Aluguer de Automóveis

• 21 010 02 10
  • Av Severiano Falcão nº 3
    2685-379 Prior Velho
  • customerrelations@guerin.com.pt

Guerin Car Rent - Contratou-se o serviço via verde e não se recebeu e ainda fomos multados!

Rafael Gomes de Cresci
Rafael Cresci apresentou a reclamação
9 de novembro 2019
O que era para ser ferias em família, virou dor de cabeça...

Em 6 de fevereiro de 2019 eu e minha família, como turistas, alugamos uma carrinha com a Guerin para, do Porto, desbravarmos as estradas portuguesas até Lisboa e voltar, pois meus pais ainda não conheciam nada de Portugal. No dia 13 retornamos o veículo. O titular do aluguer foi meu pai (pois era o titular do cartão em garantia) e eu atuei como motorista adicional (na verdade, o principal, visto que fui eu quem conduzi pela maior parte do tempo).

Contratamos o serviço opcional do Via Verde, para passar nas portagens pela faixa exclusiva sem ter de parar. Esperávamos receber a fatura indicando os valores de portagem a serem pagos (como por exemplo, fez comigo a concorrente Sixt para uma viagem semelhante que fiz em 12/2016 para Lisboa) ou ao menos uma notificação de que iríamos ser debitados um valor X.
Ao invés, recebemos apenas em 11/10 uma notificação de cobrança de multa vinda da própria Via Verde, adicionada de uma taxa adicional de 4,42 euros POR CADA PASSAGEM (foram 12 ao total, somando um valor praticamente igual ou até superior ao das portagens em si em alguns casos, ou pelo menos a metade), e por cima disso tudo, mais uns 60 euros de multa, tudo como se não houvesse sido contratado o serviço Via Verde e tivéssemos passado nas cancelas automáticas à revelia.
No dia 12 de outubro reclamamos com a Guerin, que só nos respondeu longos 12 dias depois (uma eternidade quando se é ameaçado de multa), indicando que uma suposta cobrança no cartão de crédito que estava em garantia não ter dado bom fim/autorizado (o que é comum, por suspeitas de fraude, apesar de que o cartão em questão estivesse ainda em março autorizando operações em Portugal pois estava liberado para a região Europa inteira).

NÃO RECEBEMOS UM MÍSERO CONTATO SEQUER DA Guerin durante todo esse interim, por telefone ou e-mail ou carta ou sinal de fumaça, para indicar que a cobrança não havia dado andamento, e não recebemos alerta do nosso banco a respeito da tentativa no cartão de crédito, porquanto não poderíamos adivinhar ou ter bola de cristal mágica para saber quando e quanto iria ser cobrado no cartão.

Retornei o email no dia 24/10 mas aparentemente a Guerin se fez de surda-muda pois não mais respondeu e nem nos ajudou a resolver o problema, só nos disse na primeira e única resposta do dia 24/10 que eu deveria pagar aquilo que me foi apresentado, e indiretamente (sem explicitar) indicando que eu deveria pagar todas as multas absurdas que fogem do contrato, uma vez que pagamos pelo serviço Via Verde e não deveríamos ser cobrados por taxas de processamento manual ou multas. E, obviamente, a notificação de multa chegou-nos ao Brasil com vários dias de atraso em relação ao prazo máximo para pagamento...

Pagamos extra por um serviço que deveria dar-nos conveniência, e recebemos é mais burocracia e trabalho e dor de cabeça e multas, mas principalmente INDIFERENÇA por parte da Guerin...
Data de ocorrência: 9 de novembro 2019
Guerin
2 de janeiro 2020
Exmº Sr,

Esta questão já foi respondida directamente pelos nossos serviços no final de Outubro confirme resposta anexada.

Mais uma vez informamos que as portagens são enviadas para cobrança da concessão pois a sua entidade de crédito recusou o pagamento dos valores de portagens. O sistema de cobrança da Guerin é automático e sempre que estas situações acontecem os pagamentos passam automaticamente para a empresa da auto.estrada.

Eventualmente a sua empresa de cartão de crédito deve-lo-ia ter informado de que estava a recusar pagamento de valores que o Senhor, enquanto titular do cartão, tinha dado autorização para cobrar. Eventualmente deverá imputar-lhes os custos adicionais derivados da recusa dos mesmos em efectuar o pagamento.

Será de ressalvar que é da responsabilidade do titular do contrato que contrata serviços adicionais como o de portagens garantir que reúne as condições para que a cobrança seja efectuada com sucesso. Neste caso isso não aconteceu.

Melhores cumprimentos,

Customer Service Team Guerin Enteprise
Esta resposta tem um anexo privado