7 dicas para ser um bom condutor

A maior causa de acidentes na estrada é o erro humano - mais de 90% dos acidentes rodoviários são causados pelo comportamento errado do condutor. É, por isso, importante garantir que segue as melhores práticas de um bom condutor, para assegurar a segurança na estrada, para si e para os outros.

Para o ajudar, reunimos para si algumas dicas que o vão ajudar a ser um bom condutor e a dominar a circulação nas estradas portuguesas sem problemas!

Como ser um bom condutor: siga as nossas dicas

1. Conduza Sem Pressas

Circular em excesso de velocidade é um risco desnecessário para um bom condutor. Quando circula em velocidade excessiva, uma das consequências é a perda do tempo de reação quando surge um imprevisto, e isso é algo a ter sempre em conta durante a condução, especialmente dentro de localidades. A presença humana aumenta sempre a propensão para acidentes e imprevistos. No entanto, conduzir em excesso de velocidade aumenta consideravelmente o risco de acidente.

Bater com o carro a 150 km/h não é o mesmo que bater a 50 km/h, daí ser crucial respeitar os limites de velocidade dentro e fora das localidades. A pressa é inimiga da perfeição, podendo ainda resultar numa inconveniente multa por excesso de velocidade, já para não falar de um acidente grave. Uma vantagem de conduzir a uma velocidade controlada é que lhe permite tirar mais partido do seu depósito de combustível. Para isto, deverá manter a velocidade, não acelerar para fugir dos semáforos vermelhos e não fazer travagens ou curvas bruscas.

2. Dê Espaço aos outros Condutores

Ser bom condutor não se limita à prática da condução. Comportar-se de forma civilizada na estrada quando interage com outros condutores também faz parte das boas práticas enquanto condutor. Dar espaço a estes para entrarem na nossa via ou para fazerem manobras é um excelente exemplo do que se deve fazer. Ninguém quer fazer os outros perder tempo ou tirar o lugar, todos queremos simplesmente chegar ao nosso destino. Dessa forma, a própria experiência de condução torna-se mais relaxante para todos os que se encontrarem dentro e fora do veículo.

3. Um bom condutor mantém os olhos na estrada

Já sabe que não pode conduzir enquanto utiliza o seu telemóvel, mas há muitas outras distrações que podem causar acidentes e que não são discutidas com a mesma frequência que os telemóveis ou o álcool. Não deve, por exemplo, comer, distrair-se com o rádio ou maquilhar-se enquanto conduz. Deve estar sempre alerta e atento ao que se passa ao seu redor, pois uns segundos são o suficiente para não ter tempo de reação para evitar um acidente.

Evitar o consumo de álcool antes da condução também é uma das máximas recorrentes, no entanto nunca é demais relembrar. O álcool torna-nos mais lentos, piora a nossa visão, a nossa perceção espacial e torna-nos mais impulsivos - todos estes fatores aumentam a probabilidade de termos um acidente.

No caso de se sentir cansado ou com sono, aí o caso muda de figura, pois mesmo que esteja a tentar manter-se alerta e focado, o seu cérebro e os seus olhos precisam de repouso. Nestas circunstâncias, o melhor é mesmo fazer uma pausa e descansar, regressando à estrada apenas quando se sentir em condições para tal.

vista de um condutor ao volante do seu carro

4. Respeite a Distância de Segurança

Um bom condutor mantém sempre que possível a distância de segurança, para na eventualidade do veículo da frente parar de repente ou ter um percalço haver tempo suficiente para reagir. Mesmo que vá devagar, ir contra outro carro pode implicar centenas de euros em despesas e muita burocracia e tempo perdido, portanto mais vale fazer os possíveis para evitar essas situações.

5. Use Sinais de Luzes

Os sinais de luzes não devem ser ignorados, pois são a forma mais eficaz dos veículos comunicarem entre si enquanto circulam na estrada. Com eles, podemos expressar as nossas intenções e ajudar outros condutores a evitar acidentes e a manter a estabilidade da sua condução - sem se verem obrigados a adivinhar o que vamos fazer a seguir.

6. É Necessário Manter a Calma

Não é preciso passar muito tempo ao volante para perceber que é frequente os condutores à nossa volta cometerem erros.  No entanto, perder a calma não é a solução, pois errar é humano, e se tivermos um comportamento agressivo podemos criar muitos problemas que são perfeitamente evitáveis e dispensáveis.

Uma condução agressiva acaba também por reduzir consideravelmente a vida útil dos veículos. O comportamento do condutor, como marcha lenta ou excessivamente rápida, curvas bruscas, travagens bruscas e comportamentos ilegais na estrada, acabam por comprometer a qualidade e a longevidade dos veículos.

7. Garanta a sua Segurança e a da sua Família

Nunca é demais referir que um bom condutor, assim como todos aqueles que transporta, devem usar cinto de segurança. No caso de crianças ou bebés, usar a cadeira auto mais adequada à sua idade e tamanho. Se tiver amigos de quatro patas, há cintos de segurança próprios para eles ou até mesmo transportadoras, para garantir que não lhe vão atrapalhar a condução.

um condutor com as mãos no volante

Ser um bom condutor é mais fácil com a Guerin!

Agora que já conhece todas as dicas de como ser um bom condutor, chegou a altura de alugar o seu veículo com a Guerin! Conheça a nossa frota completa e ainda os nossos extras, que lhe dão uma ajuda adicional na sua condução.

Saiba mais sobre o aluguer de carros Guerin e faça a sua reserva.

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Guerin.