e no Voucher da Reserva que recebeu.
Antes de proceder à Reserva deve sempre verificar as condições da mesma, para possível informação do produto que pretende adquirir.

6 de dezembro 2018

No pagamento de 282,16€, foi-me reembolsado 272,00€.

Retirando os 10€ de despesas como mencionaram, ficaram a faltar os 0,16€ e a factura.

Continuo aguardar por restante e a factura.
19 de dezembro 2018

Continuo aguardar o restante do reembolso, e a fatura com o NIF associado.

Tenho de entregar a mesma à seguradora, e vocês não me estão a enviar nada.
19 de dezembro 2018
Exmo. Senhor Pedro Barbosa,

Antes de mais apresentamos o nosso mais sincero pedido de desculpas pelo atraso no tratamento do processo em causa.

Confirmamos que o reembolso do valor em falta, €0.16 foi solicitado a 18/12/2018, pelo que durante o dia de hoje já deverá encontrar-se refletido na sua conta de cartão.

Quanto à factura solicitada, referimos que a mesma será enviada ainda esta manhã para o seu endereço de e-mail.

Não podendo deixar de lamentar o incómodo causado, referimos que este atraso no tratamento do seu processo foi devidamente reportado a direcção competente com vista à melhoria dos nossos serviços e o evitar de qualquer possível erro futuro.

22 de janeiro 2019

Continuo sem receber os 0,16€.

Obrigado,
Pedro
24 de janeiro 2019
Exmo. Senhor Pedro Barbosa,

Tendo verificado o exposto somos a esclarecer que deverá ter existido um problema de tratamento do reembolso do valor de €0.16 junto da entidade responsável pela gestão de pagamentos do nosso site, situação que muito lamentamos e não podemos deixar de referir que a mesma não é de todo modo a imagem que a Guerin pretende transmitir aos seus prezados Clientes.

Não querendo de modo algum deixar de ressarcir o valor de €0.16 que lhe é devido e para não ficar mais tempo a aguardar o mesmo, propomos que se dirija a qualquer um dos nossos Balcões, dando a informação do nº da sua Reserva - 3923097 - que o valor dos €0.16 lhe será reembolsado de imediato, ou que nos forneça a informação de seus dados bancários de Nome do Banco, Nome do Titular e IBAN, para o nosso endereço de e-mail customerrelations@guerin.com.pt, que o reembolso será efectuado com a máxima brevidade.

Mais uma vez lamentamos todo o inconveniente causado.

Ver perfil de

********IMPORTANTE*****Quanto à questão que coloca sobre o MB Way,:

Infomamos que isto não é um cartão de crédito virtual, mas sim um SERVIÇO para efectuar pagamentos online em segurança. No próprio site do MB way está descrito o que é o MB Way:

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

O QUE É
Compras, transferências imediatas e levantamentos sem precisar de utilizar a sua carteira. Com a sua app MB WAY basta o seu telemóvel.
O MB WAY é a solução MULTIBANCO para transferir dinheiro, comprar online com MB WAY e MB NET e levantar dinheiro através do seu dispositivo móvel android, ios ou windows.

Simples
Cómodo
Rápido
Seguro
Grátis

Poderá utilizar esta aplicação para transferir dinheiro de forma imediata para os seus amigos utilizando apenas o número de telemóvel, assim como fazer compras na rede de comerciantes MB WAY, ou através da criação de cartões virtuais MB NET em qualquer loja online e ainda levantar dinheiro, tudo através do seu MB WAY.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Os cartões MB Net virtuais também não são cartões de crédito. São apenas serviços para poder pagamentos online em segurança.

No mesmo site pode verificar nas perguntas frequentes mais informações sobre o MB Net e o MB Way.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

O QUE É O MB NET
O MB NET é um serviço que permite efetuar compras com segurança em qualquer loja online que aceite cartões das marcas VISA, MasterCard ou AMEX. Em vez dos dados reais do cartão de débito ou de crédito, são utilizados dados de um cartão virtual MB NET, gerados através do site www.mbnet.pt ou na app MB WAY.

Quais as principais diferenças entre o MB NET e o MB WAY?

O MB NET é um serviço que permite efetuar compras com segurança em qualquer loja online que aceite cartões de marca VISA, MasterCard ou AMEX. Em vez dos dados reais do cartão de débito ou de crédito, são utilizados dados de um cartão temporário, gerados em www.mbnet.pt (requer adesão prévia no MULTIBANCO ou nos canais do banco).

O MB WAY permite efetuar compras em comerciantes aderentes (lojas físicas e online) e transferências imediatas através de smartphone ou tablet utilizando apenas o número de telemóvel e o PIN MB WAY.
Com a integração do MB NET na app MB WAY, pode gerar cartões virtuais MB NET para fazer compras online com total segurança.
+++++++++++++++++++++++++++++

Como pode constatar em lugar nenhum está descrito que o MB Net ou o MB Way é um cartão de crédito virtual, mas sim UM SERVIÇO para efectuar pagamentos online em segurança.

Ver perfil de
30 de novembro 2018

Oh meu Deus, isto é o que acontece quando não se lê os contratos que se fazem! Não basta ler só a primeira folha...
E não, não é ilegal pedir o CC nem a carta de condução (nem podia pois tem que provar que está habilitado a conduzir) o que é proibido é a REPRODUÇÃO do CC mas só se o proprietário NÃO CONSENTIR! Pedir? Não! Não é proibido.