Aluguer de Automóveis

• customerrelations@guerin.com.pt

Guerin Car Rent - Cobrança de dano indevida

Helder Leong apresentou a reclamação
7 de março 2020
No dia 26/01/2020 entreguei o carro no aeroporto durante a madrugada no local indicado para a Guerin, no entanto devido ao facto de não haver funcionários nesse horário deixei as chaves numa caixa e a vistoria seria feita na manhã seguinte. Tive o cuidado de tirar fotos do carro para comprovar que o deixei tal e como o levantei. Tenho 100% certeza que não provoquei nenhum dano!

Por surpresa no extrato do meu cartão de crédito veio uma cobrança de EUR 198,31 relativo a um dano, risco na porta traseira esquerda. No dia 27 e 28/Fev/2020 após ligar á Guerin, me pediram para enviar por email a contestação e as fotos que tirei do carro nos quatro lados onde não se vê risco nenhum. A Guerin me respondeu dia 03/Mar/2020 enviando uma foto mostrando um risco mas não mostra o carro nem exatamente onde foi. Ou seja nem sequer conseguem me comprovar que a foto e o risco por eles apresentado corresponde ao carro que aluguei.

Desde então aquele silêncio que é sinal que estão fugindo do problema. Se eu tivesse feito a entrega do carro com vistoria presencial, isto nunca se passaria. Isto é um abuso de confiança, a conveniência de devolução dos carros de madrugada é uma armadilha para cobrarem indevidamente porque o cliente fica exposto ás más intenções dos renta a car.

Paguei 27 Euros por 4 dias de aluguer de um Clio, estranhei que é baratíssimo, mas pensei como é que têm lucro? Devem estar perdendo dinheiro… Estas cobranças indevidas mostram as artimanhas que fazem para faturar com clientes distraídos. Isso mostra o desespero, as rent a car estão todas condenadas a desaparecer. Depois disto perdi tempo, paciência e a confiança, eu NUNCA MAIS irei alugar carros o resto da vida, nem Guerin nem outras, são todas iguais!

Exijo a devolução da quantia cobrada indevidamente!
Data de ocorrência: 7 de março 2020
26 de março 2020
Exmo. Senhor,

Informamos que levámos a Sua contestação à nossa resposta ao Responsável pelo Departamento de Operações.

As informações que obtivemos foram que o equipamento eletrónico permite nos anexar uma foto por cada peça cobrada. A foto foi tirada com a régua e bastante próxima por forma a garantir a compreensão sem dúvidas, do tamanho do dano, de acordo com a régua.

O dano cobrado era existente na porta de trás esquerda. Mais informamos que a viatura foi deixada fora-de-horas, com uma vez que a Guerin oferece condições para que os Clientes possam devolver as viaturas fora do nosso horário de modo a que sejam resolvidas as Suas necessidades. Para esta situação, uma vez que não é possível ter a assinatura do Cliente, optámos por conseguir um registo fotográfico.

Sem outro assunto de momento,
28 de março 2020
A vossa fotografia mostra um risco mas não mostra o carro nem exatamente onde foi. Ou seja nem sequer conseguem me comprovar que a foto e o risco por eles apresentado corresponde ao carro que aluguei. Anexo a vossa foto e exijo que comprovem de forma categórica que é do carro que aluguei.
14 de dezembro 2020
Exmo. Senhor,

A Guerin não tem qualquer obrigação em tirar fotografia dos danos, apenas fazemos porque se tratou de uma devolução da viatura, fora de horas e como tal, uma vez que não lhe foi possível devolver a viatura dentro do nosso horário laboral, acrescentamos esta prova ao processo.

Anexamos os documentos de fecho do contrato, não assinado, por não estar presente.

Sem outro assunto,
Esta resposta tem um anexo privado
28 de dezembro 2020
Para mim a questão não foi resolvida pois me cobraram o conserto de algo que não fui eu que fiz.
Gostaria que esta reclamação ficasse como não resolvida para evitar que outros clientes caiam na ratoreira da Guerin, ou seja evitem deixar o veículo durante a madrugada sem a presença de um funcionário para fazer a vistoria.
30 de dezembro 2020
Exmo. Senhor,
De acordo com as respostas anteriormente enviadas, e sem apresentação de novos factos, o processo de reclamação encontra-se encerrado do nosso lado.