Guerin RENT-A-CAR (DOIS),LDA

Guerin Car Rent - Franquia

Bernardo Sá Nogueira
Bernardo Nogueira apresentou a reclamação
23 de julho 2019
No passado dia 13/07/2019 o meu carro pessoal avariou na estrada nacional de Mértola, ao qual accionei o meu seguro em que me disponibilizaram um reboque, um transporte e um veiculo de substituição.

Sendo um sábado e uma vez que ia a caminho do Algarve disponibilizaram-me em Faro um veiculo de substituição. Na Guerin deram-me uma veiculo de substituição com 3 modalidades de pagamento para uma franquia de seguro(nunca tinha ouvido falar) e a devida caução de 80euros.
A franquia tinha 3 valores 2300, 92,55, 55,40 ao qual fui coagido a pagar uma vez que não me informaram que este valor era facultativo, simplesmente tinha de pagar um dos valores.
Nisto paguei 92,55 por ser o que se adequava e levei o carro de substituição.

Segunda feira já com tudo mais calmo, liguei para seguradora a falar deste tal seguro e disseram-me que era facultativo que podia não ter pago, e uma vez que já paguei nao havia maneira de ser reembolsado. Fiquei logo para morrer

Mais tarde na entrega da viatura voltaram me a dizer nada podiam fazer, que se fui coagido a pagar e porque o colega fez mal o seu trabalho.

Grande Guerin assim ficam ricos sem grande esforço.
Data de ocorrência: 23 de julho 2019
Guerin
RA#3705744

Exmº Sr,

Desde já agradecemos o contacto com o Serviço de Apoio a Clientes da Guerin Rent-a-Car.

Gostaríamos de esclarecer relativamente a esta questão que temos várias opções de franquia disponíveis para nossos clientes. Neste caso em particular, o valor de responsabilidade de franquia em caso de danos seria de 1968€. Se tivesse concordado ficar responsável por este valor de franquia e não seriam necessários produtos adicionais.

O que os produtos SCDW e ACDW que foram vendidos garantem é uma isenção de valores a pagar em caso de danos à viatura por parte do condutor (exceptuando em casos comprovados de negligência). Neste caso não pagaria nenhum valor em caso de danos à viatura e vidros caso os mesmos acontecessem, em oposição às condições normais onde seria responsável pelo pagamento até o valor de 1968€ de franquia.

Estes seguros são sempre opcionais e é exactamente por esse motivo que é explicado as três modalidades de valor de franquia conforme indica no seu e-mail. Seria sempre possível efectuar o levantamento deixando apenas os 80€ de depósito que serve para cobrança de eventuais falta de combustível ou dias adicionais mas não cobre de forma alguma responsabilidade em caso de danos.

Aquando da reserva por parte da sua assistência por certo que lhe foi informado o que seria necessário para o levantamento da viatura em termos de caução pelo que poderia sempre optar entre o indicado pela seguradora (franquia total com caução de 80€) ou as opções apresentadas pelos colaboradores na estação.

Estamos seguros que terá sido eventualmente uma má percepção ou mal entendido na explicação apresentada localmente pois o procedimento dita que todas as variantes são devidamente apresentadas ao cliente e o mesmo opta pela que lhe for mais conveniente.

Tendo todos os produtos e a sua aquisição devidamente assinalados e rubricados por si no contrato de aluguer não vemos motivo para devolução do valores.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Customer Relations Team
Esta resposta tem um anexo privado
Bernardo Nogueira
Ola Boa Tarde,

Como disse se me tivessem dito que a franquia era facultativa nunca teria pago nada, uma vez que em 90% dos casos os carros chegam nas condições devidas. Tenho provas de telefonemas para seguradora no próprio dia a perguntar desta tal franquia, tal como as pessoas que me acompanhavam no carro ouviram o senhor a dizer que era um valor facultativo. Para reclamar.

Em relação a minha assinatura claro que assinei os documentos, partindo do principio que o que me estavam a coagir para fazer tinha ser feito e estava correto.

Mas já deu para saber como vocês trabalham, o que fazem para ganhar o vosso dinheiro. Não informar os clientes das vossas condições mostra bem como vocês são. Eu vou perder o dinheiro como vocês dizem mas também sou livre de expor esta situação a quem quiser e onde quiser.
Bernardo Sá Nogueira
Bernardo Nogueira avaliou a marca
10 de novembro 2020

Não prestam, enganam, ridículos.